Cuidados Especiais no Verão

O verão chegou com tudo! Crianças de férias passam a maioria do tempo em atividades ao ar livre, se aventurando, brincando muito, curtindo o mar, piscina, quem sabe uma cachoeira ou passeios em parques.

Com isso, precisamos ficar atentas ao calor intenso, exposição ao sol e tantos outros cuidados importantes. Separamos algumas dicas imprescindíveis para proteger seus filhos nesse verão!

1 – Horário ideal de exposição ao sol

Todos nós sabemos o quanto o sol é importante para nós no dia a dia. Para as crianças, então, é essencial um “banho de sol” diário. É recomendado, para os bebês, o “banho de sol” por 5 a 10 minutinhos pela manhã (antes de 10h) e no finzinho da tarde (após às 16h).

Uma observação: durante os seis primeiros meses de vida, o bebê não deve ficar EXPOSTO diretamente ao sol. Depois desse período, é até liberado, mas nos horários certos e com protetor solar sempre.

Com as crianças, para haver absorção da vitamina D, o tempo médio varia entre 15 a 20 minutos ao sol, mas isso depende do tom de pele. É importante lembrar que depois desses minutos é necessário o uso do filtro solar.

2 – A proteção

Faça chuva ou sol devemos usar o protetor solar diariamente!
A pele das crianças é muito sensível, por este motivo, a agressão é maior nas crianças, ou seja, elas se queimam mais rápido e muitas vezes sem percebermos.

Por isso, dos 6 meses aos 5 anos de idade, é recomendado o uso dos filtros solares infantis que contenham menos substâncias químicas possível. O filtro ideal é o que protege da radiação UVA e UVB, com no mínimo FPS 30, e eles devem ser reaplicados depois que a criança sair da água ou quando ela suar muito, além de passar em casa antes de se expôr ao sol.

Lembrando que as luzes fluorescentes também emitem radiação e estão presentes nas salas de aula ou até mesmo em casa!

Hoje em dia existem outras maneiras bem modernas de proteção, como as blusas, regatas, chapéus, bermudas e até maiôs infantis com proteção contra os raios UV. Nessas roupas “tecnológicas”, o tecido usado tem um protetor solar que é muito resistente. A Bela tem uma blusa dessas e adora usar nos dias de piscina!

Olhar a validade do filtro solar também é muito importante, pois, conforme o tempo passa, o produto vai perdendo o efeito, podendo causar alergia e assadura na pele. Por isso, é importante olhar a validade (que normalmente é de 12 meses), manter sempre fechado e em local fresco, seco e longe da luz.

3 – Alimentos ideais para oferecer no calor

Que nós optamos por uma alimentação saudável para nossas filhas, todos já sabem, não é mesmo? rsrs E nesses dias de muito calor, as crianças ficam mais chatinhas para comer, assim com nós. Por isso, é muito importante tornar esse momento gostoso e prazeroso para as crianças e para vocês também, evitando ao máximo os tão desejados doces e guloseimas que eles querem beliscar toda hora.

Se forem passar muito tempo na rua, levem frutas em uma bolsa térmica, como por exemplo: uvas, maçã, pêra, banana, laranja, melão e manga, pois são frutas que hidratam e dão mais energia.

Vocês podem oferecer picadinhas ou em espetinho, assim torna mais fácil e divertido na hora de comer. Peça ajuda deles, assim as frutas se tornam mais gostosas, pois foram eles que fizeram!

Além disso, podem levar biscoitos leves, como o biscoito de polvilho por exemplo, e sanduichinhos naturais com pão integral, de preferência. Picolés naturais e água de coco é uma ótima sugestão e as crianças amam!

4 – Hidratação

No verão normalmente as crianças não costumam sentir sede quando distraídas em brincadeiras. Então é importante sempre estar lembrando de tomar líquidos e sempre monitorando.

A desidratação é muito comum nessa época do ano, e ninguém quer parar no hospital por falta de cuidados, não é verdade?

5 – Doenças comuns do verão

Verão é sinônimo de calor, que é sinônimo de mosquitos! Se tem uma coisa muito comum no verão, são esses benditos bichinhos que nos fazem perder o sono. Nesse período do ano, os casos de Dengue são cada vez mais frequentes, por isso, todo o cuidado é pouca na proteção dos pequenos.

Algumas sugestões que evitam os mosquitos: tela nas janelas, mosquiteiros nas camas, óleo de citronela é um ótimo repelente natural, vinagre, cravo da índia, e, claro, ventilador ou ar condicionado.

Evite manter água parada e plantas no quarto das crianças, pois é onde eles se escondem e se procriam.

Essas foram algumas dicas para vocês aproveitarem bastante esse verão em família e o restinho das férias!:)

Nos contem, como estão os dias de verão por aí? Costumam viajar para o litoral ou tentam fugir do calor?

Veja também:
Primeiro Verão da Bela
Dicas incríveis de como fazer fotos lindas dos filhos com o celular
Bela na praia – 5 meses

quem faz parte desse post

Texto via:
1 – Pais e Filhos
3 – Pais e Filhos
5 – Pais e Filhos

Fotos:
1 – IStock
2 – Good to Know
3 – Pinterest
4 – Baby Life
5 – The Rejuvenation Clinic

Deixe seu comentário