COMO ENSINAR SEU FILHO AMAR A LEITURA

Toda mãe quer introduzir bons hábitos para os seus filhos, não é verdade? Quando envolve educação, desenvolvimento e aprendizado, ficamos ainda mais interessadas no assunto! A leitura é uma maneira fácil e bem eficaz para aprender.
Temos experimentado pessoalmente o desenvolvimento da Chloe através dos livros. Usamos sons, gestos e muita expressão ao ler cada linha dos livrinhos dela. Atenta a tudo, parece viajar na historinha.

Mas, como fazer seu filho amar a leitura? Quero compartilhar algumas dicas bem legais com vocês.

A primeira dica é LER. Leia muito. Quanto mais seu filho é exposto à literatura, mais interesse e mais amor pela leitura terá no futuro.

BRINQUE COM LETRAS: Ponha uma fina camada de farinha em uma forma. Segure a mão de seu filho e guie-a para “escrever” o nome dele.

DECORAÇÃO COM PALAVRAS OU INICIAIS:  Aqui em casa temos um letreiro iluminado na parede com o nome da Chloe, dessa forma ela estará familiarizada com a forma visual do nome dela. Você pode usar apenas as iniciais também. Quem sabe usar quadros com frases, trechos de música, ou adesivos.

AS INICIAIS DAS LETRAS: A Bela começou pelas iniciais do nome dela e hoje já sabe as iniciais de todos os familiares e amigos próximos. Isso tudo ela aprendeu em casa, sem escola! Ela tinha letrinhas que formavam o alfabeto inteirinho de imã de geladeira e lá montava suas primeiras aventuras com letras.
Quando víamos um P em um livro, dizíamos: “Veja, Bela, aqui temos a letra P, como Pedrinho!”

LETRAS NA HORA DA REFEIÇÃO: Transforme alimentos em palavras, quer um exemplo? Com duas cenouras é possível fazer um A ou quem sabe um T.
Se seu filho já come macarrão, aproveite para comprar aquele macarrão de letrinhas. Eles vão amar!

Faça comparações de palavras que tenham o mesmo som, ou que comecem com a mesma letra.
Exemplo: casa, cachorro e cabeça. Todos começam iguais!

Para as mamães que querem introduzir uma segunda língua, nunca é cedo para começar a usar algumas palavras em casa. Usamos alguns livros e falamos em inglês com a Chloe diversas vezes em família.

Conte como tem sido na sua casa. Compartilhe um pouquinho da sua experiência e se tiver mais dicas legais para acrescentar na nossa listinha vai ser demais!

quem faz parte desse post

Foto 1 e 6: Michelle Rodrigues
Foto 2: Ítalo César
Foto 3: This mummas life
Foto 4: Aliexpress
Foto 5: DS Kids

Deixe seu comentário

2comentários

  1. Estevão Fernando - 29 de Janeiro de 2018 às 12:45

    Excelente! sou novo aqui e vou ser um seguidor fiel.

    1. Lápis de Mãe - 31 de Janeiro de 2018 às 18:39

      Que legal, Estevão!! Seja bem vindo 🙂