Categorias Dica de Mãe

“Mingau power da Bela” – Receitinha fácil e nutritiva

Olá mamães, tudo bom?

Certa vez comentei nas redes sociais que faço um “mingau power” para a Bela de café da manhã ou nos dias em que fico fora de casa por mais tempo e não tem o santo mamazinho, rs.

Na verdade vocês sabem que gosto muito de oferecer os alimentos “in natura” para que ela explore, conheça o sabor exato, o formato, a textura… mas não sigo a risca o método BLW, muito menos o método engessado de papinhas. Eu criei o nosso jeito aqui e a regra é: alimentação saudável e muita participação. Até no mingau a Bela pode colocar a mão se quiser e fazer aquela bagunça! rs

A Bela está com 11 meses e até o momento não precisou de leite artificial. Eu já tentei oferecer meu leite na mamadeira, no copinho, na colher, e não deu certo. Quando ela era mais novinha eu congelava toda a semana, mas acabava nem usando, já que eu sempre estava por perto e como ela não aceitava mamadeira, tinha que dar meu jeito de carregá-la comigo para todo o canto. O meu trabalho facilitou bastante. Tenho certeza que se não tivesse jeito mesmo, ela iria se acostumar de outra forma. Atualmente eu ando super preguiçosa de extrair leite e estocar, confesso. Ela já está comendo super bem (e mama bastante à noite, de madrugada e pela manhã, rs) então, quando me ausento por algumas horas ou o dia inteiro (raramente), ela fica bem com as comidinhas, frutinhas e muita água (falam que bebê de peito não gosta de beber água, mas isso é um mito com certeza!).

Mas, para não ficar aquela dúvida “mas ela está bem nutrida, bem satisfeita?” eu ofereço o mingau. Foi uma forma do Diego poder dar para a Bela e ter certeza que ela estava bem (ele não tem tanta paciência quanto eu na hora da comidinha e não gosta da super bagunça, rs). Receitinha MUITO amada e sem segredo. Eu optei por não usar nada de mucilon, farinha láctea e engrossantes em geral. Eles contém muito açúcar e temos à nossa disposição alimentos/grãos/farelos mais nutritivos. Vamos lá?


Ingredientes: (prefira sempre os orgânicos)

  • 1 copo americano de água (ou o leite artificial ou leite materno) – se achar muito seco pode acrescer mais.
  • 1 colher de sopa de extrato de soja orgânico (se você usar o leite nem precisa usar)
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1/2 colher de sopa de chia
  • 1 colher de farelo de quinoa vermelha (pode ser a branca) ou quinoa em grãos (já cozida)
  • 1 colher de sopa de uva passa
  • 3 a 5 ameixas secas picadas (o número 2 é logo em seguida, rsrsrs)
  • 1/2 maçã ralada
  • canela

obs: você pode ir variando da forma que achar mais interessante ou de acordo com o que tem na sua despensa. Já usei all bran – farelo, amaranto, quinoa em grãos, linhaça, etc. No lugar da maçã pode ser banana (é que a Bela não gosta, então nunca usei). Se achar muito sem doce, inclua tâmaras.

Modo de Fazer: 

Em uma panelinha despeje a água (ou leite), as passas e as ameixas. Deixe de molho ou ferva em fogo baixo por uns 3 minutinhos. Dessa forma amolece bem e essas frutas vão adoçar bastante o mingau. Em seguida despeje todos os ingredientes e mexa bem até gostar o ponto. Eu sempre preferi mais grossinho e pastoso, assim a Bela poderia comer com as mãos se desejasse. Deixe esfriar um pouco, mas sirva morninho.

obs: aproveite para comer junto com o bebê! O mingau é nutritivo e se você ainda amamenta, é simplesmente perfeito! E, na correria do dia a dia, quando como o mingua, sei que estou nutrida! Eu adoço o meu com agave e fica uma delícia.

Se o seu bebê não curte muito comer na colher, tente fazer um mingau de ameixa, maçã e aveia. Coloque o dobro de água ou leite e bata no liquidificador. Coloque na mamadeira ou no copinho. Essa mistura minha mãe fazia para mim quando bebê. Ela conta que eu amava muito! 🙂

Espero que vocês gostem! As fotos abaixo são para comprovar que ela come mesmo! hahaha
Se fizerem por aí marquem a gente na foto e use a hashtag #mingaupowerdabela 🙂 Vamos adorar acompanhar!

Que delícia, mamãe!

 

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Ebaaaaa!
    Vou experimentar aqui em casa com minha Bela!!!
    Parece ser bem gostoso.. Hahahaha até me deu vontade de comer.
    Bjs Lore e Bela e Júnia e a bebê. :*

  2. Oi Lore!! Já comentei em outros pots que meu bebê agora está em introdução alimentar. Pois bem, confesso que ia ser mais fácil, tipo achei que o Davi fosse devorar as frutinhas de primeira, que ia curtir muito os sabores diferentes, mas tá super difícil. Ele faz carinha feia pra quase tudo, cospe, empurra a colherinha quando tento dar… Depois de muito se irrita, chora e acabamos no leite materno mesmo, tem sido assim praticamente todo dia. Além disso, a banana deixou ele com uma super prisão de ventre e a cenoura não fez bem. A maçã ele detestou, mamão idem. Alguma dica do que posso fazer para fazer ele se interessar um pouquinho ?? Vou tentar esse mingauzinho, vê se ele gosta. Tentei um início de blw, mas percebi que pra nós ainda não é o momento, porque apesar de mastigar ele acaba engolindo pedaços inteiros e prejudica a digestão. Bjo

    1. Oi Cissa!!! Ai, eu te entendo! Com a Bela foi super dificil. Na verdade eu nao daria já esse mingau não. Deixa para das as frutas e legumes por agora. o Davi precisa conehcer, se habituar e gostar. Mesmo n curtindo mto o BLW, deixa ele tocar na fruta, brincar e criar uma boa relacao. Aos poucos vai entender que é gostoso e vai acabar comendo. Cada dia um desafio, mas cada dia uma vitoria. Boa sorte!!!

Publicidade

Junia Lane