O seu bebê é único! – Desenvolvimento da Bela

Uma das coisas mais comuns é comparar o nosso bebê com outro bebê (seja o filho (a) da amiga, o irmão mais velho, o priminho…). De certa forma, eu não acho errado se for de forma saudável, para conhecer/entender o desenvolvimento e ritmo do bebê mesmo.

Desde que me tornei mãe muita coisa mudou. Não julgo mais nenhuma mamãe! Não sei a história dela, não sei as razões pelas quais ela faz tal coisa ou deixa de fazer, então não faço aquela cara de desaprovação, que fazia até pouco antes da Bela nascer. Mas, isso é um assunto para outro post. Eu também tento cada vez mais respeitar a minha bebê. Respeito seu tempo, suas vontades, seus gostos. Mas acredito que respeitar caminha junto com “criar oportunidades”. Como você vai saber se o seu bebê não gosta de abobrinha se você nunca ofereceu? (ou se ofereceu uma única vez?). Como saber se já está pronto para engatinhar se nunca o deixou no chão com muita liberdade?

Cada dia um aprendizado novo. Nos primeiros meses foi a amamentação. Como comparar um bebê comilão/guloso com outro que mama devagar e mais espaço? E bebê que dorme a noite toda? A Bela sempre deu um trabalhinho para pegar no sono, mas na hora de dormir, ia que era uma beleza! Até quase 6 meses ela dormia 10 a 11 horas seguidas. Não era mágica nem um truque especial meu (se eu soubesse meu próprio truque estaria aplicando agora porque ela acorda um bocado nas madrugas rsrs).

Cada bebê tem seu tempo para aprender e gostar das comidinhas. Alguns se adaptam rapidamente com alimentos sólidos, outros não. E os que gostam de beber água e os que não gostam? Como explicar? Dentinhos que nascem aos 4 meses, boquinhas banguelas até um aninho. E os bebês que choram baixinho e outros que acordam a vizinhança?

Eu sempre digo que tem uma parcela de genética, histórico da gravidez, etc, mas tem também uma parcela de pura sorte (ou azar rs). Uma leitura bem especial que tive nos últimos meses foi o “Bésame Mucho” do Carlos Gonzalez. Em um trecho ele faz a seguinte pergunta: você acha mesmo que o seu bebê acorda de madrugada para te irritar? acha mesmo que ele pensa ‘ah! agora vou perturbar meus pais que acabaram de deitar!’. Claro que não!” Eu entendi mais sobre o mundo dos bebês e foi bem legal, especialmente porque ele vai de encontro com o “Crianças Francesas não fazem manha”. O primeiro fala e defende a ótica do bebê, o segundo, a ótica dos pais. Claro que eu generalizei aqui, ambos os livros têm coisas muito legais, os autores estudaram, fizeram pesquisas, mas além de toda a parte de teoria, o mais importante é o dia a dia. Só os pais vão saber o que é melhor, o que funciona. Lembro de querer saber quanto tempo a Bela tinha que mamar. Isso tirou minha paz por um tempo. A primeira pediatra falou 20 minutos, o segundo falou 5 minutos. Imagine só o que vai na cabeça de uma mãe de primeira viagem? Mas, a resposta é que não tem resposta. Seu filho é único no mundo, igual não há. Leia, estude, aprenda, mas principalmente, siga seus instintos, aprenda com os erros, busque ajuda. Pode comparar? Pode sim! Pode ficar triste? Não pode, não!

BelaUrsa_10meses050

Sobre o desenvolvimento da Bela….

Nas primeiras horas de vida já começou a mamar bem. Nunca gostou de chupeta. Eu tentei dar e ela confundiu os bicos e eu fiquei muito mal. Mamadeira eu tentei dar aos 6 meses com o meu leite e também não gostou. Tentei outras vezes a chupeta e nunca deu certo. Hoje eu fico feliz porque eu sei todos os malefícios da chupeta e não vou passar pela fase difícil de tira-la. Em compensação, foram muitos episódios que só o peito acalmou. A parte boa é que eu sempre estava por perto. Fiquei/estou cansada? Sim! (mas isso já é outro assunto, rs). O primeiro dentinho chegou aos 6 meses, o segundo aos 8 meses e 4 novos já deram as caras nos últimos 10 dias. Ela demorou quase um mês para gostar das frutas e das comidinhas. Só brincava mesmo. Odeia banana, mamão e kiwi. Muda constantemente o paladar e as vontades. Até uns 5 meses só dormia no colo, depois na nossa cama, depois só dormia mamando e hoje dorme em cima de mim (brinca, brinca na cama até não aguentar mais e aí a cabeça cai, rs). E amanhã? Tudo pode mudar!

