Categorias Alimentação

Receitinhas saudáveis para a família toda

Uma das nossas colunas favoritas no Lápis de Mãe é Receitinhas Saudáveis! Um dia desses compartilhei no stories do instagram um pouquinho das comidinhas que fazemos e deixamos prontas semanalmente aqui em casa, e recebemos muitos pedidos para falar mais sobre isso, então hoje é o dia de dividir com vocês algumas delas…

Quem nos acompanha sabe que amamos dar dicas e ensinar algumas receitinhas que funcionam de verdade na nossa casa. Já falamos sobre o mingau power da Bela e como ajudou nos dias difíceis para comer. Já mostramos opções de lanchinhos saudáveis para as crianças maiores como sorvetes, biscoitos, pães e bolos; como foi a nossa alimentação pós parto; opções deliciosas para o café da manhã e muito mais.


E hoje é dia de falar sobre dois dos alimentos que não podem faltar aqui em casa durante a semana. O primeiro deles é o pastelzinho integral recheado, que a gente faz uma vez na semana e deixa congelado para os jantares da família e principalmente para agradar o maridinho. Vou falar mais sobre a organização da alimentação em um outro post. O segundo é o biscoitinho de aveia, que na realidade é uma versão dos pãezinhos de Santa Ceia da igreja. Como a gente ama! É delicioso demais e super fácil. Hummmm.

Pastelzinho Integral Recheado


Ingredientes:

2 copos de farinha de trigo integral
1 copo de farinha de trigo
1/4 de azeite
2 colheres de germe de trigo
2 colheres de chia
2 colheres de linhaça
1 pitada de sal e orégano
1 pitada de páprica
água

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e acrescente água aos poucos até que a massa fique uniforme e homogênea, no ponto para abrir sem grudar.
Prepare o recheio de sua preferência e reserve até esfriar. Abra a massa por unidades, faça o formato dos pastéis e acrescente o recheio.

Coloque no forno pré aquecido a 180 graus e mantenha nessa temperatura por aproximadamente 40min.

Biscoitinho de Santa Ceia


Essa é uma daquelas receitinhas difíceis de passar a receita, mas vou tentar.

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de aveia
1/2 copo de azeite
1/2 copo de água
1 colher de chia
uma pitada de sal

Modo de fazer:
Misturo a parte seca e depois vou acrescentando o azeite e a água aos poucos até que a massa fique bem homogênea e sem grudar na mão.
Quando fica muito molhada acrescento mais farinha ou, quando fica muito seca, coloco mais azeite e água.

Não precisa de fermento e nem descansar. Aqueço o forno a 180 graus. Divido a massa em duas partes, abro com um rolinho até que a massa fique com uma espessura de 1cm, mas você pode usar um copo de vidro caso não tenha rolinho.

Importante: Unte a forma com azeite, coloque a massa e já demarque os formatos dos biscoitinhos. Eu normalmente faço linhas na vertical e linhas na horizontal e pronto.

A massa ficará no forno por aproximadamente 30min. Fique atenta ao cheirinho e retire quando a massa estiver mais levemente moreninha. Espere esfriar completamente e guarde em um local seco e bem fechado para não amolecer, ok?


Espero que vocês façam para as crianças e para a família toda! Todos vão amar e você vai ter a certeza que estará dando alimentos saudáveis e livres de conservantes.

Em breve mais receitinhas por aqui.

Deixe seu comentário

4 comentários

    1. Olá Melissa!! Pode sim! Mas para ficar legal, coloca um pouco da branca também, porque a integral amarga. Aí você pode colocar, dependendo da quantidade, 2 copos da farinha integral e 1 copo da branca. Entendeu? 🙂
      Beijos

  1. Oiii, só de ver essas imagens já estou com água na boca.
    Vcs podem me dar sugestões de recheio pro pastelzinho?
    To tentando deixar de comer carne, e queria uma opção vegetariana ou até mesmo vegan.

    Ah! Queria dizer que amo esse blog, não tenho filhos , mas ver a família de vcs é maravilhoso. Conteúdo de qualidade.
    Deus continue a abençoar . Beijão

Publicidade

Junia Lane