{Projetos de Quartinho Infantil} – Arquiteta Juliana Azevedo

Vocês sabem que nós somos apaixonadas por decoração não é mesmo? Mesmo com os quartinhos das nossas filhas já prontos, amamos pesquisar e sonhar com todas as inspirações que encontramos. Dá vontade de mudar o quartinho todo mês! (rs)

Por isso, nossa semana começa super especial, convidamos a arquiteta Juliana Azevedo para compartilhar dois projetos super bacanas e dar dicas de decoração para o quartinho dos bebês. Formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Ju tem vasta experiência em projetos na área de comercial, residencial e quando se trata de quartinhos de bebê, é uma apaixonada!

O universo infantil é encantador e cheio de possibilidades, por isso sua proposta é sempre traduzir no quartos que ela projeta a essência e o estilos dos pais para os filhos. Nos primeiros meses de vida esse ambiente é um refúgio para às mamães e os bebês, por isso deve ser um lugar aconchegante para tanto para ela, quanto para o pequenos.

Hoje, vamos mostrar duas propostas de quartinhos, um seguindo o estilo mais tradicional e outro aplicado ao método montessoriano.

Quartinho Tradicional

Este quartinho foi pensado basicamente com tons de cinza e pequenos toques de verde. O papel de parede geométrico traz ao quartinho um ar mais contemporâneo, conversando também com os quadrinhos. Para que o quarto não ficasse com a sensação apertado ou pequeno, foi aplicado o papel apenas em uma parede, e as demais foram pintadas com tinta acrílica fosca na cor cinza bem clarinha.


Para quebrar um pouco a monotonia do cinza, o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação possuem algumas partes em madeira, trazendo ainda mais aconchego para o ambiente. Amamos!


A maioria dos quartos hoje em dia, são bem pequenos, e os pais sofrem quando precisam ter uma cama seja para visita, ou até mesmo para o irmão mais velho que irá dividir o quarto com o bebê. Aqui, a solução adotada foi utilizar uma cama retrátil.

Quando não está sendo usada, ela fica fechada, liberando um espaço maior para a circulação no quarto parecendo um baú, servindo ainda como apoio para a decoração. E quando precisar utilizar a cama, é só baixá-la e está pronta para o uso. Uma solução prática para quem precisa otimizar o espaço! Demais né?


Uma outra dica importante, é para que os papais pensem no quartinho a longo prazo de forma que a criança possa usá-lo por alguns anos.

Board de Inspirações

Quarto Montessoriano

O quarto no estilo montessoriano, ajuda no desenvolvimento da criança, onde tudo está ao seu alcance. Já comentamos sobre esse método aqui no blog.

A cor é muito importante nessa fase, por isso nesse quartinho foi trabalhada uma cartela de cores maior, brincando entre o preto e branco, e os tons de azul, laranja e verde.


Aqui a opção foi a cama em formato de casinha, que por si só, já é um charme! E, para ficar ainda mais lúdica, foram penduradas bandeirinhas coloridas. O mais legal é que o projeto não abriu mão da cômoda para apoio do trocador, porém, na sua parte de baixo, há nichos que podem colocar os brinquedos ao alcance da criança. O armário é pequeno e acessível e todos os móveis são em madeira.

As prateleiras baixas com livre acesso possibilita que a criança pegue seu livro e escolha seu cantinho preferido do quarto para ler.  Amamos a opção do tapete, da cabana e até mesmo da própria caminha! Para criar um clima mais aconchegante, colocou-se luminárias pendentes próximas das prateleiras. Ficou maravilhoso!

Para as mamães que querem fugir do papel de parede convencional, uma boa opção é usar adesivos ou papel contact e deixar a criatividade fluir! Nessa proposta foram feitas várias bolinhas de diversos tamanhos preenchendo a parede aleatoriamente. Lindo e divertido!

Board de Inspirações

Ideias maravilhosas para os quartinhos, não é mesmo?  Se você sonha com um projeto feito especialmente para o quartinho do seu filho, conheça mais o trabalho da Juliana Azevedo e os descontos especiais para as nossas leitora: arq.juazevedo@gmail.com

Instagram: @julianaazevedoarquitetura | Facebook: fb.com/julianaazevedoarquitetura

Ah! E não acaba por aí, a Jú preparou uma surpresa para nossas leitoras: VOUCHERS DE DESCONTO nas lojas Sweet and Sour e Cabanas Bacanas. Aproveitem!  No momento da compra, vocês só precisarão aplicar os cupons de desconto e finalizar a compra.

quem faz parte desse post

Arquiteta: Juliana Azevedo
Móveis:  Cuchi Móveis Infantis
Kit berço e Almofadas: Beterraba
Cabana: Cabanas Bacanas

Deixe seu comentário

1comentários

  1. Roberta Lopes - 2 de Maio de 2017 às 20:19

    Adorei o trabalho, os quartos são lindos. Amei!!