Categorias Dica de Mãe

Metas 2019: Como se organizar para cumpri-las

Todo início de ano é comum as pessoas ficarem mais reflexivas, pensando em tudo que aconteceu,no que não aconteceu e no que poderia ter acontecido, não é mesmo? Se fizemos muitas coisas, conseguimos cumprir boa parte da lista proposta. Mas, se o ano não foi como o esperado, é comum nos sentirmos desanimadas, pra baixo, simplesmente por ser mais fácil olhar apenas para as coisas que não deram certo.

Então começamos novamente a traçar as metas para o próximo ano!

Hoje, Psicóloga Juliana Gomes compartilha dicas especialmente para os pais, de como organizar as tão sonhadas metas, com conselhos para colocarmos em prática e alcançarmos os nossos sonhos em 2019.

Algumas sugestões para torná-las possíveis:

1. Não se preocupe tanto com o que você fez ou deixou de fazer. Algumas coisas demoram mais tempo para serem realizadas, imprevistos acontecem e não é porque o ano está começando que você devia ter feito tudo. VOCÊ PODE COMEÇAR A QUALQUER MOMENTO.

2. Se você for criar uma lista, faça pensando em você. Crie metas que se alinhe com a pessoa que você é e, deseja se tornar. Não olhe para o lado, não pense na sua colega que fez 5 coisas a mais, ou para o youtuber que viaja todo mês e você não consegue nem dar um pulo na casa da sua amiga. Faça pra você, por você. Decisões que começam com comparações não começam com as melhores motivações.

3. Diferencie suas metas qualitativas e quantitativas. Metas qualitativas são aquelas que você não pode mensurar, como por exemplo, qualidade de vida ou relacionamentos. Metas quantitativas são coisas que você pode medir, contar. Por exemplo, emagrecer (X quilos por mês), comer mais frutas (por exemplo, 5 frutas por dia).

4. Tente quantificar suas metas qualitativas. Por exemplo: sua meta é passar mais tempo com seu filho (meta qualitativa). Como? Todos os dias, vou parar tudo o que estou fazendo e passar meia hora brincando com ele (quantitativo). Talvez não funcione todos os dia para você então, que tal pensar que pode ser todos os domingos à tarde?!

5. Quando pensar em algo para colocar na lista, investigue o motivo dessa meta, pergunte o porquê dela. Por exemplo, ao dizer que ano que vem você quer ter muito sucesso, por que isso é importante? Pra quem isso é importante? Você está valorizando tudo o que fez até aqui? Isso vai te ajudar a entender o que precisa mesmo ser sua meta.
Por exemplo: preciso ter muito sucesso > por quê? > para ser mais reconhecida pelo meu trabalho > por quê? > para ser valorizada > por quê? > porque se eu for boa o suficiente as pessoas irão me valorizar e serei mais feliz.

O que precisa de fato estar nas suas metas: ter muito sucesso ou você valorizar a si mesma e descobrir outras formas de fazer isso?

6. Não faça quando estiver se sentindo mal. É a mesma coisa que tomar uma decisão quando está com raiva, são decisões precipitadas e costumam ser radicais.

Uma maneira de preparar sua lista é:

– Não coloque muitas coisas na sua lista, porque fica difícil cumprir completamente e com sucesso todas elas. Minha sugestão é eleger as mais importantes, algo que você quer muito fazer e deixe-a escrita em um lugar visível para não esquecer.

– Feito isso, quando você estiver com a sua lista pronta, coloque prazos graduais para realizá-las e releia-as no decorrer do ano, tanto para não se acomodar e deixar tudo pra ser feito no fim do ano quanto para ver ver se elas continuam fazendo sentido na sua vida, se são fáceis de serem executadas.
É como se fosse “quebrar” sua meta em outras menores. Exemplo, você quer guardar R$1.000,00 no ano, dentro disso você especifica quanto você precisa guardar por mês, e de tempos em tempos você vai conferindo se esta quantidade a ser guardada cabe de fato no seu orçamento ou se você precisa diminuir o valor final.

Continue avaliando as suas metas: não se cobre se não conseguiu alcançar, não se diminua por isso. Se você pensar em desistir no meio do caminho é porque as metas estão maiores do que você pode fazer, ou porque talvez não fazem mais sentido como faziam no começo.

– Não tem problema mudar de ideia, não seja seu próprio acusador. A vida é para ser vivida hoje, tente não se preocupar com o que já passou e não ficar ansioso pelo que ainda está por vir, festeje as conquistas de hoje, celebre todo o caminho que você já percorreu e esforço que fez.

Quer saber mais sobre como cumprir metas? Então clique nos links abaixo:
Organizando suas metas: Dicas para os pais
Comportamento positivo: Metas para os filhos
{Free Download} Calendário + Planner 2019

quem faz parte desse post

Texto: Psicóloga Juliana Gomes

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane