Categorias Chloe

{SONO DO BEBÊ} Como Fizemos a Chloe Dormir a Noite Toda

Nós já passamos por várias fases quando se trata de sono do bebê. Mas esse é um assunto pra lá de delicado, afinal de contas, não existe certo ou errado! Existem pais com visões e prioridades diferentes. Cada um vai encontrar a sua fórmula e vai se adaptar.

Hoje quero contar a minha experiência atual do sono da Chloe. Não é para você, mamãe, fazer igual, é para você avaliar, repensar, quem sabe experimentar algo diferente. Você só vai alcançar resultados diferentes se fizer algo diferente. Foi esse mesmo pensamento que nos encorajou aqui em casa.

Para nós, o ideal e o certo sempre foi que a Chloe dormisse cedo, logo que anoitecesse, no mais escuro possível, e que ela dormisse bem! Dormir bem significa melhor desenvolvimento, capacidade de regeneração do corpo, memória, capacidade de aprendizagem, produção do GH (hormônio do crescimento), criança mais feliz, bem humorada, descansada, menos agitada e muito mais… Sono é vida!! Vale a pena estudar e entender mais, não só para nossos filhos, como para nós também.

Se sono é vida, aqui em casa precisávamos parar de morrer, mamãe, papai e bebê.

Se hoje você quiser mudar um hábito, será preciso esforço e uma luta (normal e saudável) contra sua própria natureza, até você gostar de um novo alimento, por exemplo, até você se adaptar, tomar gosto pela coisa, se tornar natural. Quem gosta de dormir tarde, sabe que se for deitar às 20:00h vai enrolar na cama, virar de um lado pro outro até conseguir. Pode demorar dias, mas quando conseguir, vai acordar cedo feliz, revigorado e assim por diante.

Existem várias formas de desacelerar o bebê para ter uma noite tranquila. Uma das coisas que percebemos era que se Chloe jantasse e fosse dormir logo em seguida, teria uma noite ruim! Se ela desse um intervalo de pelo menos 1h, dormiria melhor. Os estímulos visuais como desenhos, joguinhos também atrapalhavam consideravelmente. Além dessas percepções do que não era bom, introduzimos pequenas coisas que faziam e ainda fazem a Chloe relaxar antes de dormir: brincar com as bonecas na cama, fazer o culto, contar histórias, cantar músicas, ouvir nossa playlist de ninar.

Testamos de tudo!
Já dormi no quarto da Chloe quando ela era recém-nascida;
A Chloe já dormiu no meio de nós dois, mas ninguém dormiu (hahaha);
Já ninei muito;
Já fiz dormir na minha cama e depois levei para o berço;
Tivemos a fase que só dormia no peito;
Chorar até dormir;
A fase que dormia sem querer, brincando sozinha no berço…

Tudo isso em apenas 1 ano. Quantas mudanças, quantas tentativas!

Com 3 semanas, a Chloe já dormia no quartinho e no bercinho dela, antes disso foi tenso. Acreditamos no “Nana Nenê“, do Dr. Gary Ezzo, mesmo não seguindo completamente, por conta da nossa rotina doida, conhecemos crianças crescidas e inspiradoras que são frutos de Nana Nenê.

Com 11 meses, o sono da Chloe começou a ficar mais difícil. Acordando mais do que o normal, resolvi me mudar para o quarto dela. Coloquei um colchãozinho do lado do berço e passamos a dormir juntas, como fazíamos nas viagens para São Paulo, onde compartilhávamos a mesma cama. Dormi com o bebê é ruim e bom ao mesmo tempo! Primeiro porque você não dorme, mas em compensação pode ficar grudadinha no filhote.
Com 11 meses, a Chloe dormia de 21:00h – 02:00h, depois disso acordava de hora em hora. Claro que eu oferecia o mamá, ela também procurava por mamá e isso acabou se tornando involuntário, automático e completamente um hábito. Sabia que ela não estava com fome!

Por dormir pouco, a Chloe passava os dias mais irritada e impaciente. Como vocês já puderam acompanhar, a minha filha tem personalidade forte, sabe o que quer e é levada mesmo, esse é normal dela! Mas, essas outras características sei que era pela falta do sono. Eu, igualmente, estava uma mãe mais irritada, pouco tolerante, por dormir quase nada.

Fomos no pediatra da Bela em São Paulo. Foi por conta dessa consulta, inclusive, que o pediatra, ao ouvir o sopro no coração da Chloe, resolveu ouvir o coração da Bela, e descobrimos o probleminha no coração da Bela. Mas, voltando ao assunto, o pediatra me falou algo que nunca tinha ouvido. Esse foi O MÉTODO mais eficiente, mas só conseguimos aplicá-lo agora, 2 meses depois, simplesmente por conta das viagens de férias e de trabalho! Precisávamos voltar para casa e estar na nossa rotina para conseguir aplicar certinho.

O pediatra falou “Júnia, quem amamenta é a mãe, quem acorda de noite é o bebê, e quem levanta é o pai.” Na hora, eu dei risada! Afinal de contas, sempre ouvi que não adianta o pai levantar junto com a mãe nas mamadas da madrugada por não resolver as coisas, então melhor poupá-lo! Você também já ouviu isso, não é verdade?

QUEM LEVANTA NA MADRUGADA É O PAI. Quanta verdade! A conexão da Chloe com o pai é fantástica, sei que ele passa segurança e amor para ela. Talvez na sua casa funcione melhor com a vovó ou outra pessoa que o bebê tenha uma grande conexão. Mas, o que eu acho mais fantástico de ser o pai, é a autoridade que só a presença dele já transmite, sabe?

Foram 4 noites!
PRIMEIRA NOITE. A Chloe dormiu às 21:00h e foi até às 2:00h. Depois disso, acordou chorando me chamando. O pai foi até o quartinho dela, deitou no colchãozinho do lado do berço e SEM tirá-la de lá conversou, colocou a mão nas costas e acalmou dizendo: “Papai está aqui, filha, agora é hora de dormir; a mamãe volta amanhã!”. Ela chorou, eu chorei de lá, mas o papai me falou que eu só deveria entrar no quarto quando ele chamasse. É claro que ele não chamou! Ela acordou mais 2x e ele falou a mesma coisa: “Papai está aqui, filha, agora é hora de dormir, a mamãe volta amanhã!”
Ela só acordou às 8:00h da manhã.

SEGUNDA NOITE. Foi dormir às 21:00h, acordou antes das 2:00h. Chorou mais do que no primeiro dia, o papai ficou com a mão nas costas dela dizendo: “Papai está aqui, filha, agora é hora de dormir, a mamãe volta amanhã!” até dormir de volta. Ela acordou novamente, sentou no berço chateada. Enquanto isso, eu fiz um leitinho de banana que ela gosta e deixei na porta, mas não foi preciso, ela dormiu logo.

TERCEIRA NOITE. Foi dormir um pouco mais cedo de tão cansadinha que estava! Acordou as 3x como de costume, mas ficou menos tempo acordada. A primeira vez que acordou chorou, mas o papai repetiu a frase: “Papai está aqui, filha, agora é hora de dormir, a mamãe volta amanhã!” As outras vezes ela acordou, viu que o pai estava ali e voltou a dormir.

QUARTA NOITE. Ela entendeu que era hora de dormir. Acordou por segundos, conferiu se o pai estava ali e voltou a dormir. Ela começou a entender!!! Inacreditável. Ela acordou descansada, sem fralda pesada e feliz. Acho que eu senti mais falta dela do que ela de mim!

Coragem. Tem que ter coragem e vontade de mudar! Ela está feliz, estamos mais dispostas, menos irritada (eu e ela) e animadas com essa nova etapa! Ela está comendo melhor nas refeições, mamando bem antes de dormir e quando acorda. Acho que achamos o caminho!

Por agora, essa é a nossa realidade! Sei que muitos dentes virão nos próximos meses. Sei também que muitas coisas vão mudar a medida que ela for crescendo. Mas tudo isso faz parte. Não sei qual fase você está vivendo, mas saiba que vai passar, é só uma fase. E, outra coisa que eu aprendi nessa jornada foi respeitar outras mães, cada uma está tentando o melhor que pode por seus bebês.

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Minha bebê está completando 7 meses hoje. Desde que chegou da maternidade dorme no berço dela e desde os 2 meses dorme de 8 à 12 hs por noite. Mas só no peito ou deitada na cama comigo e depois levo pro berço dela.
    É ruim, porque é só comigo.
    Faz um tempo que eu e meu marido estamos pensando em colocar em prática esse treinamento do sono. Mas confesso que falta coragem. Porém, seu relato me encorajou.
    Estamos voltando de férias agora e dispostos a tentar.

  2. Após a quarta noite ela já está dormindo sem acordar? Seu marido não dorme mais no quarto dela, ou toda vez q ela acorda ela precisa ver alguém ao lado dela?

  3. Vim ler o post toda empolgada, mas meu filho não mama mais no peito, aí não sei o que fazer, porque ele acorda muito a noite, eu trabalho fora e estou extremamente cansada e começando a ficar irritada com ele. 🙁

    Queria a receita do leite de banana que você citou. Beijos e parabéns! 🙂

  4. Oi Junia , Tudo bem ? Já fiz um ensaio lindo com você em Belém , um dia quem sabe você faz da minha bebê rsrs , minha filha tem 9 meses , estou sofrendo bastante com as noites mal dormidas , ela chega acordar umas 7 vezes 😥 , dês de pequena acostumei ela a dormir no quartinho dela , já fiz muitas tentantivas por aqui , a única que falta é realmente como você fez , porque dizem que não adianta a mãe , ainda amamento ela ,e durante o dia fica irritada , impaciente do jeitinho que você falou , vou fazer mas essa tentativa de Deus quiser vai dar certo 🙏🏼 beijo Heloana

  5. Pelo que entendi o papai está dormindo no quarto da Chloé, certo?
    E até quando? Pq parece um método que pode dar certo aqui em casa, mas fico pensando no cansaço do papai aqui, que trabalha fora, já que eu estou mãe em tempo integral

  6. Adorei as dicas do sono da Chloe. A minha Chloe está com 10 meses e só dorme comigo, no colo ou peito, mama várias vezes na madrugada e meu marido nunca colocou pra dormir, ela chora e fica nervosa. Mas vou tentar achar o caminho, obrigada por dividir com a gente mais essa conquista. Bjoca, Ileana 😘😘

  7. Olá,

    Nosso filho mais novo está com 1 ano e meio e minha esposa esta grávida de 5 meses. Vamos testar essa experiência pois nossa vida depende de uma melhoria no sono. Estamos quase enviando um sinal de mayday pra central.
    Obrigado pela postagem!

Publicidade

Junia Lane