Categorias Chloe

Desfralde: os primeiros dias da Chloe

Hoje é dia de celebrar! Celebrar o FIM DAS FRALDAS com vocês!
Alguém me belisca? Nem consigo acreditar.

Mais um ciclo se fecha, e eu não poderia estar mais feliz e ao mesmo tempo nostálgica porque minha garotinha está cada dia mais mocinha! Durante essa semana fiquei pensando que às vezes nós ficamos com preguiça, fazemos questão de não estarmos atentas aos sinais tão claros. A Chloe estava pronta para esse momento há muito tempo e eu enrolei, acho que pelo trabalhão de tudo que eu já tinha ouvido falar sobre o desfralde.

O desfralde da Bela também foi um pouco longo e trabalhoso. Mas, eu já deveria saber que a Chloe seria diferente, não é verdade? Para começar, a Chloe nasceu de olho aberto, enquanto você vê todo mundo por aí com dificuldade para abrir os olhos, a menina já estava querendo fotografar e ver o mundo! O umbigo dela caiu no nosso primeiro dia em casa, tinha menos de 4 dias que ela tinha nascido e ela já estava mostrando que era pra frente mesmo. Hoje eu tenho certeza que ela fazia birra aos 3 meses de vida, e os defensores de bebês podem falar o que quiser, contra fatos não há argumentos. Com 10 meses ela oficialmente já andava sozinha por aí, então, meu povo, eu devo estar atrasada com esse desfralde faz uns 6-10 meses! hahahahaha.

Brincadeiras a parte, eu queria falar para vocês que não importa o que os livros falem, nem o que outras mães possam fazer para te convencer, CADA BEBÊ É ÚNICO! E só você, mamãe, sabe quando seu bebê estará maduro o suficiente para alguns passos e decisões. Acredite no seu feeling, no seu sexto sentido.

Domingo passado estávamos sozinhas em casa e olhei pra ela e disse, tirando a fralda:
“FILHA, acabou! A partir de hoje não teremos mais fraldas. Agora a Chloe vai usar o penico.” Ela olhou pra mim com aquele olhar desconfiado e deixei ela peladinha pela casa o dia inteiro. Ela amou ficar pelada, né?! Expliquei que todas as vezes que ela quisesse fazer xixi deveria me gritar: “MAMÃE, QUERO FAZER XIXI!”

DIA 1

O primeiro xixi foi no tapete lindo e maravilhoso do quarto dela.
Ela saiu correndo para me contar que tinha feito xixi. E eu repeti que quando ela quisesse fazer xixi que ela precisaria me chamar e correr para o banheiro.
Fomos para o penico, mas já não tinha mais xixi.

O segundo xixi foi na nossa lavanderia enquanto brincávamos.
Falei novamente: “Filha, quando você quiser fazer xixi precisa avisar um pouquinho antes, ok?”
Logo depois fiz o convite para sentarmos no penico, e quando chegamos lá ela disse que já tinha feito (no chão, no caso!) e não tinha mais.

Almoçamos e coloquei ela para tirar uma soneca, mas sem fralda é claro.
Ela não fez xixi na cama e quando acordou veio correndo para o meu quarto e começou a fazer xixi no chão e a falar: “Mamãe quero fazer xixi!”, mas esses xixis pós soneca são sempre grandões, não é verdade? O xixi foi escorrendo pela perna dela e formando uma poça no chão, e eu, incansavelmente, expliquei que ela precisava me avisar um pouquinho antes para dar tempo da gente correr para o banheiro.

E acho que nessa hora ela definitivamente entendeu.

Passou uns 5 minutinhos e ela disse: “Mamãeeeeee, quero fazer xixi”, e saímos nós duas correndo para o penico. Ela sentou toda bonitinhaaaaa, fez e começou a falar “consegui mamãe, consegui mamãe!”

Que cena mais feliz! Eu parabenizei, falei que era muito fácil e muitoooo legal!

Esse pequeno sucesso mostrou pra Chloe que ela era capaz e poderia conseguir controlar o xixi! O fato de eu encorajá-la e ensiná-la foi importante, mas ela ter conseguido por si só foi o maior encorajamento que ela poderia ter!

Na parte da tarde visitamos a Bela, e a titia Lorena emprestou os dois assentos redutores de vaso sanitário, e já mudou completamente a experiência da Chloe no vaso. Ela se sentiu segura e começou a fazer xixi em qualquer vaso sem medo de cair.

Na casa da Bela tivemos um escape do xixi, mas tivemos 2 acertos no vaso. YES!!!!

O número 2 ficou travado nesse primeiro dia.
Ela dormiu com fralda e eu avisei que se ela quisesse fazer xixi era pra chamar a mamãe.
Eu evitei de dar aquela super mamadeira de água de coco que ela toma antes de dormir e tivemos uma noite tranquila.