Ela demorou um pouco para firmar bem a cabecinha, mas sempre muito esperta, observadora e atenta. Apaixonada por música, bebezinha mesmo ficava emocionada ao ouvir música clássica (a mesma que eu colocava durante a gravidez). Sentou sem qualquer apoio com seis meses e meio, começou a engatinhar de forma bem tímida e para trás lá pros nove meses e quando completou 10 meses descobriu o que era engatinhar para frente e como era legal chegar nos lugares quando quisesse! Passamos por fases de muito grude com a mamãe. Até hoje não gosta muito de colos diferentes, mas sorri e acena para todos na rua. Ela vai completar um aninho na próxima semana. Continua preguiçosa (mas eu prefiro chamar de bebê calminha, rs) e está longe de querer andar. A gente estimula na dose certa. Não gosta de ficar em pé, acredita? Mas quando está no berço e quer sair, chora e fica de pé o tempo que for preciso! rsrsrs. Está sendo acompanhada pelo pediatra mês a mês e tem se desenvolvido muito bem. Entende tanta coisa já. Eu peço pra ela pegar algum brinquedo e ela pega, sabe quando estou brigando, também sabe o que é “não”, fala “mamã”, “paaaaato” e “papa”(de papai). Faz carinho e dá abraço, faz oração antes de comer, quando acorda e antes de dormir, tem opinião forte e é bem decidida. Quando quer uma coisa não descansa enquanto não consegue (ou quando não encontra outra mais legal). Adora bater palmas e dança quando escuta uma música animada. Sorri com os olhos e conquista qualquer um!

Mas sabem o que eu mais amo de tudo isso? A Bela é uma bebê feliz. Feliz porque mora num lar de amor, porque tem segurança e porque é respeitada. O meu papel? Ah! É estar aqui, exatamente aqui para dar tudo o que ela precisa, e isso vai muito além de coisas materiais. Eu tenho uma bebê única no mundo. Eu tenho o maior amor do mundo, assim como você! 🙂 Eu chamo isso de bênção e presente de Deus.

Apresento para vocês a minha ursinha!

BelaUrsa_10meses021BelaUrsa_10meses020BelaUrsa_10meses017BelaUrsa_10meses013BelaUrsa_10meses004
BelaUrsa_10meses052 BelaUrsa_10meses053 BelaUrsa_10meses054

 

quem faz parte desse post

Obrigada tia Junia Lane pelas fotos!
E obrigada Atelier Gaby pelo lacinho delicado.

Deixe seu comentário

3comentários

  1. Jéssica - 9 de agosto de 2016 às 15:21

    Sempre achei – e continuo achando – sua bebê LINDA! Parabéns!!! Feliz aniversário, Bela! Que Deus abençoe cada dia de sua vida! Que Deus dê muita sabedoria a seus pais para continuarem sendo esses pais maravilhosos que te dão tanta segurança, amor e carinho! Que você cresça e se torne uma mulher segundo o coração do Senhor e possa tocar muitas vidas com seu lindo sorriso, como já tem feito desde o nascimento! Parabéns!
    Abraços!

  2. Raquel Santiago Moreira - 10 de agosto de 2016 às 00:10

    Considero muito do que vc escreve Lorena, como um espelho de minha rotina com minha Bela. Acredito que o nome tenha influência…hahaha (coisas de Isabelas).
    Mas o que de fato me encanta é a sua dedicação e respeito, costumo fazer o mesmo aqui em casa. Sou educadora, e sei do grande desafio em tem uma vida sob seus cuidados.
    Peço muito à Deus sabedoria, é o mesmo que desejo para vc e Diego.
    Parabéns pela linda mocinha que cresce em estatura e graça diante do Pai. :*

  3. Clara - 28 de outubro de 2017 às 17:00

    Nossa sua história e maravilhosa e parabéns continue postando novas ideias. Sua filha e linda