Categorias

O Papel da Escola na Vida das Crianças

Hoje estamos comemorando o Dia dos Educadores. Um dia muito importante para ser lembrado porque são eles que nos ensinam, na primeira infância, a ler, escrever e debater dentro da sala de aula. Mais do que isso, eles ajudam a construir um futuro profissional para a sociedade.

A Bela ainda não vai para a escolinha, nem a Chloe para a creche, mas sabemos da necessidade e da importância que a escola tem na vida das crianças.

“Os professores no lar e os professores na escola devem ser compreensivos entre si com relação ao trabalho mútuo. Devem trabalhar juntos, com harmonia (…) esforçando-se para beneficiar as crianças física, mental e espiritualmente, e para desenvolverem um caráter que resiste `a prova da tentação” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 157 – Ellen G. White).

A juventude na escola

A escola é um lugar onde acontecem muitas escolhas, novidades, aprendizado da vida e de vários projetos ao mesmo tempo. “Entre os jovens, há ma grande diversidade de caráter e educação. Alguns têm vivido num ambiente de restrição e rigorosas arbitrariedades, que neles têm desenvolvido um espírito de obstinação e desafio.”

A adolescência/ juventude é um momento de decisões difíceis, mente conturbada e tentações. “Para lidar com êxito com essas mentes diferentes, o professor precisa exercer muito tato e cuidado na liderança, bem como firmeza no controle.” Sabendo o que falar, quando falar e lidar com tais mentes conturbadas, os mestres são exemplos eternos para estes jovens.

“Os professores não são pais”

 Não é de hoje que escutamos essa frase, não é mesmo? A escola é um ambiente onde a criança aprende, reflete e se forma em sociedade, mas é em casa que é formado o caráter dela e ela onde ela deve ser educada como cidadão.

“Os professores têm uma tarefa tarefa que poucos valorizam. Se conseguem educar jovens rebeldes, pouco é visto o seu mérito. E se os jovens vão de mal a pior, então a culpa é da escola e os professores são censurados.” Os pais são os primeiros educadores de seus filhos, e são eles que têm a autoridade para dizer o que é certo e errado e não os deixarem seguindo a sua própria vontade.

É claro que a instituição escolar tem seu papel no desenvolvimento mental e intelectual dos pequenos, mas a tarefa de educar já deve vir de casa. Por isso é tão importante que haja um relacionamento entre a família-escola, para que se tenha uma parceria mútua no conhecimento, desenvolvimento e aprendizado da criança, tornando-o interessado pela escolar e pelos estudos.

quem faz parte desse post

Fonte: Orientação da Criança 

Foto via: Mental Floss

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane