Categorias Bela, Desabafo de Mãe

Socorro, minha bebê não quer andar!

Já é meio comum perguntar: “e aí, já está andando?”, quando o bebê completa um aninho. Provavelmente eu já fiz essa pergunta para alguma mamãe por aí. O fato é: nem todos os bebês andam quando completam um ano.

Então, os pais ficam super tranquilos porque sabem que a cria vai andar até 1 ano e 1 mês, não é verdade? E quando isso não acontece, o que fazer? A Bela tem 1 ano e 3 meses e não anda. Ela está ótima! A pediatra disse que é comum, cada bebê tem seu tempo, ela está se desenvolvendo perfeitamente, crescendo, e blá blá blá… Eu digo “blá blá blá” porque por mais que eu fale (e realmente acredite) que cada bebê é de um jeito, está rolando uma pressão aqui! rsrs Não adianta! Sempre criamos expectativas, as pessoas criam também e a nossa sociedade é desse jeitinho (eu me incluo nela). Nem vou usar esse post para falar sobre amamentação após um ano (que parece ser uma anomalia para muita gente), mas sim sobre andar ou não.

Eu tenho uma amiga que o bebê andou aos 9 meses! 9 meses? Socorro!!! Sim! O pequeno Samuel é um tourinho, esperto e serelepe. Sempre foi assim, e mostrou ao mundo para o que veio desde cedo! Já ficava de pé e subia em tudo, então andar foi só um detalhe, rs. Sem querer comparar, mas já comparando, a Bela engatinhou aos 10 meses e sempre gostou muito de explorar as coisas no nível do chão, hahaha. Ela é uma bebê calma, brinca muito tempo sentadinha e não vê muita necessidade em sair por aí andando.

Está até engraçado porque ela se apoia, fica de pé, busca o que tem vontade (se precisar fica uma hora em pé no berço só pra sair dali), sobe e desce escada, mas é só colocá-la para andar pela casa que a menina fica furiosa, especialmente quando percebe que é andar por andar, sem um destino específico, haha. Ela é muuuito esperta, sabe bem o que quer, entende tudo, mas não quer andar!

Fico pensando que ela terá a vida inteira pra fazer isso. Também penso que essa “demora” foi providencial para eu conseguir trabalhar mais esse final de ano (afinal, não tenho que sair por aí atrás de um bebê andante) e, a parte que eu mais gosto: sinto que a Bela é muito bebê ainda pelo fato de ficar muito no colo, e isso conforta o coração de mãe que sofre com os dias e meses que passam depressa. Mas, confesso que lá no fundinho está rolando o sentimento de “puxa, ela poderia estar andando”, especialmente porque em algumas ocasiões eu sei que a Bela iria se divertir tão mais se andasse! Dependendo do lugar ou da situação, não dá para deixá-la no chão sujo ou com muita gente passando… enfim!

Ela vai andar! Cada dia uma conquista, uma mudança. Tudo no tempo dela, do jeito dela. Eu prossigo criando oportunidades (a vó apressada também não aguenta e deu até andador, rs), incentivando, tentando não pressionar e aguardando. Ganhei mais uma lição na vida de mãe, não é verdade? Não adianta querer que seu filho seja ou faça algo, ou que seja como os outros. Seu bebê é único!

Bom, achei que tinha que dividir isso com vocês. Pode ser que o seu bebê esteja demorando para fazer alguma coisa, seja andar, falar, comer sozinho, desfraldar… não importa! Paciência é a chave do sucesso.

(Para a Bela saber quando ela ler esse texto daqui uns anos: Filha, eu te amo. Tudo bem você demorar para andar! Você tem o nosso colo, os nossos braços e o nosso amor para todas as circunstâncias e fases da vida!).

Essa é a Bela linda “posando de modelo” com as faixinhas e babadores da Miminho Mimo de Criança!:) Tem muita foto porque eu sou mãe coruja e tenho dificuldades em selecionar as melhores.


Ela pode não andar ainda, mas sabe mexer no celular e tem o dedo nervoso, rs (será que puxou a mamãe? rs)

Conheça a loja online da Miminho, Mimo de Criança aqui.

Deixe seu comentário

36 comentários

  1. Minha sobrinha andou com mais de 1 ano e 4 meses e é super esperta, Fala várias coisas.
    Já minha filha Rafaela andou com 10 meses subia ate a escada aqui de casa, sempre gostou de subir em tudo e ela já vai fazer 2 anos e não fala quase nada. Confesso que eu também no fundo fico um pouco ansiosa para ela falar logo. Rsrsrs

  2. A minha Clarissa também está demorando a andar! Ela tem 1 ano e 2 meses, já anda segurando na gente com uma mãozinha só, mas nada de largar essa mãozinha!!! rs
    Ela já tem equilíbrio, a mãozinha segurando é puro medo pq ela nem apoia mais…. O pior é que ela não quer ficar quietinha. Ela quer ficar andando desse jeito sem parar e a nossa coluna fica destruída de andar agachados assim!!!! Eu quero que ela ande no tempo dela, mas as minhas costas estão torcendo para que seja logo!

