Rotina e Mudanças do Sono da Bela {10 meses}

Semana passada iria escrever sobre esse assunto e estava super animada para contar como está sendo a rotina e todo o processo do sono/hora de dormir da Bela. Aí, ela mudou e o post foi por água abaixo! rs… Sim! Os bebês são imprevisíveis e por aqui não tem monotonia nunca!

FestaBela6Meses_LDM_junialane016

Contei para vocês a saga da hora de dormir dos primeiros meses aqui, lembram? No começo a Bela só dormia no colo, numa posição exata, com a mamãe em pé e andando. Minha coluna estava quase desmoronando até que conseguimos mudar e ela acostumou a dormir na nossa cama, com a mamãe do ladinho. Em seguida, ia para o berço e dormia até o outro dia (de 10 a 11 horas seguidas). Fazê-la dormir era um pouco trabalhoso, mas depois que pegava no sono, era ótimo. E foi assim até quase 6 meses. No começo eu tinha um pouco de receio dela ficar tanto tempo assim sem mamar. Tivemos noites de 12 horas de sono seguidas, mas ela estava ótima, crescendo, engordando e não fazia sentido acorda-la para mamar.

Com os seis meses, muita coisa mudou. A fase da angústia da separação, o primeiro dentinho despontando, os saltos de crescimento, a introdução alimentar… A bebê que dormia a noite inteira passou a acordar 3 a 6 vezes por noite. Eu, nada acostumada, virei zumbi e por alguns dias ficava só pensando “tem alguma coisa errada”. Acontece que não tinha nada errado, mas muitas vezes nós queremos que os nossos bebês sejam perfeitos, que não acordem, que não chorem, que vá no “colo de estranhos sem chorar”, que coma tudo, que mame de 3 em 3 horas, e bla bla bla…. E quando o bebê faz algo ou cria alguma rotina que não nos agrada e quando tudo muda precisamos lembrar que temos um bebê e não um robô. E esse bebê em um ano sofre as maiores mudanças da vida!

Deixar chorar não era uma opção para mim. As madrugadas eram de muito colinho, aconchego e amor. A Bela mamava alguns minutinhos e voltava a dormir. Nunca tivemos uma noite inteira em claro porque ela simplesmente não queria dormir. Acho que tivemos sorte, viu! (rs). E perguntam “mas você acostumou a não dormir a noite inteira?” Pior que sim. Deus fez as mulheres com uma força fora do comum. Não é possível! Claro que ficamos cansadas, mas conseguimos dar conta de tudo no dia seguinte a noite interrompida 6 vezes! Fato que as rugas e olheiras criaram morada definitiva, mas damos conta!
FestaBela6Meses_LDM_junialane040

A Bela sempre foi de dormir até tarde. Muitas vezes eu dava uma esticadinha com ela até 9:30 e esse soninho da manhã era fundamental. Com o blog, minha rotina de trabalhos é intensa mas à noite, quando a casa fica quietinha, eu rendo um bocado. Nos últimos 4 meses tive 2 ou 3 noites sem acordar para amamentar ou dar um colinho. E nessas horas, pelo menos aqui em casa, só serve a mamãe (por quê???? rs). A Bela continua acordando 1 ou 2 vezes na madrugada e nem sei quando isso irá mudar. Tentei a mamada da madruga, já dei mingau um pouco antes de dormir (uma vez ela esticou até às 4h, a outra vez foi até as 2h), já furamos a soneca da tarde, enfim…. Pode ser fome? Pode sim! Pode ser o ciclo do sono interrompido e a necessidade de afeto ou toque? Pode ser também.

