Categorias Dica de Mãe

Escolhendo o Nome do Bebê

Escolher o nome do bebê é uma tarefa bastante difícil, não é mesmo? Já contamos aqui como foi a escolha para o nome da Bela, do Pedro e o da Chloe, e não foi uma decisão nada fácil. Primeiro porque estamos decidindo o nome que será para a vida inteira do bebê, e a pergunta que vem à mente é: “será que ele (a) vai gostar?”

As opções são inúmeras, e mesmo que você já tenha um nome em mente, ele será motivo de dúvidas na hora da decisão. Sabe por quê? Você irá ouvir todo tipo de palpite por parte dos amigos, parentes e até mesmo de estranhos!

Então, hoje vamos dar algumas dicas para quem está passando pela fase da escolha do nome do bebê e pensar bem antes da decisão final.

1. SIGNIFICADO ESPECIAL
É legal que o nome tenha um significado que expresse algo positivo para o casal. Afinal, o nome do seu filho (a) será uma decisão dos pais e não de outra pessoa! Por mais que a família dê alguma sugestão, são vocês quem tomarão a decisão final. Assim também é uma forma dos pais enxergarem o filho futuramente como adulto, como profissional. Nesse momento a imaginação vem à tona!

2. FALE ALTO O NOME COMPLETO
Tenho uma prima, que engravidou junto a gente, que “gritava” o nome das filhas como se elas estivessem muito longe só para testar se gostaria do nome proposto ou não. Essa é uma forma de vocês se acostumarem com um nome novo dentro de casa.

Ah! Cuidado com trocadilhos, mesmo que eles pareçam bonitinhos na hora. Lembre-se de que seu filho vai conviver com eles pelo resto da vida.

É importante também ver se há redundância com o sobrenome. Se a cacofonia não lhe agradar, melhor escolher outro nome.

3. LEVE UM CADERNINHO NO BOLSO
Se você é uma pessoa que anota tudo e adora sugestões, que tal levar essa dica na bolsa? Tenha uma listinha sempre à mão para acrescentar um nome interessante que ouvir ou quando tiver alguma ideia repentina. Vai que o nome do seu bebê surja desta forma?! hehe

4. HOMENAGEM
Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferência religiosa. Já outras que têm tradições de repetir o nome do pai, passando de geração a geração. Se você concorda com a tradição e gosta do nome, ótimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua.
Conversem para que os dois entrem em um comum acordo. Se a tradição vencer, pense em um apelido para chamar o seu bebê. Mesmo ficando só entre vocês dois, a sensação de ter dado um nome será satisfatória.

5. GRAFIA
Soletrar o nome, para muitas pessoas, já é um fato que incomoda. Na hora de decidir o nome e sobrenome da criança, se coloque no lugar dela. Muitas vezes um nome simples, mas com muitas consoantes repetidas, dá mais trabalho que um nome grande e simples de falar, ou seja, que não precise soletrar inteiro.

Observe quanto tempo leva esse processo de falar e repetir o nome para alguém, e veja se vale a pena sua decisão, mesmo que seja diferente dos outros.

6. NOME FORA DE MODA PODE VOLTAR
Lembre-se disso!! As vezes você gosta muito de um nome mas não quer colocar no seu bebê por estar fora de moda. Nomes considerados antigos costumam voltar. Joaquim, por exemplo, já foi considerado um nome fora de moda e depois voltou com tudo. Não vá pelo o que os outros pensarão, mas pelo seu instinto de mãe!:)

https://bebe.abril.com.br/familia/11-dicas-para-escolher-o-nome-do-bebe/

quem faz parte desse post

Foto: Thinkstock | Whats on my PC
Bebê.com e Baby Center

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Paz Bom Dia 🙂
    O nome da criança realmente é muito importante…
    Antes deu me casar já sonhava muito em ter filhos, no mínimo 4 rsrsr
    Porém me casei digo eu com uma idade avançada. Kkkk
    Mais sempre tive uns nome em mente:
    Se for Mmulher se chamará Débora, e se for homem Davi 🙂
    Porém a bispa de minha igreja engravidou e colocou o nome do seu filho de Davi… não quis mais esse nome…Mudei para Daniel! Eba que lindo:) Porém não engravidei ainda:(
    e acreditam minha bispa está gravidou novamente e o nome será de seu filhinho será DANIEL! Eita Glória…kkkk, e tem mais se fosse mulher seria Débora! Pois é rsrsrs
    Mais já decidi não vou trocar se eu engravidar de menino será Daniel, talvez eu pense num segundo nome… Talvez!
    E se for menina será Ana Débora! Que lindo <3
    Fui em um chá de bebe, e a pastora que estava pregando disse que o nome de sua linda netinha era Ana Débora, então esse nome não saiu mais do meu coração:)

    Atá falei de mais…
    bom dia e fiquem com Deus

Publicidade

Junia Lane