Categorias Mamãe Empreendedora

{Mamães Empreendedoras} Woog

Uma das nossas colunas mais especiais e inspiradoras dentro do blog é a Mamãe Empreendedora! Um cantinho dedicado à mamães que a gente admira muito. Isso tudo pelo simples fato de sabermos o quão difícil é conciliar qualquer outra atividade quando se tem filhos, não é mesmo?

Se você tem dúvidas sobre realizar ou não um sonho, se precisa de um empurrãozinho para começar, aproveite para conhecer a história de outras mamães que já passaram por aqui, como a da Débora e Flávia, da Beterraba, da Fernanda Petelinkar, do Achei o que eu queria, da Rosa, do Festa, Papel e Tesoura, e muito mais.

Hoje vamos conhecer a Luíla e a Karina, proprietárias da lojinha Woog. Nós somos apaixonadas pelos produtos criativos, confortáveis e lindos que elas criam, e temos certeza que vocês vão amar também.

Luíla, mineira do interior e Karina, paulista, cada uma com tem 2 filhos.

Trabalhamos por aproximadamente 12 anos em empresas de varejo (Renner, Marisa, C&A, Riachuelo, Any Any, Pernambucanas, Li&Fung), ali participávamos do desenvolvimento de coleções, planejamento de compras, planejamento estratégico, acompanhamento de vendas por perfil de clientes, viagens de pesquisa e compras na Ásia e América Latina. Vimos todas as realidades de diferentes mercados e fábricas no Brasil e mundo afora.

Nos conhecemos em 2007, quando trabalhamos juntas, e nos tornamos amigas. Vez por outra falávamos do desejo de empreender, de ter liberdade para implementar as próprias ideias, administrar nosso tempo – neste tempo ainda sem as crianças.

Com a maternidade mudou tudo! O desejo de empreender e colocar em prática nossas crenças fazia cada vez mais sentido, e foi um caminho muito natural trabalharmos em uma marca! Adoramos a dinâmica do varejo, queríamos empreender, organizar o tempo de forma em que conseguíssemos estar presentes também no dia a dia deles… E parecia simples.

Em março de 2017 nosso desejo começou a tomar forma! Estava tudo na cabeça e no coração, mas não sabíamos por onde começar!

Começamos do zero, criação do nome, conceito da marca, propósito, escolha de fornecedores, categoria de produtos, trabalho intenso com modelagens (quem gosta de comprar um produto 2 números maior que a idade do filho? Ou comprar uma peça descartável?), escolha de matérias-primas, canais de venda… Tudo isso precisaria encaixar no nosso dia a dia e fazer sentido.

Com 2 filhos cada uma, hoje com 2 e 4 anos (os Joãos, a Julia e o Gael), é muito orgulho (e um trabalhão) em criar uma marca com sentido. Ter a alegria e o universo lúdico como inspiração principal mas também o que está por trás, o cuidado com a cadeia de fornecimento, com cada matéria-prima.

Aliado a isso, estávamos tendo ideias e com as crianças crescendo, as demandas aumentando, começamos pensando em uma mochila que coubesse tudo que queríamos levar, porém fácil de limpar e prática! Criamos a mochilona (nossa mochila G) toda forrada em nylon e de lona resistente, e por aí foi…

Mas não era só isso, queríamos que os pequenos gostassem do que estávamos fazendo, e entramos no universo deles! Queríamos trazer mais cor às roupas deles. Essa era a parte criativa! Piramos. Não tínhamos nome ainda e já tínhamos 45 estampas, matérias-primas e fornecedores definidos, e estávamos trabalhando as modelagens, tudo ao mesmo tempo. 99% das nossas estampas são sem gênero, produtos também (jaquetas, corta vento, calças de moletom, galochas…).

Fazíamos nossa parte no lado que conhecíamos e contratamos freelancers para nos ajudar com a criação e imagem da marca.

Deles veio o nome Woog. O nome de um lago onde mora um dinossauro simpático. Era isso.

Definimos que a Woog seria uma marca presente no universo da brincadeira. Definimos que a ideia da marca seria sair para brincar e criamos todos os produtos com essa ideia principal.


Começando definindo o mix de produtos, os fornecedores de matéria-prima, aviamentos, acompanhamos toda cadeia produtiva, trabalhamos principalmente com estamparia digital em nossas roupas (onde há menor consumo de água, menor agressão ao meio ambiente), trabalhamos com fornecedores que confiamos.

Em agosto de 2017 nos tornamos empresa e lançamos em abril de 2018 numa feira no bairro de Pinheiros, São Paulo.

Temos linha praia (todas com proteção UV 50+: biquínis, sungas, tudo), mochilas, pochetes, leggings, jaqueta corta vento, moletons, short saia, sapatilhas antiderrapantes e galochas. Nossas estampas são exclusivas e feitas pensando no universo da criançada.

Nossos filhos interferem diretamente nas escolhas! Tudo tem um ‘quê’ lúdico. Temos as leggings com apliques divertidos, galochas com asas, jaqueta que se transforma em bolinha pra facilitar a vida… Tentamos associar alegria e praticidade de acordo com nossas necessidades.

Para os acessórios priorizamos o couro ecológico. Não temos fábrica, trabalhamos com oficinas pequenas em confecção e acessórios, e para calçados fizemos uma parceria com uma empresa grande, porém familiar. Em toda cadeia temos certeza da remuneração adequada de cada funcionário, cuidado com modelagem, qualidade e acabamento. Acompanhamos tudo!

Não pensamos em ser uma marca de shopping no futuro. Nossa intenção é vender em nosso site, em feiras comerciais, lojas colaborativas e, esporadicamente, fazer uma loja itinerante. Tudo que criamos, todas as ideias, incluem estar presente no dia a dia dos pequenos!

Somos em 2 e não temos funcionários ainda. Trabalhamos cada uma em sua casa durante as manhãs e nos reunimos à tarde quando os pequenos estão na escola. Às vezes não damos conta de tudo e precisamos trabalhar manhãs e também madrugadas. É comum embalarmos produtos do site noite afora e responder e-mails tarde da noite, por enquanto. Esse mês estamos nos mudando para nosso estúdio, ateliê, escritório, showroom, tudo junto! Até então ficava tudo em casa, dá pra imaginar? Em breve vamos contratar um estagiário.

 

O mais difícil é começar, filtrar as opiniões e manter o foco em nossas crenças.
Muita gente tem a fórmula certa ou melhor pro nosso negócio, então o foco é importante!

Quando se trabalha muito tempo no setor corporativo, as pessoas tendem a achar que aquele é o único formato de trabalho e o melhor. Não entendem que trabalhar pequeno e com propósito também pode ser bom, esse é um desafio diário que percebemos.

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Criativa e pratica a coleção da Woog!!
    As crianças se sentem confortáveis e brincam com segurança e prazer!
    Parabéns as Mamães Empreendedoras

Publicidade

Junia Lane