  3. Minha Alice só andava de mãos dadas com a gente de ponta de pé até 1 ano e 2 semanas. Cheguei a me preocupar, a pensar a ir a um ortopedista depois de ler que alguns bebês possuem o tendão curto. Mas de repente ela começou a firmar o pé no chão e demorou só mais duas semanas pra se sentir segura pra andar sozinha. Agora está com 1 ano e 3 meses e já corre pra todo lado #socorro!
    Acho que ela vai demorar a falar, embora já entenda tudo o que a gente fala. Mas tudo tem seu tempo.
    Não vai demorar muito pra vocês saírem correndo atrás da Bela 🙂

  4. Lore, de verdade: pode ficar suuuper tranquila! É bem o que já falaram aqui: cada bebê no seu tempo, com relação à tudo! 🙂

    A Lis andou com 1a2m. Conheço bebês que andaram mais tarde e uma aqui do condomínio que começou a andar com 1a8m e agora tá pra lá e pra cá, toda serelepe igual a todos os outros da mesma idade…rs.

    A Bela tá linda como sempre! <3

  5. Davi tem dez meses, e ainda nem engatinha, faz seus treinos, sabe ficar de quatro e depois voltar a ficar sentado. O médico diz que ele está perfeitamente normal, e eu na verdade nunca me preocupei com isso, pois cada bebê tem seu desenvolvimento próprio como sabemos. Mas depois que a minha mãe começou a cobrar isso, por que fulaninha já anda, porque a filha da vizinha que tem um ano já corre blá blá blá, comecei a ficar meio paranóica com isso. Mas teu post veio no momento exato pra mim. Coisa de Deus mesmo. Ele tem o tempo dele. O difícil é manter a calma e paciência com os familiares e amigos, pois não queremos ofendê los, mas ao mesmo tempo queremos que pare com as cobranças!

    1. Cissa, é dificil lidar mesmo com as pressões externas. Sofri e ainda sofro por aqui. Tô tentando fazer cara de alface, mas as vezes rola uma chateação. Faz parte neh!! O Davi é muito amado e isso é o que mais importa!!!

  6. A minha Ester tem 1 ano e 2 meses e ainda não anda e eu fico: ai mas podia estar andando, para não estragar as roupas!! Kkk.. mas é normal, cada um desenvolve algo antes, em compensação ela fala muita coisa! Pai, mãe, vovó, amém.., kkk a lista é grande! Mas o que importa é incentivarmos na medida, mas sem forçar! Beijaoo

  7. Olá!

    Meu filho dia 30/12 completará 1 e 2 meses e nem engatinha ainda, também está rolando uma pressão, fico muito ansiosa. Ele também é super esperto e saudável mas preguiçoso. Não vejo a hora de registrar seus primeiros passinhos.
    Um abraço.

  8. A minha Giovanna vai fazer um ano e já esta sendo pressionada a andar. Esse discurso de “cada criança tem seu tempo’ esta virando rotina e cliche por aqui. Meu Deus como a sociedade cobra dos pequenos e das mamães..kkk

    1. Minha yasmin tem 1 ano e 6 meses e nada de caminhar paresse que tem medo e preguissa tambem na cama ela se solta e caminha mais no chao nao quer saber fico preocupada. Pq nao sei o que fazer pra ela poder andar

  9. Que delicia ler esse texto! Minha filha tem 1 ano e 4 meses e também não anda, mas penso exatamente como vc! A questão é que vem cobrança de fora. Minha filha já da passinhos, mas em distâncias maiores, pede a nossa ajuda para levá-la com as mãos! Sei que o tempinho dela vai chegar e respeito muito! E como foi com a sua Bella?

  10. Nossa que bom ler tudo isso! Meu Kevin engatinhou com 10 meses e agora está com 1 ano e 5 meses e está dando seus primeiros passinhos, ainda desequilibrado. Quando ele se concentra da uns 5 passos firmes até a nossa direção, mas se estiver rindo ou com a mão na boca ele não consegue. Ainda precisa melhorar o equilíbrio e eu fico toda preocupada com isso! Ele ainda não fala, só do jeito dele, mas e super ativo, brinca bastante e é muito sorridente. Eu confesso que às vezes da uma frustração pq eu sou uma mamãe muito ansiosa e ver bebês mais novos q ele com abilidades mais avançadas me deixa com o coração na mão! Mas lendo sua história e outras q venho buscando na internet, meu coração já se acalmou! Logo vai chega a hora de ver o meu menino independente ( aí eu sinto q vou querer que volte a ser meu bebezinho rs)

  11. Oi

    muito legal ler de outras experiências
    eu estou muito chateada mas nem pelo fato do”atraso” (se é que pode falar assim, afinal cada um tem o seu tempo)
    mas é mais por causa das birras

    a minha falta uma semana para completar 1a4m e só quer saber de andar, ficar no chão, caminhar…o problema…de mãos dadas com a gente, não aceita paradas, não aceita colo, não aceita ir por um caminho diferente..eu me sinto um cavalo sendo guiado mas sem rédeas só com a mãozinha dela.
    e se não fazemos a vontade dela ela se contorce no colo, chira, grita, enfim

    é impressionante como ela me domina

  12. Olá! Meu nome é Nívea e estou buscando informações sobre o tempo para andar e achei ótimo o seu relato . Gostaria de saber quando sua filha começou a andar e como foi esse momento. Beijos

  13. Olá, estou passando por essa fase, tô tão ansiosa, as vezes até angustiada, minha filha completou 1 ano e 6 meses dia 21/08 e nada de andar sozinha, eu imaginei que demoraria mesmo pois só engatinhou com 12 meses, mais não achei que demoraria tanto, rsrs… Ela anda apoiada e quando estimulamos de alguma forma incentivando pegar um brinquedo ou eu e o pai chamando de um lado para o outro, mais naturalmente não sai do lugar e se em insisto ela “emburra” e não fica nem de pé, só anda quando ela quer, é uma menina de opinião, agora como a sua, pra mexer no celular é com ela mesma. Não vejo a hora dela passar pra essa nova fase.

      1. Olá, essa postagem é de 2016, qdo sua bebe tinha 1 ano e 3 meses, certo? E com quanto tempo ela começou mesmo a andar? A minha pequena esta com 1 ano e 2 e tambem nao tem interesse em andar. Engatinha por todo lado, fica em pé se apoiando, raramente se solta e fica equilibrada. Mas qdo tento faze-la dar passinhos ela não gosta, senta no chao e sai engatinhando, ou pede colo. Como você disse, a gente fica falando “cada bebe tem seu tempo” (e por experiência sei disso pq minha filha mais velha andou com 1 aninho), mas lá no fundo gostaria que esse tempo nao demorasse tanto a chegar hehe… Sem contar as cobranças ou comparações…

  14. Oiiii meu Pedro ta com 1 ano e 20 dias. E ele anda mas prefere engatinhar, pq chega mais rapido onde ele qer ir. Eu tento fazer ele andar mas ele se joga no chão e chora…

  15. Estou passando por isso, Maria Flor completou 1 ano e 4 meses e nada de se soltar.
    Ela engatinha, anda apoiada, levanta sozinha, anda de mãos dadas, mas sozinha não vai.
    Se rebela, chora e não vai.
    Já pra falar é uma maritaca, fala toda hora, sem parar.

    Estou tão ansiosa !

    Por fim, a Bela andou com quanto tempo ?

    Bjs

  16. ola, queria faze um desabafo , sou mae de duas meninas, uma de 4 anos chamada Laura e a outra de 2 anos 9 meses chamada larissa!
    e tudo comesou quando tive ela sempre foi aquela criança que demorou muito pra se desenvolver sempre comparei ela com a minha primogenita a Laura, sei (que é errado!)
    dai o tempo foi se passando e chegou o seu primeiro ano e nada dela andar entao comesei a axar um pouco estranho mais ainda estava no prazo ( como diz as outras mãe) chegou doi anos e nada …. passei no neuro e nada ortopedista e nada , agora ela passa com uma fisioterapelta mais percebo que ela sente a necessidade de acompanhar as ouras crianças da familia que tem a mesma idade que elas , hoje ela fala super bem tem muita expressao so nao anda direito e quando ela vai andar cai muito anda sem postura um pouco torta tem muito medo ,, e eu fico olhando as outras maes olhar pra ela com cara de pena e isso me mata por dentro sinto como se fosse comigo é orrivel . eu vejo que ela se esforça muito pra andar fica pedindo pras outras crianças esperarem ela ! me mato por dentro me sinto imcapaz de ajudar minha propia filha , sem duvida eu aceito ela do jeito que ela é amo ela igual amo a laura , mais tratam ela com ndiferencia olham pra ela como se fosse uma pessoa anormal e to cansanda e ao mesmo tempo me sintorenovada porque é so por ela que eu tento fazer o melhor pra que ela se sinta confiante

    1. Que bom que se abriu, Camila! o que podemos dizer é que tudo acontecerá no tempo dela! Estimula, deixa ela mais tempo sozinha no chão, passeio segurando a mãozinha dela… Se não é nada da formação dela, então a solução é esperar e estimular! Vai dar tudo certo 🙂

  17. Aiii que alívio ler isso, rsrs… Minha Helo está com 1 ano e 2 meses e também não anda, mas fala bastante até, rsrs… Ela anda só segurando na mão ou nos dedos da gente, mas é só, se ela sentir que estamos soltando, já trava e não sai do lugar, fica brava rsrs… Vamos aguardar o tempinho dela também, não tem outro jeito 😉

  18. Mulher, meu filho é igual. Vai fazer 1 ano e 3 meses dia 9 de fevereiro. Mas não quer nem saber de sair andando. Fica de pezinho, anda agarradinho nos móveis, mas é só pegar as mãozinhas dele pra andar, que já amolece as pernas, senta, choooooora horrores, parece que dói. Bom, cada criança tem seu tempo, mas como você disse, rola uma pressão da família kkkkk.

Publicidade

Junia Lane