Os primeiros dentinhos: 6 dicas que os pais deveriam saber

via Freepik

1. Quando começar a escovar os dentinhos?

A partir do momento que aparecer o primeiro dentinho na boca. O hábito de escovar os dentes deve ser desenvolvido desde novinho, com calma e atenção para que não haja trauma algum e para que, conforme o crescimento e desenvolvimento da criança, escovar os dentes se torne algo natural.

via Freepik

2. Quando introduzir o fio dental?

A partir do momento que tiver dois dentinhos na boca. Assim como a escovação, passar o fio dental também é uma questão de hábito que deve ser desenvolvido desde o início, promovendo, assim, uma higiene ideal e prevenindo as lesões de cárie.

via Freepik

3. Pasta de dente com flúor ou sem flúor?

Por muito tempo a indicação foi utilizar pasta de dente sem flúor até os seis anos, porém estudos mais recentes indicam que deve-se utilizar pasta de dente fluoretada desde o início, em quantidades reduzidas.

Foto: Karine Maia

4. Quando levar a criança ao dentista?

A partir do primeiro dentinho na boca já é recomendada a visita ao dentista. É importante familiarizar a criança com o consultório odontológico, o que pode evitar possíveis traumas e, claro, permitir que o dentista faça um acompanhamento completo e previna possíveis intercorrências futuras.

via Freepik

5. Como evitar a cárie em crianças?

Além do hábito da escovação, é importante estar sempre atento à dieta da criança, principalmente em relação ao açúcar. Este deve ser evitado na mamadeira, especialmente se a criança mama para dormir.

via Freepik

6. Como tornar o momento da escovação agradavél?

É legal fazer da escovação algo divertido, lembrando que crianças são muito observadoras e que gostam de copiar os pais em tudo. Aqui vai uma dica: durante a escovação é legal que alguém da família esteja escovando também. Pode ser a mamãe, o papai ou até o irmão mais velho.

via Freepik

Deixe a criança pegar a escova; deixe que ela tente escovar sozinha e, depois, apenas complemente a escovação. Os pais devem realizar a escovação até os seis anos e após isso supervisionar.

via Freepik

via Freepik