Desmamei, e agora?

Há umas semanas dividi com vocês o relato do desmame da Bela, que verdade, aconteceu quando ela completou 1 ano e 10 meses. 

Um dos medinhos bestas que tinha com o desmame era que a Bela ficasse mais distante de mim. Conheço várias mães que não amamentam e as crias são super grudadas, mas como a minha experiência era apenas com a amamentação, sem chupeta e sem mamadeira, passava pela minha cabeça que a Bela teria necessidade de “algo a mais”, ou que talvez ficasse menos apegada a mim. 

 

Bom, me enganei por completo! A grande felicidade é que o desmame veio na hora certa, com a Bela super preparada. Ela come super bem, nunca trocou o café da manhã pelo mamazinho, cada vez mamava menos na rua (só em casa e no carro) e já estava muito relacionado ao sono e aos dias que eu passava todo o tempo com ela sem trabalhar (como ela sabe, hein? rs). 

Eu queria que fosse tranquilo e sem traumas, como contei para vocês. 

Quando voltei de viagem e não tinha mais o mamá, a Bela passou a ficar mais grudada comigo. O momento no colo da mamãe não era mais relacionado só ao peito, mas ao aconchego e carinho. A hora de dormir era com a mamãe, e eu passei a ganhar mais carinho. Que presente, que alegria!!! Coração de mãe fica quentinho. Tomamos a decisão certa na hora certa! 

Enquanto isso, passei a usar meus sutiãs com bojo, renda e alça fina (rs), e fiz todos os pacotes estéticos que vocês possam imaginar! Muita gente fala que não tem problema fazer durante a amamentação, especialmente quando o bebê já está maior, mas na dúvida, preferi não arriscar. 

Estou gostando dessa fase. Como se estivesse resgatando o meu lado mais feminino, e faz todo o sentido. Os hormônios para a produção de leite foram distribuídos para outros lugares (hahahaha). Só falta voltar pra academia (abandonei por completo com o pico de trabalho dos últimos meses). 

Bom, enfim! Quis dividir com vocês. Amei amamentar. Olho para as fotos e vídeos e vem um sentimento bom de “eu consegui” (quem amamenta sabe como é bom, mas muito desafiador), mas confesso que estou curtindo demais essa “fase minha” e com a Bela grudada em mim, por mim e sem interesses maiores (ou seja, nas peitcholas). 

Alguém por aí está vivendo a fase do desmame ou pós desmame e curtindo? Ou quem sabe com saudades? 

quem faz parte desse post

Fotos: Ítalo César

Deixe seu comentário

6comentários

  1. Daniela - 5 de setembro de 2017 às 11:04

    Oi Lorena,
    Meu Theozinho é um dia mais novo que a Bela e agora estamos entrando na fase do desmame. Confesso que tenho esse mesmo medo, de que ele se afaste de mim por causa do mama. Mas como meu coração fica em paz de ler seu relato.
    Estamos quase lá, temos só o mama pra dormir, todos os outros ele já não liga mais! Também quero que seja o mais natural possível, sem traumas para ambas as partes.
    Um abraço

    1. Lorena - 5 de setembro de 2017 às 20:52

      Dani!!! Força e confiança que somos as pessoas mais importantes, seja com o mama ou sem!!! 😉
      estou aqui na torcida. Depois conta como foi!!!

  2. Stéphanie - 5 de setembro de 2017 às 11:24

    Ola Lorena,

    Você tomou algo pra secar o leite?
    Amei seu relato. Estamos por aqui com 1 ano 1 mês, ela faz todas as refeições direitinho, toma leitinho. Estou sentindo um forte desejo de desmamar. As vezes ela cisma em ambientes públicos e quase arranca os botões da blusa. Rs

    1. Lorena - 5 de setembro de 2017 às 20:54

      Sté, não tomei nada! Secou depois de 2 meses.
      Se você tem bastante leite e a sua bebe mama bem, eu esperaria mais um pouco pra desmamar. Mas aí você pode ver com a pediatra.
      Como ela n tem outros leites, é bom manter. É o q eu penso. E nessa fase n vale a pena entrar com fórmula mto menos mamadeira, ne? Menos uma coisa pra tirar lá na frente. Bj

  3. Munique - 5 de setembro de 2017 às 22:47

    Que bom, Lorena! Aqui vamos completar 2 anos de amamentação agora dia 18. Confesso que to querendo muuuuuuito o desmame, mas meu filho não compartilha desse meu desejo. Tenho sentido a necessidade de ter meu corpo de volta, sabe? E não sinto que seja egoísmo da minha parte, mas ele n ta pronto. Ao contrário da Bela, meu Ian nunca comeu bem, desde a IA. Mas espero em Deus que ele amadureça e queira mais o chamego da mamãe aqui, do que os peitinhos haha. Um abraço apertado em vcs, suas lindas 💝💝💝

  4. Ludmila - 6 de setembro de 2017 às 09:15

    Estou na última fase do desmame. Minha neném só mamava à noite pra dormir. No meu caso foi bem complicado. Recebi um ultimato da pediatra pra tirar o peito de dia. Ela não estava comendo, não cresceu como deveria e perdeu peso entre os 9 meses e 1 ano. Foi difícil, ela chorava, eu chorava, mas sabia que era pro bem dela. Me mantive firme e uns três meses depois senti que tava na hora de tirar a mamada de madrugada e de dia. Ela já tomava leite normalmente e não foi traumático como no começo. Passou a dormir a noite inteira, inclusive. Isso não acontecia desde os 5 meses de idade dela. Com 1 ano e 5 meses, (ontem pra ser mais precisa) ela dormiu a primeira noite sem mamar com a mamãe do lado. Antes, as ocasiões foram raras, sofridas e ela estava com avós, sem mamãe por perto. Muita gente me criticava por “não viver” mas como você deixa seu bebê aos berros até 1h da manhã até ele dormir exausto de tanto chorar? Não tenho coração pra isso não! Então é isso. Força que dá certo! Aqui tá só começando…