Categorias Alimentação

Os 5 melhores alimentos para o desenvolvimento das crianças

Hoje vamos falar sobre um assunto diferente, mas super importante. O inverno já chegou e com ele vêm aquelas doenças chatas e indesejadas que partem o coração de qualquer mamãe, não é verdade? Por aqui nós evitamos ao máximo os remédios, mas algumas vezes não tem jeito. Quem acompanhou a Bela no inverno passado, sabe que ela sofreu bastante, foi medicada, chegou a ficar internada, mas graças a Deus ficou bem.

Listamos alguns alimentos que mantêm nossos filhos saudáveis, fortalecem o sistema imunológico deles e evitam doenças indesejadas e inesperadas.

Leite Materno

O primeiro deles, não poderia deixar de ser o famoso LEITE MATERNO.
Segundo o livro “Saúde para a mamãe e criança”, de Eliza Biazzi, o leite materno é o melhor leite para o bebê, pois atende todas as necessidades básicas que ele necessita para sua nutrição fora da barriga da mãe.
Além de ser rico em nutrientes, é fonte de anticorpos que desenvolvem o sistema imunológico da criança. Também é completo e forte! Além de prevenir doenças e favorecer o desenvolvimento mental e nervoso do bebê, o leite materno reduz o risco de obesidade e ainda mantém o colesterol controlado na fase adulta.

Segundo a autora, o indicado para a criança é a amamentação exclusiva até o bebê completar seis meses. Não se apresse a oferecer alimentos! O leite que produzimos é necessário e suficiente para este primeiro desenvolvimento e crescimento do nosso bebê.

Quinoa

Com um aninho, seu filho já pode comer cereais, pois já têm os dentinhos e a mastigação suficiente para não se engasgar com os grãos. Com isso, aproveite a oportunidade para oferecer alimentos saudáveis que contenham grãos integrais.
Se seu filho só quer saber de pão e arroz branco, saiba que você pode substituir por outros grãos que são mais saudáveis e nutritivos, como a quinoa.


E o que esse grãozinho tem de tão especial? A quinoa é cultivada nos Andes e eles a usam substituindo o arroz, por ser mais nutritivo. É vendida em grãos e também em grãos moídos, como farinha, e pode ser encontrada no Brasil em supermercados e em lojas de produtos naturais.

Ovo

Além de ser um produto barato e de fácil preparo, o ovo tem grandes fontes de proteínas que o corpo precisa para o desenvolvimento. O ovo somente é desaconselhado para crianças com alergia ao produto.
Segundo a Revista Crescer, a colina, um micronutriente presente no ovo, favorece a atividade cerebral e auxilia a concentração.
Além disso, o ovo também contém todos os minerais necessários para o corpo, como fósforo, zinco e selênio, responsáveis, respectivamente, pela formação dos ossos e dentes, é importante para o sistema imunológico e para o crescimento, e usado como um antioxidante potente.

O indicado é dar no máximo três unidades por semana, porque a gema tem muito colesterol. Vale substituir ovos por peixes, como a sardinha e a pescada, que também têm colina.

Frutas

Seja em qualquer época do ano, em qualquer estação, as frutas estão, ou deveriam estar, presentes no nosso dia-a-dia. Nós brasileiros somos muito abençoados por termos tantas variedades de frutas e alimentos que possam nos nutrir e aos nossos pequenos também.

Com isso, listamos algumas frutinhas que sempre estão no cotidiano das crianças e que elas normalmente têm mais preferência:

  • Laranja e Pera:
    Com a introdução alimentar, as frutinhas que mais usamos no cotidiano para as crianças são aquelas que se tornam sucos e de fácil digestão para os bebês, não é mesmo?

A pera, além de possuir um alto nível de água (cerca de 85%), oferece potássio, cobre, magnésio e vitaminas C e B.
Já a laranja, além da vitamina C, contribui com fibra, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A e B.

Lembre-se que a vitamina C é um antioxidante e ajuda na absorção do ferro, que previne o resfriado e fortalece as defesas do organismo.

  • Banana:
    Dentre todas as frutas, talvez a favorita das crianças seja a banana. Trata-se de um alimento muito nutritivo, fundamental para o crescimento das crianças, porque contribui com grandes doses de energia, potássio, ácido fólico, fibras e vitamina B6, que é essencial para uma correta absorção das proteínas, carboidratos e gorduras.

Tente não desperdiçar a casca! Ela possui o dobro desse nutriente do que a polpa da fruta. Reaproveite-a para fazer pão ou bolo de banana, como já mostramos aqui.

  • Mamão:
    Muito conhecido e usado para combater a prisão de ventre, o mamão também tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Ele é composto por uma alta quantidade de fibras e é muito importante na maturação do sistema digestivo das crianças, principalmente para o intestino, na formação do bolo fecal.
    Além de ser fonte de vitamina A, ele é rico em vitamina C e papaína, uma enzima que torna mais rápido o processo de cicatrização. Essa enzima está mais presente na parte interna da casca, por isso, quando seu filho voltar da escola com o joelho ralado, corte um pedaço da casca do mamão e coloque sobre o machucado três vezes ao dia, por aproximadamente 15 minutos. 

Cenoura:

Esse foi o primeiro legume que a Chloe comeu!

A cenoura é rica em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele. Prefira oferecê-la cozida ou assada, pois o calor aumenta a absorção dessa vitamina. Se quiser também, apenas lave e raspe levemente a casca, pois é ali que se encontra a maior quantidade de vitamina.

Com isso a gente entende o porquê das nossas avós falarem que temos que comer muita cenoura para ficarmos bonitas! Rs

Esses foram alguns alimentos que usamos no nosso dia-a-dia com nossas filhas. Amamos a vida saudável e receitinhas diferentes e nutritivas que podem melhorar a saúde da nossa família.

E como é na casa de vocês? Contem pra gente quais alimentos costumam usar para evitar doenças, substituir os remédios e para o dia-a-dia da sua família. Vamos adorar saber!

quem faz parte desse post

Créditos:  Revista Crescer I Livro “Saúde para a mamãe e criança”, de Eliza Biazzi

Fotos: Mika Amato I Siamdrama I Actualno I Aum Magic I Veronique I Natue I Magazine Delle Donne

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Amei todas as dicas, aqui em casa tb tenho uma Bela e ela é muito boa de boca, gosta de todas as frutas e legumes. Ultimamente enjoou do mamao, mas ainda bato ele com laranja e dou em forma de suquinho 😉. Ah, por falar em mamão, adorei a dica de usa-lo pra cicatrizar joelhos ralados. kkk. Bjinhus.

    1. Aii que legal! Talvez seja de Bela!! hehehe
      Ótima ideia essa de bater como suquinho, eles nem percebem e ainda bebem tudo, não é? O mamão faz milagres dos pés `a cabeça, literalmente!!
      É ótimo para hidratar os cabelos também! hahaha 😉

Publicidade

Junia Lane