Categorias Mamãe Empreendedora

{Mamãe Empreendedora} Aurora, Senhora!

Hoje tem história especial em uma das colunas preferidas do blog. Amamos conhecer as mamães por trás das empresas que amamos e ver a força que elas têm para chegar onde estão e inspirar outras mamães a seguir em frente no empreendedorismo ao lado dos seus filhos.

É sempre legal ter histórias de vocês por aqui, e hoje quem nos inspira é uma mamãe querida, forte, cheia de talentos e muito criativa, a Daniela da “Aurora, senhora!”

Para quem ainda não conhece o trabalho da Dani, leia até o final e veja quantas inspirações e dicas através ela dá, principalmente para fazer você acreditar em si mesma.

A “aurora, senhora!” começou em cerca de setembro de 2014 quando eu tive Síndrome de Burnout severa e precisei me afastar da função de embriologista. A decisão de sair foi consciente, mas dolorosa. O crochê e a costura que havia aprendido na infância, e fazia apenas para minhas filhas, foram utilizados intensamente como uma forma de terapia para me manter no agora e controlar as crises de pânico.
As produções começaram a ser vendidas em marketplace de artesanato e entre os amigos. O negócio foi criando corpo e logo precisei optar por qual linha eu manteria: os bonecos de crochê ou os babadores e aventais. Escolhi os aventais por perceber que faltava no mercado produtos que facilitassem a vida das pessoas em relação à bagunça que o desenvolvimento da autonomia infantil traz.

Foram praticamente dois anos trabalhando na informalidade e em julho de 2016 criei uma MEI.

 

Conhece a palavra “euquipe”? Pois é, sempre fui a equipe de uma só pessoa responsável por tudo, criação, desenvolvimento, produção, marketing, financeiro, vendas… ufa! Tive que aprender tudinho no dia-a-dia. Quando decidi abrir minha própria loja online foi outro desafio para migrar os clientes e aparecer na internet. Isso tudo cuidando da casa e das filhas, não havia mais tempo de nada!
Há pouco tempo, depois de uma recaída daquelas no final de setembro de 2018, meu marido saiu do emprego para cuidar de mim e me ajudar na empresa. Hoje, a “aurora, senhora!” já é micro-empresa individual, mas conto com a super ajuda do Fernando; ele que faz a logística e muito me ajuda nos compromissos internos da empresa. Falo que somos uma equipe de 5, pois as meninas também participam, adoram dobrar as caixas de envio, emitem opiniões sobre as estampas e combinações, amam ir até os correios… Devido a tudo isso, hoje a “aurora, senhora!” se identifica com o empreendedorismo familiar.

A manhã já começa agitada, tem de conciliar a rotina das gêmeas que entram na escola às 8h, dividir o atendimento às clientes, às redes sociais e decisões da empresa com as tarefas escolares, cuidados da Catarina e trabalho doméstico. À tarde tenho somente 4h para fazer render tudo: embalar e postar, comprar insumos, fazer reuniões, produzir ou criar. À noite voltamos ao mix de decisões e atendimentos online com as tarefas maternas e domésticas.

 

Tudo começou com a minha necessidade. Com o contato próximo das clientes, sugestões foram aceitas tanto para adequação dos produtos como criação de outros.

No início de tudo eu fazia sob encomenda, hoje trabalho a pronta-entrega, disponibilizo dezenas de opções às clientes. Em alguns casos apenas, faço uma produção especial.

Um dos próximos passos é lançar três produtos que tenho gestado há dois anos e por falta de tempo não consegui finalizar.

Criar uma equipe com mães que não conseguiram voltar ao mercado de trabalho. A aurora, senhora! quer crescer, mas quer fazer pessoas crescerem também.

O maior desafio tem sido desenvolver um tecido específico, isso tem exigido muito investimento em testes com tecelagens e produtos.

Estou finalizando meu ateliê. O atendimento será com hora marcada para poder conciliar toda a rotina pessoal. O produto mais vendido é o Babador de manga longa, seja o em tecido para quem gosta de absorção ou o impermeável. No verão quem dispara é o avental dupla-face. Mas tenho outras opções de babadores e acessórios para a autonomia.

Dois produtos estão ganhando atenção especial:

1- O Splash Mat que pode ser tapete impermeável para a alimentação, atividades de artes ou picnic, pode ser toalha de mesa impermeável também. Como é antiderrapante, o legal é que não escorrega tão fácil.

2- A Munhequeira em tamanho especial para bebê foi pensada para segurar o suco dos alimentos que escorrem pelos bracinhos, foi uma ideia da necessidade minha que tem ganhado adeptas.

É o típico se virar nos trinta. Meu último aprendizado foi que separar os espaços de trabalho profissional e doméstico ajudam a ter mais foco e fazer render mais qualquer trabalho, além de me “impor” um descanso, pois se deixar trabalho 24h.

Acredite em você, mesmo que ninguém mais acredite. Se eu tivesse seguido todos os conselhos não teria criado minha empresa, muito menos estaria fazendo algo que gosto e incentivando uma infância mais autônoma. Sei que é difícil e cansativo, mas aos poucos a gente descobre como encaixar tudo, mesmo que isso demande passos minúsculos.

 

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane