Categorias Lápis de Mãe No Ar

{Rádio Lápis de Mãe} Não precisa ser outubro, nem rosa

Hoje a querida Vovófa veio dar um aviso importante para todas nós: Não precisa esperar campanha para fazer exame. Leia até o fim e conheça a história do exame de mama da vovó cheia de sabedorRia.


A última vez que fiz mamografia tem mais de 2 anos. Lorena morava em Santos.
Depois que circulou aquele vídeo falando que a irradiação da mamografia não era benéfica, eu entrei na onda. Porém, em setembro, na visita ao ginecologista, ele disse que aquele vídeo foi um “des-serviço”, e trouxe prejuízo maior que imaginamos, porque a mulherada só tem buscado tratar quando no auto exame apalpa o nódulo. Mas é possível detectar um câncer quando ele está do tamanho do grão de feijão e até de arroz através da mamografia.

Resolvi fazer pensando que já dei quase 3 anos de descanso de irradiação, então entraria na máquina que faz do nosso peito um hambúrguer… haha
Em seguida, a ultrassonografia resultou em bi-radis 3 que sugere atenção.
Levando ao Inca, no meu médico de pescoço e cabeça (que diga-se de passagem que, abaixo de Deus, o diagnóstico precoce está me dando uma sobrevida maravilhosa e cheia de significado), a equipe pediu para descartar o que fiz no município e refazer com eles.
Pronto, mais irradiação. Pensei!

Resumo da ópera, deu bi-radis 4.
Hoje estou fazendo o risco cirúrgico para uma core biópsia. É rápida, e volta apra casa no mesmo dia. Pelo sim pelo não, o momento é esse, antes de chegar ao bi-radis 5 e 6.

Consigo te influenciar para buscar fazer seu exame?
Auto exame? Ótimo, mas não basta.
Vi meninas com menos de 40 anos sem filhos, sem quadrante, mas vivas.
Antes dos 40, não recomendam a mamografia mas a ultra sim.

Estou com o vídeo de uma decoradora que, com 33 anos, solteira, encontrou um carcinoma. Já estava saindo de alta e nem vai precisar de quimio de tão precoce que foi.

Te peço, vá hoje!
Quando alcança linfonodo, tem que esvaziar e sofre mais, mas tem jeito!
Só me fale isso: Vovófa, eu vou!

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Publicidade

Junia Lane