O fato é: uma hora ela vai dormir a noite inteira. E a segunda verdade é que eu estou bem. Tem dias bem cansativos, noites que não quero levantar por nada (especialmente as noites geladas), mas estou sobrevivendo bem. O que mais me cansa é a relação do “peito e sono”. De certa forma, o que mais quis era conseguir desassociar uma coisa a outra, mas é quase impossível, especialmente porque a Bela não usa chupeta. Alguns momentos ela “faz meu peito de chupeta”? Faz sim! Bebês têm necessidade de sucção e isso acalma. Eu gosto? Não, mas me rendi a muitos momentos porque a via calma, feliz, relaxada e em seguida dormia. E se alguma mamãe não liga, continue amamentando. Na minha opinião não faz sentido outra mãe olhar torto e falar (sim, porque sempre tem que falar) “mas está fazendo seu peito de chupeta”. Ai que coisa! Se você está bem assim, ótimo. E querem saber? Dura tão pouco! De repente mamar não é o mais importante para o bebê (estou passando por isso). Brincar, comer, tudo é mais interessante, então saiba que mamar é por tempo limitadíssimo (e vai dar saudade). Olho para trás e penso nos 2 primeiros pediatras da Bela. Um falou que ela deveria mamar 20 minutos em cada mama, o outro disse que não mais de 5 minutos. Oi? Que coisa mais louca e que forma incrível de deixar uma mãe de primeira viagem perdida e agoniada. Amamentar é natural e é tudo o que eles sabem/gostam de fazer, por que limitar? (claro que há exceções, bebês que mamam demais e acabam vomitando… mas a grande maioria sabe exatamente o limite, a hora certa de começar e parar).

O berço da Bela está no nosso quarto. Grudadinho na cama. Estou na fase de transição “cama compartilhada para berço”. Como ainda está sem a grade que fica ao lado da minha cama, ela praticamente dorme com a gente. Consegui fazer isso desde que nos mudamos. O quarto é maior e cabe o berço. Antes a Bela só dormia com a gente. Diversas noites o Diego acabava indo para o colchão no chão (tadinho). Foi a forma que encontramos da Bela acordar menos (e chorar menos também). Além disso, eu ficava menos cansada e o Diego dormia fora (por causa do trabalho) muitas noites. Foi uma solução para nós durante um tempo. Agora estamos criando o “espaço da Bela”. Ela já sabe que quando a coloco ali é a hora de dormir. Por isso, o berço é só para descansar mesmo. Não a deixo no berço brincando, assim ela acostuma. Alguns dias ela dorme rápido. Outros, chora muito. Eu sempre estou do ladinho, pego no colo, canto, dou mama, coloco no berço de novo, e assim vai… Como ela já aprendeu a sentar, demora bem mais para pegar no sono porque fica brincando (como era mais fácil antes, rs) e ainda por cima, não sabe deitar, ou seja, quando fica cansada, fica se escorando na grade, coitada! Mas, se eu a deito, fica brava e chora!

Para desassociar o peito ao sono, tenho amamentado na poltrona ou na cama. Quando vejo que ela está quase pegando no sono, coloco no berço. As primeiras vezes foram caóticas. Ela chorava 7 vezes mais, não entendia porque não tinha mais “mama” e porque não estava grudada em mim. Ela foi bem nas primeiras semanas. Por isso iria dividir minha super técnica com vocês (hahaha) Mas, os últimos dias não tem dado muito certo e diversas vezes só dorme mamando ou no colo mesmo. Estou tendo que fazer (tentar) a Bela aprender a dormir sem mim. Tenho reuniões durante o dia e alguns eventos à noite. O Diego ou a Sandra (minha ajudante) precisam conseguir fazê-la dormir no bercinho, afinal, bebê tranquilo e dormindo bem é umagrande alegria para a mamãe que está trabalhando fora de casa, neh? (saio e fico com o coração em casa!).

Outra coisa que ajuda muito é pedir para o papai fazer dormir. Aqui ainda estamos em fase de teste. Algumas noites (poucas) funcionou, outras nem tanto. A Bela fica chorando olhando para a porta, como se falasse: “não é a mamãe”, rs. Mesmo estando em uma fase super apegada ao Diego, a hora de dormir é o nosso momento (ainda).

FestaBela6Meses_LDM_junialane041

Bom, esse post é mais um desabafo, a nossa experiência e um pouco de como tem sido aqui. Eu gosto de saber/conhecer a experiência de outras mães. Muitas estão passando pelo o mesmo que eu e isso dá forças. Outras têm alguns truques/técnicas que valem a pena tentar, não é mesmo? Mas, o que eu posso dizer é que não vem com manual de instruções, não tem fórmula certa. O que funciona é o que faz bem para você, para o seu bebê, para a sua família. Alguns só dormem bem na cama dos pais, outros só descansam mesmo no bercinho. E também tem que levar em consideração a intimidade do casal (um tico abalada nessa fase, rs) e o momento só dele. Tanta coisa para conciliar! Mas, conversem juntos e decidam juntos. É a melhor saída.

No próximo mês vou tentar colocar o berço da Bela no quartinho dela. Não sei como será. Também nem sei se a quero longe de mim. Vai entender as mães, rs! Conto para vocês! Comentem aqui como tem sido a hora do soninho! 🙂

FestaBela6Meses_LDM_junialane039

 

Deixe seu comentário

16comentários

  1. Raquel - 5 de julho de 2016 às 22:57

    Oi Lore, aqui tem sido muito parecido com vcs aí…
    Minha Bela tá com 9 meses, e exatamente nessa fase da separação… Ai que dó :'(
    Mas tenho feito bem semelhante à vc, o que está bom pra gente é o que prevalece. Sou mãe daquelas que não grilo com essas bobagens, só sendo mãe pra saber, palpitar é fácil.
    Desejo tudo de melhor pra vcs. Acompanhando tudinho aqui 😉
    BJ na família!

    1. Lápis de Mãe - 6 de julho de 2016 às 09:14

      Raquel, é bem assim mesmo! Essa noite a Bela dormiu direto (deu trabalho para pegar no sono, mas está dormindo até agora! Nem acredito!!!!). Obrigada pelo carinho, viu! E tudo de bom pra você e pra sua Bela!!! Um beijo!!!

  2. Cissa - 6 de julho de 2016 às 21:29

    Nossa, que bom ler seu relato, pois não me sinto tão sozinha sim, ou a mãe mais “errada” do pedaço. Também quero desabafar, mas é tanta coisa, que eu vou deixar pra falar tudo amanhã, pois estou neste exato momento colocando Davi, meu bebê de cinco meses pra dormir… mamando… porque só dorme assim.

    1. Lápis de Mãe - 7 de julho de 2016 às 00:51

      Cissa, se eles amam dormir mamando (e quase todos) não estamos tão erradas assim. Pelo visto é preferência nacional rsrsrs

  3. Keila Weidle - 7 de julho de 2016 às 08:44

    Oi, querida!
    Como me identifiquei com o teu momento mãe.
    Temos uma bebê de 3 meses, que ainda dorme conosco. Como ela é a nossa terceira, muitos grilos deixei para trás.
    Ela mama uma vez durante a madrugada e o mais é um sono profundo, sentindo meu cheiro, escutando as batidas do coração.
    Os dois primeiros, queria seguir todas aquelas recomendações…. Dormir no berço, não alimentar durante madrugada, mamar de 3 em 3 h durante o dia (quase que absurdo, sendo que o metabolismo deles é tão mais rápido que o nosso!).
    Agora, estou permitindo que ela dite o ritmo… E dos 3, é a bebê mais calma, que mais ganhou peso até o momento, que não adoeceu ainda (e bom que esse dia nunca chegasse, rs), que não sofreu cólicas (aeeeeeeh!! Por nao engolir o ar, quando chora) e que desde que saímos da maternidade, tenho dormido confortavelmente. Nós duas, na verdade.
    Sabe aquilo que dizem que o filho mais novo é o mimado… A nossa realidade é que não usamos mais as técnicas falíveis e ela está se desenvolvendo saudavelmente, no tempo dela.
    Crescem rápido? Muito, incrivelmente. Então, fechei a janela pros grilos e só oro pra que seja de forma saudável, para os 3 !
    Um beijo e parabéns, pela super mãe, que nasceu junto com a Bela!

