Categorias Chloe, Saúde do bebê

Cardápio Semanal para Crianças

Esses dias compartilhei com vocês um pouquinho do cardápio da Chloe e percebemos que muitas mães sentem dúvidas e buscam ajuda para fazer algo bem bacana para as crianças também, então hoje quero inspirar e mostrar como temos feito na nossa casa. Quero lembrar que não somos nutricionistas; cada criança tem uma necessidade diferente e cada família é única, então retenha o que for bom para vocês, ok? Vale a pena contratar um profissional, discutir ideias com o pediatra também.

O histórico alimentar da Chloe sempre foi de resistência. Eu uso essa palavra porque ela sempre preferiu um mamazinho a comida. Mas, desde que começamos a dar um intervalo de 3/4h entre as refeições, o apetite dela despertou e eu fiquei mais empolgada para formar os cardápios semanais. O mais legal foi poder visualizar num todo o que ela estava comendo verdadeiramente e se estava faltando algo importante.

Quando eu monto o cardápio consigo visualizar a quantidade de proteína, carboidrato e a variedade de legumes, verduras e frutas! Não seria interessante que ela comesse só laranja ou que ela comesse macarrão todos os dias, por exemplo.  O que eu tenho feito é balancear coisas que ela ama muito, alimentos que ela está conhecendo e os alimentos completamente desconhecidos.

É importante que ela experimente algo novo toda semana!

A alimentação dos nossos filhos é responsabilidade nossa sim! Os hábitos alimentares estão sendo formados, e é nosso dever como pais preocupados no envolver nesse processo e aspecto da vida deles como prioridade.

Algumas coisas são imprescindíveis para nós:
Consumo de oleaginosas
Coco fresco –  água de coco, coco, leite de coco
Nada industrializado
O máximo de orgânico possível
Pratos coloridos

Essa é a sessão de alimentos preferidos da Chloe:
Quiabo
Tomate
Macarrão
Shimeji
Melão
Melancia
Banana
Abacate

Alimentos importantes:
Esses são os alimentos que eu considero muito importante no atual momento:
Castanhas e sementes
Ovo
Alimentos verde escuro
Limão
Integrais (farinha integral, arroz integral)
Feijões
Brócolis
Beterraba

Alimentos que a Chloe tem dificuldade em comer atualmente:
Cenoura (minha solução é colocar dentro dos sucos)
Raízes (tenho feito pães de raízes para ter certeza que ela está comendo de alguma forma, mas ainda assim ofereço porque não desisti)

O que a Chloe não come de jeito nenhum:
Açúcar
Carnes
Leite (“socialmente”, quando não tem opção, ela come queijo branco/ricota)
Manteiga
Queijos amarelos
Frituras

Sim! A Chloe é vegetariana! Na realidade, somos todos vegetarianos aqui em casa, o que facilita essa decisão. Busco nas verduras e legumes tudo que ela precisa e sei que é possível encontrar.

Um outro ponto extremamente importante na montagem do cardápio é o NÃO REPETIR. Crianças gostam de novidades, se nós enjoamos de uma mesma comida imagina elas! Sem contar aquela vontade de comer uma coisa gostosa e diferente, sabe? Com a Chloe não se come no jantar o mesmo do almoço, então eu preciso ser criativa mesmo!

Experimente fazer o cardápio da semana do seu filho. Coloque suas prioridades e os alimentos importantes, distribua uniformemente e se organize com as compras e preparação das refeições. Se vocês tiverem babá ou empregada, ensine-as como cozinhar. Você sentirá no coração uma alegria de missão cumprida que nem sei explicar!

Deixe seu comentário

1 comentário

Publicidade

Junia Lane