Categorias Bela, Desabafo de Mãe

Minha bebê está doentinha!

Se tem algo que tira a paz de uma mãe é ver o seu bebê doentinho. Puxa! Por mais boba que seja a gripe, por menor que seja o machucadinho, sempre pensamos: “podia ser comigo”. E sem querer acabamos nos culpando pelas coisas adversas que acontecem com os nossos pequenos. O prêmio de empatia com certeza é de todas as mamães!

Contei para vocês aqui que a Bela foi internada semana passada. Na verdade ela já estava com uma tosse chata há umas semanas. As vezes melhorava, as vezes piorava. Passamos na pediatra, como rotina, e não era nada. Depois que mudamos para São Paulo e demos adeus ao clima úmido e quente do litoral, muita coisa mudou. Impossível sobreviver perfeitamente a esse clima seco e tão gelado.

Uns dias antes da internação a Bela pegou um resfriado. A Junia estava super mal e a Bela acabou ficando também. Na sexta-feira a Bela não queria mais comer, tinha febre, uma tosse carregada, nariz escorrendo, sábado a mesma coisa, mas ela deu uma animada no final do dia e até comeu um pouco de ovinho mexido, mas a madrugada foi de crise. Tosse forte, febre e sono picado. A decisão estava tomada: teríamos que ir até o PS. A gente sempre fica meio em dúvida se é melhor ir para o hospital (mais exposição, excesso de remédios) ou não. Eu tento avaliar bem antes, ligo para a pediatra, mas quando bate aquela insegurança o sexto sentido de mãe, é melhor ir mesmo.

O diagnóstico não era esperado: pneumonia. Saí de casa achando que a minha bebê seria medicada e ficaria em observação em casa mesmo. Não imaginava que não voltaria. Embora o raio x tenha dado como início de pneumonia, a Bela não passou no exame clínico, então o tratamento teria que ser no hospital. Ela estava muito cansada para respirar, com a barriguinha bem funda, sem contar que tinha muito chiado + febre.

Eu fiquei arrasada, pensei em mil coisas, me culpei e por fim, aceitei. Somos religiosos e acreditamos em Deus, e nessas horas a fé é a melhor amiga. Confiar que vai ficar tudo bem dá um conforto e aquece o coração. A internação se deu sem data prevista para alta. Queriam ter certeza que a Bela estaria bem. O nível de oxigênio estava baixo e a tosse muito carregada. Passamos alguns dias de tratamento intenso! Aerolin, corticóide, antibiótico, oxigênio e muita fisioterapia. Que difícil a parte da aspiração, a Bela muito chorosa e sofrendo. Que dó! Ela não podia ver ninguém com o uniforme do hospital que já começada a chorar!

Após 4 dias e um segundo raio x (e uma melhora visível no quadro da Bela), recebemos alta. Foi uma experiência que não quero passar de novo, mas analisando bem, foi a melhor coisa. Me senti segura no hospital, com a minha Bela sendo monitorada o tempo todo e tendo certeza que estávamos fazendo o melhor para ela. Bebês regridem e progridem rapidamente e eu tinha certeza que a pneumonia que tinha aparecido tão abruptamente, iria embora na mesma velocidade!

Nesses dias de hospital eu fiquei tão feliz por amamentar e por poder nutrir minha bebê! Em uma das noites eu cheguei a pensar que não tinha mais como “sair leite daqui”. Me sentia seca de tudo, rs. Mas, o nosso corpo é realmente perfeito. Entendeu que a demanda era outra e a produção aumentou. Passei a ser “parmalat”, como nos primeiros meses da Bela.

O resultado não foi de 100% cura, mas ela estava sem risco. Fizemos alguns testes e exames para avaliar se era vírus ou não, mas é difícil saber. A Bela tem sintomas e características de um “bebê chiador”. Esse é o termo que usam para os bebês que geralmente têm bronquiolite (a Bela teve aos 7 meses) e demoram para resolver e cessar com o problema de uma vez. O Diego teve bronquite forte até os dois anos, e pode ser algo genético (puxa vida!). As crises são desencadeadas por quadros virais, como o resfriado, ou outros fatores como mudanças bruscas de temperatura (o que acontece todo dia em SP). A crise também pode aparecer sem uma causa específica. Temos que esperar mais ou menos até dois anos para saber se a Bela terá asma ou não quando for maior.