    1. Lápis de Mãe - 2 de agosto de 2016 às 23:39

      Uau!!! Keila, seu depoimento é incrivel e muito certo.
      Ainda estou no primeiro filho. Tive meus excessos, mas confesso que ter familia longe nos fez mais fortes e confiantes. Fazemos do nosso jeito, do jeito dela e tem dado certo! A Bela tb é calminha!! Poucas regras, muito amor! 🙂

      1. Keila Weidle - 3 de setembro de 2016 às 16:09

        Bem isso, querida!!

        A família distante também deu uma baita força, pra ser mais confiante com eles. Afinal, só temos a Deus pra recorrer… Mas que Jesus volte logo, pra todos poderem morar perto de quem amam!! 💕

  4. Amanda Tavares - 19 de julho de 2016 às 16:07

    Pois é. Aqui eu coloquei a chloé no quarto dela no dia que ela completou 3 meses e está lá desde então. Agora ela aprendeu a dormir sozinha. Nossa rotina funciona assim: mamadeira (não tenho muito leite e a noite então é seco que só!) ai banho e pijama. Fechamos as cortinas e apago a luz deixando só o abajur. Continua a mamadeira. Aí coloco no berço acordada mesmo. Ela brinca uns 5 min e começa a reclamar. Aí só dar a chupeta e ela ela capota kkkkk não é assim todos os dias. Essa semana passei duas noites fora a trabalho (primeiras noites longe dela quase chorei no aeroporto) e ela chorava no colo do dany só dr ele passar pela porta do quarto kkkk ele teve que fazer ela dormir no colo no nisso quarto e depois transferir ela pro berço. tem dias que vai a noite toda. Tem dias que acorda unas 3 vezes pedindo a chupeta. Mas em geral. Não posso reclamar! Só tem um detalhe. Ela só dorme no berço de viagem. Aqueles desmontáveis mesmo rsrs. O berço de verdade mesmo não tá rolando!!!! Cada bebê é diferente né! Beijos!

    1. Lápis de Mãe - 2 de agosto de 2016 às 23:37

      Amanda!!!! Nossa, mto legal saber!!! Ahhh berço de viagem? rsrsrs cada bebe de um jeito mesmo!!!

  5. Michelle Costa - 11 de agosto de 2016 às 02:59

    Nossa tão bom ler o seu relato e saber que não estou sozinha! Aliàs eu poderia ter escrito esse texto… Tudo igual aqui em casa!! Também tenho uma Bella da mesma idade que a sua e te acompanho desde sempre pelo Insta. É impressionante como nossas Bellas são parecidas. O sono por aqui não é dos mais tranquilos. Por muitos meses ela só conseguia dormir no peito e acordava de 2 em 2 horas p mamar e com 6 meses eu comecei a colocá-la na minha cama p q nós 2 pudessemos dormir melhor. Funcionou bem mas agora estou tentando voltá-la para o bercinho dela e anda complicadissimo! Mas estou dando tempo ao tempo já que deixar chorando não é uma opção por aqui.. Cada dia tento de uma forma e sei que uma hora ela vai amar o quartinho dela (e eu vou morrer de saudades de tê-la na cama comigo!!rsrs) . Só quando nos tornamos mães é que entendemos esses dilemas, né!? Rsrs bjs p vcs

  6. Juliana - 29 de setembro de 2016 às 00:49

    Nossa!! A Bela esta com 10 meses e ainda acorda de madrugada??? Eu achei que era so eu que passava por isso… Hehe estava tao preocupada!!!! A Minha Laura dorme as 9:30pm/10pm e so dorme mamando… Ja tentei tirar a mamadeira, mas nao tem jeito… Ai me preocupo, pois nao escova os dentinhos 🙁
    Quando é 6:30 da manha, acorda e nao ha solucao que a faça dormir de novo, a nao ser a: mamadeira! E dorme ate as 8:00!
    Fico me perguntando, quando sera que ela vai doemir direto, sem acordar pra mamar!
    Mas a minha preocupacao mesmo é dormir sem mamar, nao consigo tirar ela… Ela so dorme mamando …. E mesmo que eu tente dar a mamadeira antes, nao tem jeito, ela nao mama. Tem q ser banho, mamadeira e dorme…. E nao dorme sozinha… Tem pavor! Hahahah…. Qual seu ritual na hora de dormir?
    Aproveite q sua Bela mama no peito, a Laura largou com 8 meses e meio 🙁
    Abracos e um beijinho na sua Bela!

  7. Noemi - 17 de novembro de 2016 às 01:08

    Quando minha bebê( Tafnes) era recém-nascida li este post, hoje li novamente pra buscar algum consolo, sei lá.. Tafnes esta com 5 meses e meio e tive o privilégio de poder ficar 100% com ela esse tempo. Mas jája tenho que voltar a trabalhar 8 horas diárias, e preciso que ela durma a noite, pois esta na fase que querer chupetar o peito a noite toda. Chupeta não pega, naninha tbm não, o negócio dela é colinho e peitinho. Nao queria deixa-la chorar pra ter que dormir 😔 acho mt ruim afinal tive ela o tempo todo comigo. Mas hoje foi o terceiro dia que introduzimos o “nana nenem” com o choro assistido. Ela tem dormido depois de chorar horrores, ( durante o dia nao largo tentando compensar 😓 ) quase desistimos hoje pq ela ficou rouquinha de tanto chorar, partiu nosso coração. Não sabemos o que fazer, e ficamos naquela duvida se vamos causar algum transtorno ou nao a nossa bonequinha, temos tantos amigos que fizeram isso e os filhinhos sao saudáveis e felizes…. Efim pedimos orientação a Deus e estamos contando que ele nos ajude. Os relatos de vcs me inspiram a buscar ser uma mãe melhor a cada dia. Beijo e um monte de cheirinho na Bela

  8. paloma - 13 de junho de 2017 às 11:17

    Oi mamãe, me identifiquei muito com este texto, é exatamente o que estou passando, minha bebe tem 10 meses e acorda muito a noite e só o peito que funciona pra voltar a dormir de novo, agora sua bebe já está maiorzinha, você tem alguma dica pra me dar? quando ela passou a dormir a noite toda?

    1. Lápis de Mãe - 14 de junho de 2017 às 21:08

      Oi Paloma, tudo bem? você já viu esse outro post?
      http://lapisdemae.com/a-bela-voltou-para-o-quartinho-e-dorme-a-noite-toda/
      a história é longa…heheheh

      Um bjão.

  9. camila - 27 de outubro de 2017 às 09:40

    meu filho tem 10 meses e acostumado dormir ninando na rede ou no peito nao dorme sozinho pq fica em pe no berco o que faco pra ele dormir sozinho

  10. Talita - 1 de novembro de 2017 às 23:52

    Ual!!! Você acaba de descrever minha vida, minha filha! Minha bebê tem 10 meses, e desde 6 passou a acordar diversas vezes a noite, e eu sem entender o porque, e tanto gente me falando ser fome que chega me dar agonia em pensar que ela esteja mesmo passando fome, que estou dando jantar mais tarde, porque mamadeira ela não pega pra eu tentar “engrossar”… enfim… muito obrigada por compartilhar, é bom saber que tudo o que estou vivendo é “normal”. Pq sim, as pessoas nos olham com negação, como se eu estivesse fazendo algo de errado…