Dicas para montar quarto montessoriano

O post de hoje é super interessante e especial para as mamães que adotaram o método Montessoriano para criação dos seus filhos e procuram inspiração. Mamães que ainda não conhecem, ou que estão estudando e se informando sobre o método, o mais importante é conhecer a fundo, ler bastante, se informar e conversar com outras que já vivenciam.quartomontessoriano_LDMAlgumas mamães adaptam a casa inteira para a criança, outras adaptam o quartinho. O mais importante no método montessori é permitir que a criança explore o espaço, se descubra e tenha tudo ao alcance.

Se colocar no lugar da criança, ver pela ótica dos bebês, imaginar como enxergam tudo ao redor e como fazer para acessar é super importante! Dessa forma, fica mais fácil preparar o ambiente montessoriano!

montessori7 copy

Prepare de forma que desenvolva a imaginação, que instigue e dê vontade de alcançar. De acordo com a Maria Montessori, a fundadora desse método, TUDO PASSA PELAS MÃOS, que são as ferramentas principais, permitindo o desenvolvimento físico, emocional, motor e cerebral.

O cérebro interpreta a partir do toque das mãos! Para isso é aconselhável trabalhar com cores, texturas, espelhos para que elas se reconheçam (e reconheçam seus movimentos), brinquedos diferentes que desenvolvam o sistema motor e o movimento de pinçar; um cantinho de leitura, barras e alguns pequenos desníveis/degraus para desenvolver a força também.

Vamos dividir com vocês alguns quartinhos montessorianos para vocês se inspirarem!

montessori5

Quartos com dois ambientes interessantes podem ser o suficiente!

1. É importante ter cuidado com um piso (emborrachado ou eva).
2. Formas, texturas e cores podem ser convidativas e tirar as crianças da inércia.
3. Objetos para apoio motivam as crianças e desenvolve força.
4. Cantinho da leitura é um dos pontos altos. Deixe livros ao alcance delas.
5. A organização é primordial e deve ser ensinada, se tornando assim divertida e leve.
6. A limpeza do quarto é fundamental.

montessori6 copyimg_4791-copymontessori2
Além do quartinho, é possível separar alguns mini ambientes pela casa de forma que a criança entenda e saiba o que pertence a ela. Na sala, uma parede com poucos brinquedos ou livros pode ser interessante. E na cozinha, uma pequena estante com utensílios de cozinha (não perigosos) pode entreter.
salaecozinha_montessori copy

Brinquedos do tamanho deles ajudam a desenvolver coordenação motora, movimento e força.

montessori1montessori10

Somos apaixonadas pelas camas montessorianas, especialmente as em formato de casa, que podem ser de madeira crua ou coloridas, dependendo da decoração escolhida.

montessori8

O resultado são crianças independentes, com liberdade e muito conhecimento de si mesmas e do pequeno mundo em que elas vivem. Mais para frente abordaremos outras questões super interessantes como escola, alimentação e outros assuntos desse método.

Deixe seu comentário

1comentários

  1. Isabella Colla - 24 de maio de 2016 às 15:30

    Adoro o método da Maria Montessori, acho super valido a criança se sentir independente, e ter seu espaço com tudo no seu alcance. Também já li muito sobre ela e seu método.
    O quarto do meu filho, montamos com tudo pensado para um bebe, com tatame, e as coisas todas em seu alcance, só tem o berço ao invés da cama, mas agora que estamos de mudança a primeira coisa que já adquiri para o quarto novo, foi a cama casinha (Miguel acabou de completar 1 ano) e quero essa liberdade pra ele no quarto e em casa.
    Obrigada pelas dicas, já vou implantar muita coisa na casa nova. : )

    beijos