Depois disso entendi que se eu continuasse vestindo a fralda durante a noite seria outra luta tirar depois. Na segunda noite dormiu sem fralda e me acordou às 4:49h pedindo para fazer xixi, e lá fomos nós correndo, arriando as calças às pressas, abrindo o penico feito uma desesperada, ela sentou toda bonitinha e fez o xixi dela e voltou a dormir.

A partir daquele momento declarei vitória.
Que criança depois de 1 dia de desfralde acorda de noite com toda essa maturidade?
Ela arrasou muitooo!

DIA 2

No segundo dia tivemos 1 escape. E tivemos o primeiro cocô no penico! Foi tipo festa! Dançamos, cantamos música, observamos de pertinho, cheiramos o cocô, jogamos no vaso e demos tchau tchau! Ahhhhhhh mas eu avisei pra Chloe que poderia ficar tranquila porque teria um daqueles todos os dias! hehehe.

O segundo cocô do dia foi metade na calça e a outra parte no penico. Acho que ela ainda perdia o controle com o número 2. É difícil mesmo!

Ter filhos é te mostrar que até fazer cocô no vaso tem aprendizado, e cada pequena vitória traz felicidade. Hoje eu faço n.2 no vaso graças ao esforço e ao empenho da minha mãe, e nem fiquei feliz porque consegui isso! hahahahaha. Mãe, obrigada por essa vitória!:)

Bom, quero só ver quando o intestino da Chloe desandar o que vai acontecer! hahahahaha. Aí sim ela vai ver como é difícil ter controle.

DIA 3

Terceiro dia estávamos afinadas, a babá passou a maioria do tempo com a Chloe e não houve escape! Ela avisou certinho.
Nos momentos que ela se empolgava com alguma atividade ou brincadeira, nós lembrávamos que ela precisava ir ao banheiro.
E, como na segunda noite, ela acordou a noite e pediu pra ir ao banheiro também. Já está craque!
Fez cocô 2x como fazia antes do desfralde. Estamos oficialmente desfraldadas.

Dizem que quando a criança está no desfralde não pode sair de casa, nem da rotina. Mas aqui não teve isso! Vida normal, com seus imprevistos… Não deixamos de sair de casa. Fomos ao shopping, visitamos a prima, fomos em loja de esporte, cartório, pegamos trânsito inclusive. Mas, o redutor de assento foi conosco em todos os lugares, o álcool gel e umas 4 calças (caso houvessem escapes), e antes de entrar no carro tinha que fazer um pouquinho de xixi.

Fizemos uma viagem de quase 2h de carro para Jacareí, interior de SP, paramos no meio do caminho para abastecer e perguntei: “Filha, quer fazer xixi?” a resposta foi: “Quero”. Fomos juntas, limpamos tudo, colocamos o redutor e super funcionou! Lorena que estava junto ficou abismada com a menina. E foi ela mesma que me lembrou todas as coisas que falei no começo desse post sobre ela ser precoce e estar pronta.

IMPORTANTE
– Desde o primeiro dia ensinei que ela precisava lavar a mão.
– Usamos o papel higiênico.
– Lavamos o pinico.
– Damos descarga.

Outro detalhe é que não precisamos desses livrinhos como todo mundo indica.
Desde muito tempo que levo, vou ao banheiro de porta aberta, e muitas vezes a Chloe entrava para ver e ouvir meu xixi e meu número 2! Pasmem. Mas isso fez tudo ser ainda mais natural e espantou o medo por completo.

MEU CONSELHO
Seu bebê está aprendendo a confiar nele mesmo e você faz parte desse processo.
Se você não der a confiança que ele precisa e não acreditar, ele nunca acreditará! Nossos filhos sentem, você não precisa falar nada. Eles são extremamente inteligentes e sabem quando acreditamos neles.

Um agradecimento especial a minha amiga Dyonne que contou como fez com o filho dela e eu segui direitinho o que ela disse! hehehehe.
Por aqui não teve recompensas, docinhos para cada vez que um xixi saísse no lugar certo! E posso falar mais sobre isso com vocês.
Também não teve oscilação. Se ACABOU, acabou! Confundimos nossos filhos quando usamos fraldas esporadicamente ou desistimos no meio do caminho.
Claro que se percebemos que a criança não está pronta, é melhor não prosseguir.

 

Podemos falar em um outro post sobre sinais que o bebê está pronto para o desfralde! O que acham? Como foi o desfralde por aí? Rápido como o da Chloe? Mais trabalhoso?

Qual seu maior desafio com o desfralde? Compartilha com a gente.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Tentei algumas vezes. E foram 3 dias (ou mais) seguidos de só xixi no chão. Pq o problema é que ver o xixi no chão pra ele é pura diversão, ele morre de rir. Acabei perdendo a paciência e agora aguardo ansiosamente pela férias do papai para me ajudar nesse desafio.

Publicidade

Junia Lane