Categorias Brincadeiras, Festinhas

Dicas para planejar uma Festa na Roça – Comidinhas, Brincadeiras, Décor, Lembrancinhas

Nessa época do ano a gente sempre arruma um jeitinho de participar ou de fazer a própria festa da roça, não é mesmo? O friozinho parece colaborar e a vontade de comer uma canjica quentinha, um arroz doce, uma sopinha confortante, milho, pamonha, paçoca, pé de moleque, cuscuz doce e tantas outras comidinhas típicas aumenta.

As crianças já ficam doidas com as brincadeiras; de longe identificam bandeirinhas, barraquinhas e logo querem se produzir! A gente ama as roupas fofas, cheias de cor e estampas lindas e variadas! No mesversário da Bela compramos um vestido super simples e fofo com laços e bonequinha caipira na frente.

Se você está planejando uma festa assim, capriche nos detalhes e prepare-se para colocar a mão na massa, essa é a parte mais legal!planejandofestanaroçaE agora vão as dicas! Por onde começar?

– Decoração e Estrutura:

Barraquinha, muita madeira, feno, varal de luzinhas (fica um charme junto com as bandeirolas). Uma fogueira pode ser muito bem vinda, dependendo do local da festinha! Tecidos coloridos de várias estampas podem dar o chame especial nas mesas, lembrancinhas e outros detalhes importantes.

Se você planeja fazer barraquinhas, conte com um marceneiro profissional ou se seu marido topar colocar a mão na massa vai ser muito legal! Essa parte dá um pouquinho de trabalho mas fica bem bonito.

– Cardápio:

Como já mencionamos anteriormente, os pratos que fazem mais sucesso são os de milho, amendoim e coco. Esses são os ingredientes principais!

Você pode ter alguns pratos feito pela vovó ou por uma tia querida. Amamos quando parece que só existe uma pessoa no mundo que sabe fazer uma determinada comida! Tem gosto de infância e traz tanta recordação boa (e a pessoa sempre se sente importante!)

Invista em porções pequenas! Além de evitar desperdícios, os convidados querem provar várias coisas e não querem comer porções grandes de cada uma delas.

Opções salgadas: Tortas salgadas, mini sanduíches, milho cozido, pamonha, pinhão, pipoca, cachorro quente, amendoim salgado, caldos.
Opções doces: Pé de moleque, paçoca, quindim, canjica, arroz doce, curau de milho, maçã do amor, cocada, espetinho de frutas, doce de abóbora, queijadinha, rapadura, pé de moça, bolo de fubá, pipoca doce.

– Brincadeiras e Caracterização:

É super legal ir caracterizado para essas festas! A proposta é se ver numa roça em todos os sentidos. Invista em chapéus, camisas xadrez ou vestidos com meia calça, e maria chiquinha.
As estampas não são combinadas realmente e essa é a graça!

– As brincadeiras para as crianças podem ter vários níveis de dificuldade: (via: Mensagens Com Amor)

Pescaria –> A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes com papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou ficar com maior número de pontos. É também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

Corrida do saco –> Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Derrubando latas –> Basta colocar várias latas vazias em pirâmides num muro ou mesa. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

Corrida de pés amarrados –> Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um participante é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Dança da cadeira –> Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se uma música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar na última cadeira. Sempre sobrará um participante para sair da brincadeira!

Cadeia –> Escolhe um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeie (ou sorteie) um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e paga uma prenda para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa.

Corrida de ovo na colher –> Um ovo cozido de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo. Ganha quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair. Caso deixe cair, terá que voltar ao ponto de partida.

Pau de sebo –> Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

Correio Elegante –> Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.

– Final de festa:

Que tal sentar para conversar com amigos, tomar um chocolate quente, tocar música no violão e cantar juntos de frente para fogueira?

– Lembrancinhas amadas:

Pode ser uma comidinha gostosa para o café da manhã no dia seguinte! Parece que fica mais gostoso, não é mesmo? Capriche no embrulho!

Espero que vocês se divirtam e aproveitem as dicas para outras festas também!

Deixe seu comentário

7 comentários

Publicidade

Junia Lane