{Dicas incríveis} Como fazer fotos lindas dos seus filhos?

Uma das coisas mais gostosas da vida é chegar na casa das nossas avós ou da nossa mãe e ver fotografias do tempo de criança, não é mesmo? Antigamente, sem a era das câmeras digitais, parecia que tudo era ainda mais mágico. Não sabíamos exatamente o que viria daquele filme de 24 poses!

Hoje a facilidade que temos de fotografar nossos filhos, registrar momentos únicos nas câmeras de bolso, profissionais ou no celular não quer dizer que a gente faz com conhecimento e olhar fotográfico. Pensando nisso, convidamos a talentosa Mika Amato, mãe de dois meninos lindos e fotógrafa de família, para nos ajudar a esclarecer dúvidas e dar dicas de como tirar fotos lindas no dia a dia e nos passeios.

A Mika aprendeu que não existe momento perfeito, certinho e exato quando se trata de crianças! Todo momento é espontâneo, verdadeiro e dessa forma se torna perfeito para ser registrado! Então, não tente fazer fotos dos seus filhos iguais as dos filhos das suas amigas. Não vai dar certo! Vocês ficarão presos e limitados. Ensaios de família podem até ter fotos parecidas entre si, mas o mais legal é ter fotos do cotidiano, mais dinâmicas, com a personalidade de cada membro da família. Os pais poderão registrar isso com mais facilidade!

A Mika está compartilhando  fotos feitas com celular em uma de suas viagens em família! Nós estamos encantadas com os registros lindos. É inacreditável o que se pode fazer com um celular, não é mesmo?

1. Entenda seu equipamento

Entenda como a câmera do seu celular funciona e familiarize-se com suas limitações. Sim, ela tem limitações. Normalmente essas câmeras têm uma velocidade limitada do obturador e abertura fixa; o zoom distorce a imagem e fotos tiradas `a noite requerem um cuidado muito especial. Eu diria que para ter boas fotografias com o seu celular, prefira o dia.

É importante investir em:
1. Um case forte, que aguente tombos frequentes (risos).
2. Um pau de selfie e um tripé é sempre interessante para quem quer fotografar a família toda e sair nas fotos.
3. Para os amantes de piscina e praia, que tal um Case Waterproof ou Bolsa Estanque à prova d’água?
4. Bateria extra portátil é super importante para quem vai viajar ou passar o dia inteiro com as crianças em alguma atividade!

2. O melhor modelo fotográfico

Seu filho é o seu melhor modelo fotográfico, acredite. Ele não se importa se o dente está sujo, ou se o cabelo está bagunçado; se a roupa dele está combinando, ou se o lugar que ele está é a casa da avó no interior ou se é um parque da Disney. Ele é espontâneo e sempre sincero em suas reações.

3. Composição e enquadramento

Procure ângulos e perspectivas diferentes para adicionar interesse à sua composição. Não tenha medo de deitar no chão ou de subir em um peitoril para obter uma vista aérea. Sua câmera agora ficou bem menor, leve-a para passear.

Chegue perto e enfoque os pequenos detalhes, ou se afaste e forneça mais contexto e uma melhor sensação panorâmica do lugar. Direcione: não fique esperando a composição perfeita acontecer (ou se conforme com o resultado que conseguir). Movimente objetos e pessoas. Organize seu quadro até ficar satisfeito. Faça e refaça.

Eleja o que quer da foto, e lembre-se que na fotografia vale, e muito, a premissa de que “cada escolha uma renúncia”. Se você quer a paisagem, é a paisagem; se quer os filhos, são os filhos; se quiser os dois, terá que compôr para que a foto fique interessante.

4. Luz

Fotografia é luz. Seja em celular ou DSLR. Procurar uma fonte de luz correta pode ser o “pulo do gato” para fotos com mais qualidade.

Lembrem-se: câmeras com sensor pequeno precisam de luz! Use o sol, fique na sombra, use um pedaço de papel para desviar a luz, espere a luz correta, use uma lanterna ou a tela de outro celular como fonte de luz; use o conhecimento que você já tem para obter a melhor luz. Seja paciente. Use o flash da câmera do seu celular como um último recurso: ele é MUITO ruim. Se quiser tirar foto no escuro, lembre-se de buscar um ponto de luz mais próximo para que sua foto fique com mais qualidade.

A maior parte das pessoas erra a foto porque não olha a luz. Quando a fonte de luz está atrás do objeto a ser fotografado, ele fica escuro. Para que isso não aconteça, vire o objeto para a luz ou coloque outra fonte para iluminar a frente. Ou assuma o contra-luz, como no exemplo abaixo.

5. Experimentação

Existem outros pontos para serem levados em consideração ao fotografar, porém nenhum deles é tão valioso se não a chance de experimentar. Temos uma quantidade ilimitada de filme.

Além de experimentar, você consegue feedbacks instantâneos ao colocar suas fotos na mídia social.

Teste, olhe para as cenas que te agrada, seus olhos são o filtro principal. Com crianças, é melhor participar da brincadeira e ir fotografando do que fazer com que eles parem para serem fotografados. Seja rápida e não tenha medo de experimentar. Mude de posição, ângulo, chega junto. Faça sequências e escolha a melhor foto, como no exemplo abaixo.

Tire vantagem da intimidade e da espontaneidade do seu dispositivo celular. Divirta-se tirando fotos!

6. Imprima e guarde suas fotos

Viagens, filhos e coisas que são importantes para nós, requerem cuidado, não acham? Na fotografia atual, temos 1 milhão de fotografias e ZERO ou muito pouca coisa impressa.

Porém, o que vejo e sinto, é uma carência enorme em relação a fotografia impressa. E mesmo com todas as facilidade atuais, de aplicativos de empresas que imprimem e entregam em casa em um dia, os fotolivros, e até a impressão 10×15 tradicional, não o fazemos com frequência.

A fotografia conta a nossa história, se perdemos a fotografia, a historia é só uma ideia sem comprovação e a cargo da imaginação do ouvinte.

Portanto, ao voltar de uma viagem ou passeio com a família, organize as fotos. Eu, por exemplo, coloco por ano e mês. Ao baixar as fotos, no mesmo momento, já separo as melhores.

Faça um backup, nunca deixe seus arquivos em um único lugar. Essas melhores fotos podem ser guardadas na nuvem, além do hd externo, por exemplo.

Imprima, de qualquer jeito e forma. Imprima.

Esperamos que vocês tenham gostado! A Mika se colocou à disposição, e quem tiver mais dúvidas manda um email para ela: contato@mikaamato.com

Deixe seu comentário

5comentários

  1. Elane - 2 de setembro de 2016 às 13:06

    Amei o post. Bem proveitosa as dicas 🙂 Fotos lindas *-*

  2. Anderson de Lima - 2 de setembro de 2016 às 19:44

    Adorei as fotos e o manual. Parabéns !!!

  3. Thaminne - 3 de setembro de 2016 às 12:32

    aaaah que delicia de post! incrível essas fotos 🙂

  4. Sabrina Vanina - 6 de setembro de 2016 às 00:18

    MikaLinda

  5. Géssica - 11 de setembro de 2016 às 21:45

    Ameiiii