Essa coisa de “esperar” é pra acabar com qualquer mãe. Ao mesmo tempo que sei que a Bela está bem, fico encudada tentando ouvir seu pulmão, prestando atenção nos sinais… Que difícil! Estou lendo e estudando sobre o “bebê chiador” ou “lactente sibilante” e em breve vou dividir com vocês. Pelo menos aqui em SP tem mais casos do que imaginei e uma mamãe pode ajudar a outra.

Enquanto isso, muita inalação por aqui, lavagem nasal e puff com corticoide. O antibiótico chegou ao fim e já acabamos as sessões de aerolin! Ufa! A Bela reagiu muito bem ao tratamento e a torcida é para não termos mais crises. Ela já voltou a comer e estamos na luta para engordar um pouco e recuperar as calorias perdidas.

Não quero passar por isso de novo, mas uma coisa é certa: estou mais forte, mais experiente e mais grude no meu bebê! Nos momentos de dificuldade percebemos como a vida é frágil e que o que mais importa é estar ao lado de quem nós amamos. Eu tenho um amor tão grande pela minha cria que chega dói! Coisa de doido essa coisa de ser mãe!

Veja também:
Saúde do Bebê – Teste do Olhinho
Saúde do Bebê – Sopro no coração

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Graças a Deus que deu tudo certo! Meu bebê teve bronquiolite no final dos 4 meses! Fiquei muito mal também! Mas tomou os remédios e ficou melhor.. no entanto, até hoje ele fica com muito catarro de manhã (que é quando fica mais frio em Brasília). Mas se Deus quiser vai dar tudo certo com nossos bebês!
    Fiquem com Deus!

  2. Sei bem o que é isso… Já estive internada com meu pequeno. Ele tem bronquite e quando chega o inverno já acendemos o farol e ficamos ligado. Já cansei de acordar a noite pra ouvir a respiração dele. Agora, com 11 anos as crises não acontecem mais. Até agora só teve uma pequena sinusite no começo do inverno. Mas é só baixar um pouco a temperatura pra o nariz começar a escorrer. Siga seus instintos, procure bons médicos e tudo dará certo!

  3. Ah, que triste ver Bela doente, mas que bom que ela melhorou e vocês têm condições de mantê-la em um bom hospital, como você mesma citou em um dos posts. Graças a Deus por isso!
    Eu tive asma até uns 10-11 anos. Fui internada duas vezes quando era criança e lembro da aflição dos meus pais. Graças a Deus, depois da última internação nunca mais tive uma crise forte e já faz uns 7 anos que a asma nem aparece por aqui. Pelo que vi, algumas crianças não levam a asma pra vida adulta.
    A Bela linda vai ficar bem, mamãe.

  4. Com certeza nos tornamos mais fortes depois que temos filhos. A Laura nasceu prematura, com dificuldade respiratória, infecção no sangue e pneumotórax… foi um susto! 10 dias de uti neo, hj está super bem… Deus cuida de tudo, e nos mostra seu amor sempre. Mta saúde p Bela. Bjsss

  5. Deve ser difícil mesmo ver seu filho doente… Não sou mãe ainda,mais fácil não é.
    Lorena..vc poderia fazer um post da sua mudança, o quartinho novo d bebê…

    Um bjo pra vcs e melhoras

  6. Parabéns, texto maravilhoso o seu, me ajudou muito, à mais ou menos uma semana meu bebê tá da mesma forma que a sua bebê estava, sono picado,fabril, coriza, bastante Xiado no peito , moleza no corpinho, tosse, choro, gemidos constantes, sem se alimentar (apetite 0% ), e quando conseguia mamar um pouco que fosse, vomitava tudo, pois é, a tal tosse vilã, que faz com que ele vomite tudo que estiver no estômago toda vez que tosse. O dia já era é ruin, mas é a noite que tudo piora. Nossa, como dói ver minha cria sofrendo assim, até os medicamentos que a pediatra passou ele rejeita e acaba vomitando tudo também, daí ela passou o tratamento injetável de (TRIAXIN¤ceftriaxona) 500mg IM ,durante 3 dias, caso não resolva, tenho que retornar ao fim do tratamento para ela avaliar se houve melhora ou não, caso não tenha havido uma melhora considerável, ela encaminhará ele para o hospital, coisa que eu estou com vontade de fazer à 2 dias, levalo para o HSP para que lá ele tenha um tratamento melhor e tomando soro ele se hidratará porque aqui ele não tá aceitando nem água, tenho medo dele desidratar muito e o pior, medo dele está com início de pneumonia também. 🙁

Publicidade

Junia Lane