Categorias

{Receitinhas} Como fazer Leite Vegetal rápido e fácil

Hoje nós queremos compartilhar com vocês nossas receitinhas de leite vegetal!
Por diversos motivos nós tentamos incentivar o consumo e variar os diversos tipos de leites vegetais tanto para os nossos pequenos quanto para nós mesmos.
Quando postamos nossas receitinhas por aqui vocês sempre perguntam sobre os leites, e hoje vamos compartilhar algumas que são fáceis e deliciosas.

Leite de Amendoim

Escolha os amendoins, leve-os ao forno para meia torração, até que a casca se desprenda com facilidade e o grão fique quebradiço. O amendoim não chega a ficar moreno, ok? Tire a pele vermelha, bata no liquidificador com água quente, na proporção de três medidas de água para uma de amendoim. Coe e sirva.
Ps.: Esse leite fica com uma cor linda e um sabor delicioso.

*É rico em ômega 3 e 6, vitamina E que ajuda na formação da serotonina,  vitamina B, diversos minerais, aminoácidos e antioxidantes que retardam o envelhecimento.

Leite de Semente de Girassol

Lave bem as sementes de girassol com casca, escalde-as rapidamente em água fervendo. Bata no liquidificador, na proporção de uma xícara de sementes de girassol para cada duas ou três de água. Bata com água morna, anteriormente fervida.
Coe em um pano, pode ser uma fraldinha mesmo, e sirva. Esse leite fica uma delícia batido com frutas, ou bem temperadinho.

O aspecto final apresenta uma cor mais acinzentada. Não se assustem!

Uma sugestão: você pode misturar duas xícaras de leite de girassol e uma xícara de leite de aveia.

*Esse leite é rico em ácido fólico, vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, manganês, zinco, selênio e quantidade significativa de triptofano.

Leite de Gergelim

Deixe 1/2 xícara de gergelim sem casca de molho por oito horas. Lave bem e bata no liquidificador com um litro de água fervente. Coe e acrescente uma pitada de sal, stevia e uma colher de baunilha.

* O leite de gergelim tem 9x mais cálcio do que o leite de vaca. Uma colher desse leite tem cerca de 88mg de cálcio. Além disso é rico em zinco, magnésio, vitamina E, B1 e B2 e proteína.

Leite de Noz Pecan

Deixe uma xícara de pecan de molho por uma hora. Lave bem e bata no liquidificador com três xícaras de água fervente. Coe e tempere com uma pitada de canela, baunilha e mel.

*A noz pecan é uma ótima fonte de proteína, vitaminas e minerais. É rica em fibra. É um dos alimentos que tem a maior capacidade antioxidante, por isso ajuda a combater doenças degenerativas e crônicas como Parkinson, Alzheimer e doenças do coração.

Leite de Coco

Bata no liquidificador a água e toda a massinha do coco seco. Coe em um pano e sirva.

*Esse é o leite que mais se aproxima do leite materno em questões nutricionais. Rico em ácido láurico, ácidos graxos, fósforo, selênio, ferro e qualidades antibacterianas.

Leite de aveia

Deixe meia xícara de aveia de molho em uma xícara de água, durante duas horas. Bata no liquidificador, acrescentando mais uma xícara e meia de água. Coe de preferência em um pano. Leve ao fogo e deixe cozinhar por alguns minutinhos até obter um leite encorpado. Tempere da maneira que desejar.

*O leite de aveia é rico em vitamina B, que cuida do sistema nervoso central, controla os níveis de açúcar no sangue, é depurativo, contém grande quantidade de aminoácidos essenciais, protege contra o câncer e ajuda a reduzir o colesterol.

O mais legal de tudo isso é que você pode usar os resíduos de cada leite e usar em receitinhas como patês, recheios, bolos e pães.

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Por quanto tempo pode ficar na geladeira? 3 dias como o leite comum ou deve ser consumido a porção que preparar?
    Amei as receitas. Estou amamentando e P leite e derivados estão fora da dieta.
    Obrigada.

Publicidade

Junia Lane