O que é angustia de separação de bebês

Você já ouviu falar sobre a fase da angústia da separação? Quando o bebê nasce ele acha que é parte da mãe, como se fosse uma única pessoa. Com o passar do tempo que se dá conta que são duas pessoas e que aqueles pezinhos voantes são seus. Isso traz angústia e um certo pânico.

Não é de uma hora para outra que isso acontece, mas sim um processo. É bem comum aos seis, sete ou oito meses (mais ou menos) o bebê se ver “sozinho” e chorar, como se realmente tivesse sido abandonado. Não entende que “a mamãe só foi na cozinha e já volta”. Alguns bebês sofrem mais quando estão para completar um aninho.

De 1 a 6 meses

Com menos de 6 meses, as crianças se identificam totalmente com as pessoas que tomam conta delas. Além disso, basicamente pensam em suas necessidades básicas: comida, amor e atenção. Nos primeiros 3 meses, identidade própria está fora de cogitação para seu filho, que se concentra em ter controle de movimentos simples e reflexos

Você poderá notar os primeiros sinais de independência aos 4 meses, quando o bebê descobre que chorar chama atenção. Esse é um dos primeiros passos para a criança aprender que tem vontade própria e que seu comportamento provoca reação nas outras pessoas.

De 7 meses a 1 ano

Por volta dos 7 meses, seu filho vai compreender que é independente de você. Esse é um importante salto cognitivo, mas, infelizmente, vai deixar o bebê ansioso. O elo com você já ficou tão forte que uma mera saída de vista por um segundo fará o bebê se debulhar em lágrimas. A criança ainda não entende que você vai e volta.

E não pense que sair de fininho ao deixar seu filho na escola ou com uma babá vai ajudar. Na verdade, isso pode assustar o bebê ainda mais. Por mais duro que seja, na hora de ir embora, se despeça cara a cara”. – Baby Center