Categorias Dica de Mãe

{ROTINA DO SONO} 5 Dicas para dormir melhor

Sono do bebê é sempre desafiador! Está sempre alterando por conta de diversas interferências normais e picos de crescimento. Por aqui já vivemos dias de luta e dias de glória (hehehe), e quero compartilhar com vocês algumas coisas que realmente foram muito importantes, me levaram tempo e tive que aprender na marra, vivendo.

Atualmente a Chloe com, 1 ano e 6 meses, tem funcionado dessa forma abaixo:

1. Comece cedo.
Nossa sugestão é logo após o jantar começar a rotina. Isso não é só porque ficamos impacientes para pôr as meninas para dormir, mas porque quanto mais tarde parece que ficam mais mau-humoradas.
Se você achar que seus filhos ainda estão com muita energia, faça uma atividade por 30 minutinhos bem animada como jogar bola no quintal, brincar de esconde-esconde e só assim comecem o ritual do sono como banho, história e outras etapas calmas.

2. Não existe regras e ordem de atividades.
Se não for para relaxar, não faça só porque todo mundo falou que tem que fazer! Tem crianças que, por exemplo, se estressam para tomar banho, e o que era pra ser relaxante, começa com chororô e termina aos berros. Se for o seu caso, encontre um outro horário menos estressante para dar banho.

3. Rotina.
Palavrinha mágica que transmite segurança. As crianças sabem o que esperar! Escolha um lugar para contar sempre as historinhas, ou conte sempre a mesma, dessa forma a criança começa a entender. Aqui em casa deixamos os livros da Chloe na estante, numa altura que ela possa alcançar e escolher qual livro ela gostaria.
Se os seus filhos já estiverem maiorezinhos, o ideal é já estar na cama, de dente escovado e pijama! Fiquei com sono só de imaginar essa cena!:)

4. Atrativos no berço.
Esses dias aprendi isso e comecei a aplicar! Funciona e muito! Dentro do berço normalmente tem a Nina, elefanta linda da Chloe, uma boneca de pano, a Tata e a ovelha Lili. Às vezes a Chloe abraça uma, conversa com a outra, arruma o cabelo ou mostra pra elas como fecha os olhos (mas nenhuma delas fecha! hahahha). Isso permite que a Chloe fique mais tempo ali e volte a dormir por algumas vezes, caso ainda esteja com sono, né? Porque elas também não fazem milagre.

Você pode colocar uma mamadeira com água, um livro favorito para que ele(a) tenha uma surpresa boa quando acordar!

5. Espere antes de atender qualquer chorinho.
A minha filha tem o costume de chorar todas as vezes que acorda! De um estágio do sono para o outro, fica mais difícil! Então, normalmente ela dá uma resmungada chorosa… O que eu aprendi é que se eu espero um pouquinho, monitorando, é claro, percebo que ela volta a dormir sozinha na maioria das vezes. Se eu corresse para atender, provavelmente não ajudaria minha filha a se virar sozinha, sabe? É importante fazer com que nossos filhos amadureçam também, nós atrapalhamos esse processo de evoluir e ser mais independente e seguro.

Escuro absoluto?
O ideal para que o corpo e a mente relaxem durante o sono é estar em escuro absoluto! Sempre fizemos dessa forma aqui em casa! Mas, de um tempo pra cá, quando a Chloe acorda, percebi que se tem um pouco de luz ela fica mais calma, consegue enxergar onde está e não fica com medo.

Esse tópico é super importante para vocês avaliarem pessoalmente, na individualidade do filho de vocês sobre deixar completamente sem luz ou com as cortinas abertas.

Como costuma ser o sono dos seus filhos(as)? Conte pra gente!

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Tenho um sobrinho de um ano e oito meses que quando quer dormir, pega a mamãe pela mão e leva pro quarto, pede a ela que “apague a lua” referindo-se a apagar a luz e em seguida mama no peito. É a rotina que ele mesmo criou!!!

Publicidade

Junia Lane