Sopro no Coração – Saúde do Bebê

Hoje é dia de abrir o coração e contar algumas coisas que não me sentia segura para falar antes. Expor tudo que acontece em tempo real não me incomoda, mas nós precisávamos passar por esse momento delicado sozinhos, pai + mãe + bebê, tirando forças lá de dentro e confiando que havia um Deus cuidando da nossa garotinha.

Era uma consulta normal, a Chloe tinha apenas 2 meses. Eu toda feliz pensando: “Será que engordou? Será que cresceu? Meu cabelo não para de cair… A Chloe sente cólicas…”. Essas preocupações normais e bem comuns. Enquanto eu falava sem parar, a pediatra Dra. Márcia, não parava de ouvir o coração da Chloe. Ela estava concentrada trocando a posição do estetoscópio o tempo todo e eu nem me dei conta, só tagarelava toda feliz! Até que ela tirou o estetoscópio do ouvido, olhou pra mim e disse que tinha alguma coisa errada no coraçãozinho da Chloe, que precisaríamos fazer exames específicos e que era para eu ficar calma.

Pronto. Eu me perdi no que estava falando, comecei a absorver aquela notícia e um filme já começou a passar na minha cabeça! NÃO, não podia ser verdade! Engoli o choro, segurei a Chloe no colo e fui firme, até falar com o marido… Aí desabei! Passei meus dias olhando a Chloe e chorando…

Minhas noites não foram mais as mesmas. Para ser sincera, eu tinha medo e, quem me conhece sabe que eu sou medrosa mesmo! Tinha medo do coração dela parar e eu perder minha garotinha. Ela dormia e eu ficava olhando a barriguinha dela pela câmera só pra conferir  o movimento da respiração. Fiquei craque nisso! Dava zoom o tempo todo, colocava o áudio no máximo caso ela desse alguma suspirada mais forte, sabe? E vocês já podem imaginar que eu nunca mais dormi… Já pensava no que faria em situações de emergência. Fiquei pirada! Essa calma toda que vocês acham que eu transmito, era por fora, por dentro, um turbilhão gritando.

Marcamos o exame e a suspeita de SOPRO NO CORAÇÃO foi confirmada. É como se fosse um defeitinho de fábrica (hehehe), como se tivesse uma janelinha aberta ou como se realmente tivesse alguém assoprando lá dentro.

Quando a pediatra ouviu o coração, percebeu o som. Depois do exame com uma cardiologista específica de bebês, descobrimos que era bem comum e que o coração da Chloe estava saudável sim mas que precisava ficar em observação, e no quarto mês era necessário fazer uma nova avaliação pois a possibilidade de o buraquinho já ter fechado era bem grande.

Qual a explicação da Chloe ter tido isso? Eu não sei! Tive uma gravidez saudável, nada de hipertensão ou problemas cardíacos na família. O parto, por mais que tivesse sido tenso, deu tudo certo e nada foi detectado na maternidade.

Sopro no coração pode desaparecer com o tempo ou pode durar a vida inteira sem nunca causar mais problemas de saúde. Descobri que não há nada que possa ser feito para impedir o aparecimento disso.

Hoje, eu conto aliviada por saber que no atual momento não existe mais nada de errado no coraçãozinho dela. Todas as vezes que vamos à pediatra, peço para ouvir bem o coração e nem ligo para aquela balança! Como as coisas mudam, não é verdade?

O sopro no coração só não é normal quando vem acompanhado de outros sinais, como:

  • Problemas no crescimento;
  • Muita transpiração com pouco ou nenhum esforço físico;
  • Pele azulada, especialmente na ponta dos dedos e nos lábios;
  • Tosse crônica;
  • Veias aumentadas;
  • Falta de apetite;
  • Desmaios;
  • Tonturas;
  • Dores no peito.

    Normalmente não é necessário nenhum tipo de tratamento e a Chloe, por exemplo, não tomou nada de medicamento, só o tempo para restabelecer. Em outros casos, é necessário fazer tratamentos e pequenas cirurgias. Então, se vocês estão passando por algo similar por aí, acalmem-se! Façam todos os exames, mas tenham certeza que Deus está cuidando de tudo! Vai dar tudo certo, como foi por aqui.

Deixe seu comentário

12comentários

  1. Talita Mendes - 18 de agosto de 2017 às 14:16

    Que maravilha!!!!
    Graças a Deus …
    <3

  2. Fernanda Petelinkar - 18 de agosto de 2017 às 16:50

    Jojo teve a mesma coisa!!! Mas eu percebi a pediatra dela demorando mto no exame de auscuta e já comecei a suar frio! E fui logo falando: o que tem de errado aí? Mas logo ela me explicou que era normal e deveria fechar sozinho! Uns meses depois não tinha mais nada! Ufa!

    1. Lápis de Mãe - 21 de agosto de 2017 às 13:36

      Ufa Fernanda, maior alívio não é?! Graças a Deus seu bebê está bem! 🙂

  3. Pamela de Freitas Sampaio - 18 de agosto de 2017 às 17:23

    Meu bebê tem esse mesmo problema e descobrimos no seu segundo dia de vida, ainda no hospital, foi uma dura notícias mas estamos confiando em Deus, ele tem se desenvolvido bem, mês que vem vamos fazer novos exames para saber como esta. Hj ele tem 4 meses

    1. Lápis de Mãe - 21 de agosto de 2017 às 13:37

      Esperamos que dê tudo certo, Pamela! Deus está no controle e cuida de cada um de Seus filhinhos!!

  4. Meg - 18 de agosto de 2017 às 18:02

    Eu também tive quando bb e permanece até hoje! Tenho vida normal, mesmo com esse prolapso da válvula mitral. De tempos em tempos acompanho com exames de eco, mas fora isso, vida mais que normal! Hoje com 35 anos, já sou mãe de 2 e haja coração né? Nenhum de meus filhos “herdaram” essa “falha” rsrs. Meu cardiologista diz que em alguns casos ocorre em pessoas altas e magras, mas sem explicações sobre isso. Realmente sou alta e magra, mas quando bb era gordinha igual ao bonequinho Michelin… Reparei que esse estereótipo logelineo é o do papai da Choe, certo? Quem sabe já não é um indício de que ela também será assim… ☺️😉

    1. Lápis de Mãe - 21 de agosto de 2017 às 13:38

      Que linda história, Meg! Graças a Deus você está bem e com saúde para criar seus filhos!! 🙂

  5. Priscila - 18 de agosto de 2017 às 20:20

    Meu bebê Davi tbm passou pela mesma coisa, fiquei bem aflita quando a pediatra dele me disse, mais assim como vocês graças a Deus nao precisou realizar nenhum tipo de tratamento ou medicamentos a medica disse que sumiria com o passar do tempo e graças ele ja ta com 1 aninho e nao afetou nada vida dele.

    1. Lápis de Mãe - 21 de agosto de 2017 às 13:40

      Que boa notícia, Priscila!! Muita saúde para o Davi!! É um alívio muito grande quando essa ansiedade passa!

  6. Mariane - 19 de agosto de 2017 às 01:37

    Oi. Sigo vocês um tempinho e o rostinho de Chloe sempre alegra nossas timelines. Não sabemos o porquê de muitas coisas nessa vida. Mas você já sabe em quem confiar. O melhor pai de todos. Orei pela sua bb. Um beijo, feliz sábado!

    1. Lápis de Mãe - 21 de agosto de 2017 às 13:41

      Muito obrigada, Mariane! Que Deus te abençoe!! 🙂

  7. Patricia Ramos - 29 de agosto de 2017 às 10:46

    Deus tem um propósito na vida de cada um nós! Já deu tudo certo! Estou orando por vocês…Deus é bom, e é bom em tudo que faz….