Categorias Dica de Mãe

Dicas de Comprinhas – Orgânicos, Grãos e Snacks Saudáveis

Depois que a Bela começou a comer sólidos muuuita coisa mudou por aqui. Sem dúvida alguma a alimentação da família melhorou e quem vivia aqui em casa nem acredita ao ver a despensa: cheinha de comidinhas saudáveis.

A nossa bebê é o maior estímulo e a razão de eu ir ao mercado umas 2x na semana e ter me tornado “a doida dos orgânicos”. Não posso ver nenhuma novidade orgânica que já quero experimentar. Esses dias comprei até achocolatado, rs.

Fui criado em uma lar bem simples, mas sempre teve muita fruta, vegetais e comidas naturebas. Por um tempo eu lembro que odiava isso. Hoje sou muito grata aos meus pais por terem insistido e prezado pela nossa saúde. Crescemos e mesmo amando junk food (no caso, só eu amo), tudo o que é saudável nos apetece. Quando a Bela fez 6 meses eu escolhi dar a ela os melhores alimentos. Por enquanto, eu consigo controlar, e confesso que não é fácil. As futuras escolhas serão dela! 🙂

Não sou muito gourmet e não tenho o hábito de cozinhar sempre. É uma correria enorme aqui e cozinhar definitivamente não é meu hobby (como é o da Ju). Mas, eu gosto de servir, então uma coisa acaba misturando com a outra. Aqui sempre tem frutas, grãos, cereais e legumes. A Bela faz 4 refeições por dia e eu conto com a ajuda da (santa) Sandra para dar conta de tudo isso. É pesado ter sempre comidinha fresca, frutas picadas, pão artesanal, suco da fruta. Não conseguiria sem ela. Quando ela tinha 7 meses começamos o acompanhamento com a nutri Criança Bem Nutrida e as dicas têm sido ótimas.

Quem nos acompanha pelas redes sociais acaba vendo o momento da Bela devorando as frutas e comendo quiabo e tomatinho. Não estamos na melhor das fases, confesso (assunto para um próximo post), mas as opções são sempre saudáveis e o momento da refeição é divertido e leve.

comprinhas_LDMResolvi separar algumas dicas de lugares onde compro os orgânicos, grãos e cereais integrais (snacks saudáveis também). Eu tento otimizar, se não, todo o dia teria que sair para comprar as coisas. Faço compras em dois mercados: Pão de Açúcar e Giga Atacadista. No Pão de Açúcar sempre encontro legumes e verduras orgânicas. Frutas só acho maçã, abacate e banana. Como a Bela não gosta de banana nem de abacate, acabo comprando sem ser orgânico lá ou no Giga, onde faço as compras maiores (não dá pra viver de Pão de Açúcar só não, hahahaha). Também compro ovos orgânicos, uva passas e suco.

A grande alegria é que mesmo sendo um atacadista, encontro vários produtos orgânicos por lá. Mãe Terra (macarrão, aveia, chia, quinoa), biscoitos, sucrilhos, suco. É uma santa ajuda, sem contar que o preço é melhor. Semana passada a feirinha do Giga tinha várias frutas, verduras e legumes orgânicos. Fiquei super feliz porque nem precisei passar no Pão de Açúcar! Mas, não sei se será sempre assim.

Além desses mercados, sempre que dá passo na feira de rua (difícil a agenda ‘bater’) ou compro na feirinha volante que passa no meu condomínio, que é ótima.
zonacerealistaComidinhas_compras219
Comprar pela internet também é ótimo e otimiza muito a minha rotina. Pelo menos uma vez por mês eu faço uma compra grande na Zona Cerealista. Quem vai até lá com certeza encontra um preço melhor do que na internet, mas, a comodidade de comprar online é maravilhosa. Escolho a maioria dos produtos orgânicos, mas não encontro de tudo. Compro variedades, mas pouca quantidade porque é bom ter tudo mais fresco, não é mesmo?

Nunca falta aqui: arroz integral, arroz negro, feijão azuki, castanhas, farinhas (de arroz, quinoa, integral de trigo, aveia), mel (também adoro melado, agave), linhaça, amaranto, quinoa, semente de girassol, chia, tapioca, frutas secas….

Na Natue eu também compro várias coisinhas orgânicas, snacks saudáveis como biscoito de polvilho, de arroz e de tapioca (a Bela amaa!). Lá encontro massas artesanais orgânicas, farinha de milho, feijão e soja orgânica. Além disso, também tem sucos e o leite de arroz da Jasmine, orgânico e sem açúcar. Uso bastante no mingau, vitamina (embora a Bela não seja fã) e puro mesmo.

natueComidinhas_compras217

Gosto de comprar azeite e oléo orgânico. Para a Bela, também costumo usar um azeite de linhaça, tico em omega 3 (o sabor não é muito bom, então uso nos alimentos que ela nunca recusa, rs).

A grande descoberta, que na verdade foi indicação da nutri Tati, foi a Pura Vida. Quanta coisa legal e saudável tem lá. Eu fiquei encantada! Uso bastante o lótus de coco, que é tipo o óleo de coco, mas não tem cheiro e sabor forte. É bem neutro, perfeito para receitas, especialmente salgadas. O coco cream é leite de coco em pó, alternativa ao leite de vaca em pó, mas o que mais amo é a proteína de ervilha, que é o verdadeiro “whey protein” do bem, haha. O sabor é muito forte então eu uso de forma moderada. Em duas colheres de sopa de pó cheias, oferece 25g de proteína de fácil digestão. É a mesma quantidade contida em 3 ovos, 120g de carne, frango ou peixe, 450g de iogurte ou 320g de feijão! Bem forte! Como a Bela é vegetariana, adoro encontrar fontes de proteína em outros lugares! 🙂

puravidaComidinhas_compras220

Os snacks da Bela costumam ser frutas, pão de queijo “fake”, pão caseiro, tapioca, fruta desidratada. Mas, quando saímos eu sempre tenho na bolsa alguns biscoitos. Polvilho é muito amado! Quando estamos sozinhas no carro (eu dirigindo e ela na cadeirinha) e começa o “chororô” do trânsito, a rosquinha de polvilho é um santo remédio! (rs). O biscoito de tapioca e linhaça também é sucesso. O menos amado é de arroz da Camil.

Para congelados e papinhas, tem a Tangerine Petit (nunca provei) e o Gourmetzinho, que é uma delícia! (e entregam em casa).

E aqui, uma listinha de Hortifrúti Orgânico (em SP):

– Vem de Verde
– Armazém Cerealista
– Villa Orgânica
– Organomix
– Caminho da Roça
– Via Orgânica
– Hortifrúti união
– Komborganica
– levebemdelivery.com.br

Espero que as dicas tenham ajudado. A escolha por orgânicos e por uma alimentação mais saudável foi pensada e avaliada. Tivemos que analisar bem o orçamento familiar porque é mais caro, claro! 🙁 Eu prefiro deixar de comprar algumas coisas e poder oferecer para a Bela e para a nossa família uma alimentação melhor.

E como tem sido por aí? Quem tiver dicas de snacks saudáveis, lojas online, comente no post! Uma mamãe ajudando a outra! 😉

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane