Introdução Alimentar da Chloe

Depois da visita a nossa pediatra, Dra. Marcia, percebemos que já estava na hora de começar a introdução alimentar. A Chloe é pequena, mas é gordinha! Não sei pra quem puxou! Nem para ser alta e magra igual ao pai! hehehe… Mas tudo bem, com apenas 5 meses já dá pra perceber que ela tem exatamente o meu corpo, parece uma mini Júnia mesmo com a cara do pai!(rs).


A Chloe tem 5 meses e 2 semanas de vida, e é muito gulosa. Pela primeira vez, oferecemos outro alimento além do mamazinho. Quanta emoção! Resolvemos começar a introdução alimentar mais cedo, já sabemos. O ideal é começar com 6 meses, mas adiantamos esse processo para não ficarmos tão tensos quando fosse a hora realmente, e para começar a adaptação dela e de todos! Tudo com calma, sem stress.

Eu optei por oferecer tudo orgânico nesse começo da vida dela. Então, lá fui eu comprar a primeira comidinha que a Chloe iria provar. Vocês adivinham?

Não foi banana.

Não foi maça.

Foi um legume.

Uma cenoura!

É uma coelhinha mesmo! Eu queria que ela começasse com os vegetais. Sei que não é tão comum assim, mas fiquei pensando que seria mais fácil ela rejeitar os vegetais lá na frente se começasse com as frutas que são sempre mais agradáveis ao paladar e bem docinhas. O meu leite também é SUPER DOCE (sim, confesso, eu já provei!). Na minha mente e no meu coração isso tudo fez muito sentido por isso resolvi seguir o meu instinto.

Como eu fiz? Bom, eu ralei uma cenoura inteira, usei uma fraldinha para espremer e extrair todo o líquido da cenoura. Coloquei esse líquido em um recipiente junto com um pouquinho da cenoura ralada, só para dar alguma fibra pra ela, entendeu? Ofereci na colher com medo dela rejeitar, mas ela AMOU. Bebeu todo o suco de cenoura na colher e depois ainda ficou sugando aquela fraldinha que eu usei para espremer. Ficou parecendo aquela redinha que vende por aí, sabe? Ficamos radiantes com a experiência! Ao todo deve ter sido uns 30ml de cenoura purinha.

No dia seguinte, ofereci a mesma coisa, dessa vez em uma quantidade maior.

Começamos com as colheradas e terminamos com mamadeira de suco de cenoura. Foi tudinho novamente! Comecei a ficar com dúvida se ela ainda comeria mais ou não. Então todos os dias eu fui aumentando a dose até ela rejeitar.


No terceiro dia, ela experimentou maçã orgânica raspadinha, mas não curtiu muito. Então ofereci um pedaço da maçã e ela gostou bem mais! A textura da maçã provavelmente foi muito diferente para o que ela estava acostumada, e com o pedaço inteiro ela foi apenas chupando o líquido docinho. Nos divertimos com ela! 🙂

No quarto dia trocamos a cenoura por beterraba. Que lambança! Babador ajuda, mas não dá jeito! A gola do body ficou toda pink. Em relação ao paladar dela senti que a beterraba não foi tão bem aceita quanto a cenoura, mas eu entendo, odiava beterraba quando era criança também. hehehe.


A mais querida foi a laranja lima. Minha mãe estava aqui em casa e bateu o pé dizendo que quando éramos pequenas bebíamos muito suquinho de laranja lima, então me rendi e antes de beber o suco eu dei o bagaço em colheradas para tentar equilibrar. Desse jeito ela experimentou os gominhos da laranja lima e depois bebeu o suquinho!  O mais legal foi o que a laranja equilibrou o intestino e facilitou a evacuação de tudo isso que ela estava experimentando nesses dias! Foi ótimo.

A banana veio do sítio dos meus pais! Ela é bem menor que as bananas que compramos no supermercado. Na primeira vez oferecemos uma delas e a Chloe comeu todinha, depois oferecemos mais e hoje ela já come duas bananas dessas de uma vez! Parece gente grande.


Hoje, 15 dias depois, ela já tem uma vasta experiência gastronômica : cenoura, beterraba, maçã, laranja lima, manga, couve, abacate, mamão, pêra, melão e banana. Mas, mesmo com tudo isso, ainda prefere o mamazinho da mamãe!:)

Vou aproveitar… Porque daqui a pouco ela vai preferir outras coisas! (rs).

 

Deixe seu comentário

12comentários

  1. Jaqueline Ribeiro - 26 de junho de 2017 às 17:55

    Quem aguenta essa delicinha toda suja de papinha? Muito linda Chloe 😍😍

    1. Lápis de Mãe - 28 de junho de 2017 às 19:01

      Oi Jaqueline!
      hahaha, muito fofa, né? Sou suspeita! rsrs
      Obrigada! 🙂

  2. Eva - 26 de junho de 2017 às 20:11

    Eu já estava mesmo curiosa! Que amor de Chloe!!! Vou tentar com minha filhinha tb! 😘😘😘😘

    1. Lápis de Mãe - 28 de junho de 2017 às 19:02

      Oi Eva! Obrigada pelo carinho!! Continue nos acompanhando para ver mais diquinhas de receitas e alimentação saudável 🙂
      Ah, conta pra gente depois como foi com a sua filha!!
      Grande beijo

  3. Sarah Chaves - 28 de junho de 2017 às 00:36

    Chloe, você mandou muito bem! Parabéns!
    A comidinha preferida do Tom aqui é abóbora com couve!
    E ele adora frutinhas misturadas tipo saladinha de fruta.
    Vou testar aqui se ele toma esse tal de suco verde pra bebê que sua mãe inventou.
    Um beijinho.

    1. Lápis de Mãe - 28 de junho de 2017 às 19:04

      Oi Sarah!
      Tenta sim, é ótimo e a Chloe ama, além das frutinhas…
      Depois conta pra gente como foi com o seu filhote!!
      Beijo granda,
      Jú e Chloe

  4. Luciana - 17 de julho de 2017 às 19:06

    Que amor. Linda Chloe.

    1. Lápis de Mãe - 18 de julho de 2017 às 16:09

      Obrigadaaa, Luciana!
      Beijos 🙂

      1. Luciana - 25 de julho de 2017 às 20:25

        Vocês moram aqui mesmo no Brasil?

        1. Lápis de Mãe - 26 de julho de 2017 às 08:21

          Oii, Lu!
          Siim!! A Lore em SP e eu no Rio 🙂
          Grande beijo!

  5. Lidiane carvalho - 13 de dezembro de 2017 às 19:58

    Olá, muito Boa as dicas…
    Tenho um bebe de quase quatro meses e volto a trabalhar daqui dois meses. Não vou deixar de amamentar e não quero da leite de gado pra ela… como posso substituir?

    1. Lápis de Mãe - 22 de dezembro de 2017 às 13:29

      Você pode congelar os seus leites e pedir para alguém aquecer na hora que ele for beber, ou então pode dar leites naturais! Já fizemos receitinhas de como fazer aqui no blog 🙂