{Diário de Gravidez – Posição Pélvica} Novidades – Meu Bebê sentou

No meu cronograma (atrasado, pra variar), hoje iria falar do desfralde da Bela (começo, desafios, resumo da ópera), mas mudei tudo e vou contar um pouco do que aconteceu ontem.

Completei 32 semanas e também foi dia de consulta de rotina. Tô amando meu pré-natal, minha médica. E, gente, mesmo ganhando um monte de puxão da orelha, recebo muita atenção, carinho e amor. Às vezes tenho a sensação de que sou a única gestante da minha GO (hahahaha).
Bom, as notícias não são das melhores. Pedro está sentado.
Desde a última ultra, já apontou posição pélvica. Eu sei que temos chances da manobra ser até a 34˙ semana (tem bebês que viram até depois), mas eu fiquei meio triste (talvez angustiada seja a palavra). Nada preocupante, e nem vou deixar a ansiedade tomar conta, mas o grande puxão de orelha da médica me fez refletir um pouco.

Ela perguntou assim: “você sente que a gestação está passando muito rápido e você nem curtiu?” Na hora eu já pensei e respondi positivamente. E essa é a verdade. Aconteceu tanta coisa, a correria, rotina intensa, o procedimento no coração da Bela. Eu pisquei e entrei no terceiro trimestre!

A mensagem que ela quis me passar é que o Pedro precisa sentir que eu estou pronta para a chegada dele, que ele pode ir na direção certa. Mas, talvez eu não esteja me comunicando direito com ele.

Bom, é possível que muitas mães “prontas” tenham passado pela experiência do bebê estar sentado, mas eu refleti o que ela quis dizer e tô que não paro de conversar com esse menino! rs

Os dias passam e já me peguei fazendo tudo no automático. Amo demais esse menino aqui dentro, mas, pra ser sincera, parece que espero Abril chegar pra me comunicar mais com ele. Poxa, filho! Me perdoa!
Contei pro Diego, que prontamente fechou uma pousada tranquila no interior de SP para passarmos o final de semana e nos desligarmos de tudo. Ele não é desses “sentimentais”, mas quando percebe que eu fico meio “borococho”, logo age. Acho fofo!
Ele não foi em nenhuma consultada ainda. Não conheceu a enfermeira obstetra mas se preocupa e cuida das questões de hospital, documentação, plano de saúde, prévias, reembolso, remédios, vacinas, exames, etc. Cada um tem um jeito de amar, não é? (mas ele já falou que na próxima consulta vai marcar presença! hahahaha).

Fiquei feliz com a notícia do final de semana off, mas o que mais marcou meu dia foi a Bela “entendendo a situação”. Deixa eu explicar! Toda noite, depois do banho, a Bela participa do momento “creme no barrigón”. Eu uso os cremes da mustela desde a gestação dela, e gosto muito. Tanto para a barriga quanto para os seios. São dois frascos. A Bela AMA o menorzinho e sempre fala assim: “mamãe, posso passar o ‘pitininho’?” Coisa mais fofa! Ela passa na mão, espalha na minha barriga e depois passa na barriga dela também. Momento amorzinho.


Passei creme e falei em voz alta pro Pedro: “filho, já pode virar, meu amor! Vira, vira!” Nesse momento expliquei pra Bela e mostrei aonde estava a cabecinha do Pedro, e aonde deveria ir. Que ele precisava girar pra nascer. Ela ouviu e falou “ahhh”. Achei que ela não entendeu e fomos deitar.
Na nossa rotina de cada dia, a Bela dorme na cama com a gente e depois que vai pro quartinho dela – já sonolenta ou desmaiada. Sempre fazemos oração juntos antes de dormir. De uns tempos pra cá, é a Bela quem ora e a gente repete. E ontem a oração foi assim:
“Obrigada pelo dia, abençoa nós, mamãe, papai, Bela e Pedro tão aqui. Vira a cabeça do Pedro na barriga da mamãe pra ele sair. Igual o neném da TV. Em nome de Jesus, amém”.
Terminamos a oração e eu só conseguia chorar. Essa sensibilidade dela eu nunca vi igual. Acalmou meu coração com tanta sinceridade e amor pelo irmão, por mim, pela nossa familinha. Ah! E a parte “igual o neném da tv” é que ontem mesmo estava passando na tv um parto e ela viu bem na hora em que o bebê foi pro colo da mamãe. Ficou encantada e claro que associou ao Pedro e já fez questão de pedir no momento da oração.
Bom, foi isso! Achei que deveria dividir com vocês as emoções que vivemos por aqui.
Com certeza são parecidas com as que vocês vivem aí. E essa é a melhor parte da maternidade! Amar as pequenas coisas, os gestos simples, os milagres de cada dia.

 Ah! E pra quem tá na mesma situação que a minha, a posição pélvica, algumas dicas de exercícios (que vou começar já!).
– Conversar e se comunicar muito com o bebê;
– Ficar calma e tranquila, deixando mais que claro que ele/ela é bem-vindo;
– Colocar gelo na parte superior da barriga e compressa quentinha na parte inferior (simultaneamente);
– Usar os sons: alternar música mais agitada na parte de cima do ventre e música calminha embaixo (pode ser fone de ouvido) / pedir para o papai falar bem perto da parte de baixo do ventre;
– exercício usando o método de inversão postural;
– encostar o joelho no peito (de bruços) e ficar nessa posição de 5 a 15 minutos, 2x ao dia;
– exercícios na piscina (ex: nadar e dar cambalhotas);
– cuidados com a postura.
 
Tem mais dicas e detalhes práticos e didáticos nesse site aqui (que foi indicação da minha médica).

Deixe seu comentário

12comentários

  1. Clara Diniz - 22 de Fevereiro de 2018 às 14:31

    https://superela.com/ser-mae-aos-40-maternidade-real Vi esse texto e lembrei tando de você e da Junia!

    1. Lápis de Mãe - 22 de Fevereiro de 2018 às 15:28

      Obrigada, querida! 🙂

  2. Renata Rubbi - 22 de Fevereiro de 2018 às 15:39

    Boa Tarde,

    Tenho uma menina de 4 meses e minha gestacao toda foi pélvica, nem sabia dessas técnicas para fazer ela mudar de posição, talvez tivesse evitado a Displasia de quadril que ela teve, mas graças a Deus ela está curada

    1. Lápis de Mãe - 27 de Fevereiro de 2018 às 13:56

      Nossa! Graças a Deus deu tudo certo!

  3. Laudenire - 22 de Fevereiro de 2018 às 17:39

    Que coisa mais lindaaa…
    Que Deus te abençoe e que seu bebezinho vire logo…
    beijos fique com Deus!

    1. Lápis de Mãe - 27 de Fevereiro de 2018 às 13:56

      Obrigadaaa!! Amém!

  4. Daniele Faria - 23 de Fevereiro de 2018 às 06:50

    Oi. Eu do o spinning babes, pesquisa um pouco, são exercícios para o bebê encaixar! E eu fiz acupuntura tb. Da uma comentada com a sua médica! Bj 😘

    1. Lápis de Mãe - 27 de Fevereiro de 2018 às 13:57

      Obrigada pelas dicas, Dani 🙂

  5. Talyta - 23 de Fevereiro de 2018 às 11:28

    Eu acho esse amor da Bela muito lindo <3 Que ela sempre continue essa menina doce e que o Pedro venha com muita saúde! Parabéns Lore.

    1. Lápis de Mãe - 27 de Fevereiro de 2018 às 13:57

      Aaah, sou suspeita! Linda demais, não é mesmo? 🙂 Obrigada pelo carinho!!

  6. Talita Brew - 24 de Fevereiro de 2018 às 15:04

    Que fofa a Bela! 🙂

    Minha última ultra foi com 27 semanas e o Nicholas também estava na posição pélvica. Agora com 31 semanas estou curiosa pra saber se ele já virou. Ficaremos na torcida 🙏🏼

    1. Lápis de Mãe - 27 de Fevereiro de 2018 às 14:08

      Aiii que bom!! Vai dar tudo certo… muita saúde para vcs! 🙂