Cuidados com o cordão umbilical – Saúde do Bebê

Se você é uma mamãe de primeira viagem e gostaria de saber mais sobre todos os procedimentos e cuidados com o cordão umbilical, então este post é para você!

Já falamos sobre as primeiras vacinas que o bebê deve tomar nos primeiros dias de vida, como a Vitamina K, Hepatite B e BCG; os primeiros testes que o neném deve fazer, como o Teste do Olhinho e do Pezinho. Já deu para perceber que nos preocupamos muito com cada detalhe dos primeiros dias e com as dúvidas das mamães de primeira viagem. Então se você tiver alguma dúvida, pode colocar no comentários que a nossa pediatra, Dra. Márcia, irá tirar com muito carinho e profissionalismo!:)

E hoje, ela veio tirar nossas dúvidas e medos, e esclarece todos os cuidados que devemos ter com CORDÃO UMBILICAL.

Como ele é composto:
O cordão umbilical ao nascimento é gelatinoso e claro, e com o passar do tempo ele vai “secando” progressivamente, mumificando-se (ficando mais seco e escuro) por volta do 3º ou 4º dia de vida, e costuma “cair” em torno do 6º ao 15º dia.

A higiene:
A limpeza do coto umbilical com álcool a 70% é importante para prevenir crescimento de bactérias que podem causar infecção.

É muito comum o bebê chorar durante a limpeza do umbigo com o álcool e isso acontece pelo desconforto do manuseio e pelo uso de um líquido de temperatura mais fria. A maioria das pessoas fica preocupada e às vezes até com receio de manusear o umbigo e o bebê sentir dor, mas fiquem tranquilos!! Ele não sente dor durante os cuidados habituais no umbigo.

Veja também:

-> Medicamentos, Produtos de Beleza, Alimentação e Bebida alcoólica na Amamentação

quem faz parte desse post

Foto: What to Expect

Deixe seu comentário