Categorias

Pão integral rápido, fácil e caseiro

Hoje é dia de ensinar o pão mais fácil da vida!
Não tem erro, é gostoso, é rápido e bem nutritivo.

Minha máquina de fazer pão morreu. Mas isso não era novidade, usamos tanto, tanto, tanto que não tinha como fugir, esse dia chegou! Depois disso, até ficamos um tempo comprando alguns tipos de pães, mas nada como um pãozinho caseiro, não é verdade? Eu particularmente amooooo porque não tem conservantes, é mais caprichado, nutricionalmente falando, perfuma a casa e é fresquinho.

Bom, aqui está a minha receitinha de pão RÁPIDO e FÁCIL!:)

Ingredientes

3 copos de farinha de trigo
1 copo de aveia em flocos
3 colheres de amaranto
1 colher de linhaça
1/2 copo de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1/2 copo de óleo de girassol (ou qualquer outro óleo que você tiver)
2 copos de água morna
10g de fermento biológico

Como fazer

Misture todos os ingredientes secos dentro de um recipiente.
Esquente a água de forma que ela fique morna! (Se você colocar a água pelando não vai dar certo). É importante que você coloque aos poucos e vá misturando de forma que você perceba se precisa de mais ou menos água. Se você perceber que o pão está muito molhado, coloque um pouco mais de farinha até chegar no ponto.

Ah! Junto com a água morna coloque o óleo de girassol.

Amasse e sove com as mãos por uns 10 minutinhos, e estará pronto para descansar. Como colocar pra descansar? Cubra o recipiente com um tecido e reserve em algum cantinho da sua cozinha por 40 minutos/1h. É nesse momento que o fermento faz efeito e o pão cresce!:)

Unte uma forma, coloque o pão no forno pré aquecido a 180 graus e é só esperar o cheiro delicioso e o pão dourar. Provavelmente levará 35 minutinhos.

E está pronto!:)

Pão a 4 mãos

Só pra vocês entenderem como funciona aqui em casa:
Eu coloco todos os ingredientes no recipiente e esquento a água! Convoco o meu marido, o melhor comedor de pão que eu conheço, e ele amassa e sova todo o pão e ainda coloca pra descansar. Depoissss eu volto e coloco no forno e confiro o momento de retirar.
Juntos nós jantamos um pão com azeitinho delícia!:)

Acho que seria incrível fazer o pão em família também! Aproveite o final de semana para fazer com as crianças! Vai ser uma delícia.

Deixe seu comentário

2 comentários

Publicidade

Junia Lane