Categorias

O Futuro Depende das Famílias

Um dos nossos livros favoritos descreve a importância e o significado da família de uma maneira especial e única que tocou o nosso coração. Resolvemos dividir com vocês.

 

Quando pensamos que somos responsáveis pelos futuros brasileiros, cidadãos, sociedade e pessoas, a vontade de acertar aumenta e o desejo de passar princípios e valores se torna maior.

“A sociedade é composta por famílias, e os chefes de família que a fazem ser como é. O coração da comunidade e da nação é o LAR. A felicidade da sociedade e a prosperidade da nação dependem das influências domésticas.

O desenvolvimento ou a decadência da sociedade serão determinados pelos costumes e pela moral dos jovens que crescem ao nosso redor. A influência dos jovens na sociedade dependerá de como são educados e de como é moldado o caráter deles na infância, em hábitos virtuosos, domínio próprio e equilíbrio. Se os jovens são deixados sem esclarecimento e sem controle, isso vai influenciar e moldará  a sociedade. As companhias que a juventude mantém, os hábitos que está formando, os princípios que adotam são uma indicação do tipo de sociedade que teremos no futuro.

O lar deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar em que se cultivem as afeições em vez de serem sistematicamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da compaixão e da verdadeira cortesia de uns para com os outros.

A atmosfera que circunda os pais enche a casa e é sentida em todos os recantos do lar. Quando há desentendimento entre eles, os filhos participam do mesmo clima. Devemos tornar agradável a atmosfera da nossa casa por meio do interesse e da afeição. Nossa vida diária é que determina nosso destino.

Todo lar deve ter regras e os pais, nas palavras e no comportamento de um para com o outro, devem dar aos filhos um exemplo precioso e vivo de como querem que eles sejam. A pureza no modo de falar, o respeito, a firmeza, a bondade e o amor devem ser constantemente praticados. As crianças que recebem esse tipo de instrução estarão aptas a ocupar lugares de responsabilidade e, por preceito e exemplo estarão constantemente ajudando outros a agir corretamente. Darão justo valor as suas habilidade naturais e farão o melhor uso de suas capacidades físicas, mentais e morais. Essas  crianças estarão protegidas por um “muro”  que não é facilmente derrubado.

Jamais nos esqueçamos de tornar o lar alegre e feliz para nós mesmos e para nossos filhos. O lar pode sempre ser um lugar em que sejam ditas palavras alegres e sejam praticados atos de bondade, onde a cortesia e o amor sejam hóspedes constantes. É importante administrar as regras com sabedoria e amor e não com força e violência. As crianças corresponderão com uma obediência voluntária `a regra do amor.

Elogiemos nossos filhos sempre que houver oportunidade. Tornemos sua vida o mais feliz possível! Temos que conservar macio o terreno do coração preparando para as sementinhas que vamos plantar. Que elas germinem e deem flores.

O lar deve ser o lugar mais atrativo do mundo para as crianças. Sua maior atração é a presença da mãe. As crianças são sensíveis e amorosas por natureza. É fácil agradá-las, mas é igualmente fácil torná-las infelizes. Por meio de disciplina branda, com palavras e atos amáveis, as mães podem conquistar o coração de seus filhos diariamente.

A satisfação de pertencer à família deve ser nutrida no coração dos filhos, para que eles possam voltar os olhos ao lar de sua infância como a um lugar de paz, felicidade e muito amor. Na atmosfera de um lar assim, as crianças aprenderão a amar tanto seus pais, as outras pessoas assim como a Deus.” (Ellen GWhite)

Veja também:
Oração pela família
{Educação} Família Bilíngue
Nunca foi tão difícil educar uma geração

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane