Segundo Trimestre e Cuidados Na Gestação – Diário da Lore Barriguda

Tenho uma prima que fala que se tivesse uma gestação tão tranquila igual a minha, teria uns 7 filhos! rs. E é verdade! A gravidez da Bela foi beeeem tranquila, engordei 9 kilos (e a maior parte ao final), fiz exercício fisico pelo menos 3x na semana e me alimentei bem. Nada de inchaço, dirigi até o último dia da Bela na barriga e os piores sintomas foram azia e câimbra na perna (vinha do nada, enquanto estava dormindo).

Principais Sintomas

Essa segunda gestação também está ótima. O primeiro trimestre me senti mais cansada. Eu driblei bem o sono e nada de sonecas à tarde, mas em compensação não funcionava após às 22h. Passei a dormir mais cedo e acordar mais cedo, o que foi ótimo. Os enjoos que tive foram bem pontuais e logo descobri como acabar com eles. Só comer! Simples assim!!! Deu um pequeno enjoo? Comer qualquer coisa, especialmente salgada, e o mal estar some em 30seg. Era o Pedro, funcionando como meu reloginho dizendo “mamãe, tô com fome”!

O segundo trimestre deu adeus ao super cansaço. Mas não estou abusando muito, e raramente trabalho nas madrugadas. A fome de leão veio com tudo. A parte boa é que não tenho muito apetite para doces e sim comida de verdade, coisas com sustância. Eu janto arroz, feijão e sei lá mais o que às 22h, se der fome. Tensooo! Não marco mais horário para comer e vivo esquecendo de levar snacks na bolsa, ou seja, de vez em quando passo fome no trânsito e chego em casa com um super mau humor (sorry, marido!). 

A azia já deu as caras por aqui. Tenho azia de estômago vazio, cheio, se beber água… Tem regra, não! Nada de câimbra, mas sinto uns choquinhos na barriga se viro meu corpo rápido, especialmente sentada. É perto do umbigo e parece que encostei a pança na tomada. Coisa maisss esquisita. Já tive uns 4 episódios assim. Alguém mais por aí? Porque esse sintoma é muuuito novo pra mim. 

Rotina

Comecei a sentir o Pedro mexer com umas 17 semanas. Como se tivesse engolido o peixinho que vem no saquinho, esses de feira, sabe? Agora, com 25 semanas, está uma delícia. A gente conversa que é uma beleza!:) 

Exercício físico: zerooooo! Fiz algumas aulas com a Mamãe em Forma, mas eu fui péssima aluna. Não consegui organizar meus horários e resolvi fazer caminhadas e usar a academia do condomínio por conta própria. O problema é que eu ando muito preguiçosa e cada minutinho extra quero ficar com a Bela. Pelo menos faço natação com ela 2x na semana. Os exercício são leves, mas já faz uma diferencinha.

Sinto meu corpo mudando muito rápido, e o fato de não estar tão ativa nos exercícios é bem ruim. A porta da celulite está aberta, aff! Eu faço de tudo. Agacho, carrego compras, pego a Bela no colo, subo em banquinhos pra pegar coisas nos armários… Enfim! Muito ativa! Eu amo isso! Especialmente porque consigo ser a mesma mamãe pra Bela! 

Nessa gestação, quem me acompanha é a Dra. Priscila (contei sobre ela aqui, lembram?). E a enfermeira Ivanilde Rocha é a minha enfermeira obstetra. Já já teremos dicas bem legais de preparo para o porto normal! Vocês curtem esse assunto? 

Alimentação 

Tanto a Dra. Priscila como a Enfermeira Ivanilde preferem métodos naturais para prevenir e cuidar de pequenas doencinhas e incômodos. Sempre tem um truque para azia, corrimento, dor de garganta. Tem dado tão certo, e me sinto bem demais em poder cuidar do Pedro aqui dentro. Na primeira consulta à clinica da Dra. Priscila, ela passou a seguinte dieta: 

Café da Manhã: castanhas, frutas, pão integral, granola, iogurte, queijos. 

Lanche da manhã: fruta.

Almoço: grelhado, arroz integral, leguminosas, legumes, verduras (sobremesa: fruta).

Lanche da tarde: fruta ou idem café da manhã.

Jantar: sopa, salada + grelhado leve. 

Evitar: farinha branca, açúcar e tirar o máximo possível de gordura animal à noite. 

Caprichar: a base do almoço e jantar, preferencialmente, folhas. 

Cuidados Especiais 

A minha médica também prescreveu um remedinho natural, da Weleda, que funciona como um calmante. Estou amando porque nessa fase em que os hormônios estão a flor da pele, faz muita diferença. Na medida do possível, quase não choro, estou calma com o Diego e todo mundo a minha volta (pelo menos eu acho, rs). Viver em harmonia e com alegria nessa fase tão especial é bem importante. Cada um conhece seu corpo, mas pode ser que na gravidez o humor saia do prumo, falte paciência. Normal! Mas que não seja rotina!!! 

Também tomo um suplemento todos os dias. É tipo o materna, mas comprei durante a viagem aos EUA um similar por lá. E o omega pro-mater, também indicado pela minha médica. 

Dei uma pausa nos produtinhos para a pele que continham ácido, mas tenho hidratado bem, todos os dias. E, claro, na barriga, seios, quadril, a bendita Mustela, que usei durante a gravidez da Bela e gostei muito. 

Bom, acho que é isso! A saúde tá ótima. Vamos ver se consigo voltar firme com os exercícios ou manter as caminhadas frequentes. 

Quem por aí está na mesma fase que eu? Estão passando bem? Dividam também remedinhos, cuidados e truques especiais. Se tiver um assunto específico que queiram que eu aborde, pode comentar também. 

quem faz parte desse post

Fotos: Leticia Umbelino

Deixe seu comentário

6comentários

  1. Titia Eti - 4 de Janeiro de 2018 às 14:51

    Eu to na mesma fase que vc! 😍☝🏻☝🏻☝🏻☝🏻☝🏻☝🏻
    Nem te conto o mau humor aqui! Me passa o nome desse remedinho por favor? Nessa semana, to com vontade de chorar todo dia! 24 semanas e meu peixinho está mexendo pra caramba. Tento ao máximo não me estressar, mas está bem difícil quando as circunstâncias nao contribuem! Tbm estou bem ativa, até pq não há outra opção. Agora não dá mais pra “esquecer” que to grávida e abaixar de qqr jeito pq a pança estica e dói na hora!
    enfimmmm… 3 meses pra nossos meninos chegarem! Mto amor 💙

  2. Daniele Faria - 4 de Janeiro de 2018 às 15:07

    Oi, meu nome é Daniele. Estou com 35 semanas agora, senti muito pouco os sintomas também, no primeiro trimestre enjoo, muito, cansaço e hormônios à flor da pele, no segundo, maravilhoso, realmente a parte de curtição da gravidez, e agora no terceiro, os xixis da vida, incomodo da barriga e só! É um período maravilhoso! E o que eu recomendo, creme para estrias na barriga, indispensável. Uso o Preventin da dermage, até pq tem que ser específicos para gestante! Muito cuidado aí comprar. Descansar tb é um santo remédio para uma grávida!

  3. Lívia Borali - 4 de Janeiro de 2018 às 15:36

    Eu estou de 17 semanas da minha primeira gestação. Ainda não sei o sexo do bebê e tbm não senti mexer (a menos que tenha confundido com gases rsrs… Dizem que no começo é bem sutil né?)

    Minha gravidez tá bem parecida com a sua: primeiro trimestre de muuuito cansaço e enjoo com o estômago vazio. Mas foi só isso, por enquanto. Agora no segundo me sinto bem melhor, apesar de não ter pique pra exercícios. Só ando um pouco sem paciência, ansiosa, e coitado do marido tá levando umas patadas… Às vezes paro, respiro um pouco e tudo volta ao normal.

    Ah quase não tenho barriga ainda e por isso às vezes esqueço que tô grávida. Ao fazer movimentos bruscos, tipo me largar no sofá toda desajeitada, sinto essa pontadinha na barriga tbm e passei a prestar mais atenção nisso… Tenho que ser mais delicada nos movimentos rs

    É isso, muita saúde pros nossos bebês e aguardando os próximos posts sobre parto 😉

  4. Bruna - 5 de Janeiro de 2018 às 13:50

    Estou de 24 semanas e me admiro tanto com as mamaes que dizem nao sentir quase nada! Rsrs
    Eu tive muitos “problemas”, nada fora do normal de uma gestacao, mas muito incomodos. Tive enjoos fortissimos até os 4 meses e meio, indigestao no primeiro trimestre o que me fez adaptar toda a minha alimentação, câimbras, sangramento no nariz e gengivas e agora passei a ter muitas dores nas costas e isso me trouxe problemas para dormir. Mas, vamos driblando e adaptando!

  5. Bruna - 9 de Janeiro de 2018 às 16:49

    Ai Lore, esse tipo de post me faz tão feliz!! Estou mais ou menos na mesma fase (21 semanas agora) e é minha primeira gravidez, então só quero falar disso hehehe… no geral minha gestação tb está bem tranquila, mas comecei a sentir muita dor nas costas nos últimos dias e não estou me alimentando do jeito que gostaria… Já engordei 5kg, o que tb me assustou um pouco, e to tentando consertar isso planejando melhor as refeições. Acho que vou conseguir melhorar, alguns desses quilos são resultado das muitas porcarias que comi em dezembro (fiquei 1 mês viajando). Aguardando ansiosa por mais posts sobre gravidez e preparação pro PN! beijos!!

    1. Lápis de Mãe - 10 de Janeiro de 2018 às 11:29

      Aaaah Bruna, que linda!!Ótimo saber que tem gente me juntinho comigo nessa gravidez 🙂
      As mudanças são normais sim e assustam um pouco, mas com o tempo vc se acostuma! rsrs
      O importante é estar saudável e bem, vc e seu bebê!!
      beijinhos