Categorias Alimentação

Os 7 alimentos que seu filho não deveria comer nos primeiros anos de vida

Como mães, estamos sempre  buscando o melhor para os nossos filhos, não é verdade? Independente da idade, ou até mesmo a quantidade de filhos, se for o primeiro ou o quarto filho, a preocupação de mãe nunca abandona o nosso coração. E, quando se trata de alimentação, não é diferente!

Crescemos em uma casa com estilo de vida saudável. Nossos pais tentaram aplicar uma alimentação 100% vegetariana, mas nossa a vovó Sara, não concordava com tudo, e, como era ela quem cuidava da gente, acabava rolando um bifinho, um docinho, uma besteirinha fora de hora, coisa que só vó faz pelos netos!:) Mas, aquela sementinha de vida saudável e cuidado com alimentação refletiu em nós até hoje, e tentamos aplicar um pouco disso tanto com a Bela como com a Chloe.

Estamos vivendo um tempo onde as pessoas são bem informadas, podem pesquisar e com muito conhecimento fazer boas escolhas. Infelizmente, estamos cada vez mais imersos em alimentos processados, rápidos e fáceis… a  indústria alimentícia está cada vez mais “maquiando” seus produtos, para facilitar a vida corrida das pessoas. Por isso, a importância de educarmos nossas crianças para comerem melhor, evitando doenças futuras e apurando o paladar delas.

Quando nossos bebês chegam aos 12 meses já sabem o que querem, além da curiosidade que floresce nessa idade. De acordo com a revista Tua Saúde, é muito importante evitar, nesses primeiros anos de vida, alimentos que aumentam o risco de alergias como o leite de vaca, amendoim, soja, clara de ovo e frutos do mar, especialmente o camarão.

Com isso, listamos 7 alimentos clássicos que deveríamos evitar dar aos nossos pequenos nos primeiros anos de vida dele:

1 – Chocolate e Achocolatado:

O chocolate é rico em açúcar, cafeína, gordura e pode aumentar o excesso de peso, insônia e trazer problemas de saúde como alergias.


Já os achocolatados, além de serem acompanhados com o leite, tem o problema de excesso de açúcar. Muitos pais gostam de dar para a criança antes de dormir, o que faz muito mal, pois ela ingere muito açúcar, podendo causar insônia e podendo aumentar o risco de alergias. O ideal mesmo, é se possível, não ter um substituto ao leite da mãe.

2 – Balas e Pirulitos:


Nem precisamos dizer que as balas e os pirulitos são açúcar puros, não é mesmo? Além da ingestão do açúcar provocar concentração de insulina do sangue, ele provoca doenças à saúde bucal da criança desde muito cedo. Além disso, a adrenalina que o açúcar provoca pode dificultar na concentração da criança, provocar ansiedade e excitação. Por mais que chamem a atenção da criançada por serem bonitas, coloridas e de vários sabores, esses doces são o verdadeiro veneno infantil!


3 – Biscoitos doces e salgados:

Puros industrializados! Um veneno, acredite. Ricos em sódio, transgênicos, corantes, gorduras e muitas outras coisas que podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares como pressão alta, hipertensão, colesterol alto e entre outras doenças provocadas pelo excesso de sal e fritura.


Uma boa opção é fazer biscoitos caseiros com as crianças. Já ensinamos aqui algumas receitinhas de chips feitos em casa, que além de ficarem uma delícia e serem saudáveis, as crianças podem colocar a mão na massa e ficarem orgulhosas porque estão comendo o que fizeram.

4 – Refrigerantes:

Além do excesso de sódio, açúcar, corantes, conservantes e gás industrializado, os refrigerantes podem conter cafeína, podendo provocar irritação ao estômago e intestino da criança e trazendo o risco de desenvolver osteoporose quando adulto, por conta dos fosfatos que existem na fórmula.

5 –Embutidos:


Os embutidos não deveriam ser oferecidos em nenhuma idade! Tem excesso de gordura, conservante, sódio, corante e nitrato, uma substância que deixa os alimentos com a cor avermelhada e é altamente cancerígena.  Difícil fazer bem ao corpo!:(

6 – Gelatina:

Elas são uma tentação para as crianças, pois além de muito coloridas e terem diversas formas, são molinhas e fáceis de ingerir.  Além dos corantes, ela possui conservantes que podem causar alergia à pele do bebê.

O ideal é serem dadas após 2 anos de idade e em pequenas quantidades.

7 – Bebidas lácteas:

A maioria, se não todas, as bebidas à base de leites industrializados causam danos à saúde da criança. Sejam eles iogurtes, leite fermentado, Danone e entre outros alimentos que tenham leite na composição fazem mal ao organismo da criança e até mesmo dos adultos. Ricos em açúcar, conservantes artificiais e químicos que causam alergia.

O ideal e até mesmo certo seria bater uma fruta com um leite saudável como os que ensinamos aqui .

Seria muito legal saber mais como tem sido a alimentação das crianças por aí, como vocês tem lidado com os alimentos industrializados e se já tiveram alguma alergia ou intolerância.

quem faz parte desse post

Créditos: Pais e Filho I Globo
Fotos: Mind Ful Momma I Cookie and Meddesire I Authority Nutrition Coupons I The Vanilla Bean I Shutter Stock I Huggies

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Muito boas dicas da postagem. Infelizmente não temos como evitar que eles consumam mais tarde chocolates, doces, refrigerantes e embutidos, mas se pudermos adiantar deles comerem isso quanto mais tarde, melhor.
    O importante é que em casa eles possam ter uma alimentação mais saudável para ter os benefícios necessários e comam as bobagens esporadicamente em festinhas, eventos ou outras reuniões que são inevitáveis ao convívio em sociedade…

Publicidade

Junia Lane