Categorias coluna do papai

{Coluna do Papai} Vou ser Pai, e agora?

Conselhos de alguém que precisa de conselhos. Pois é, assim vai, assim vamos e, imagine se não fosse assim?

Quem já andou um pouco na estrada do desconhecido pode tentar ajudar quem ainda está a alguns passos atrás. Pois bem “mother fuckers” (literalmente) rsrsrs, esse texto é para vocês.

Fui um cara que até os meus “todos os anos” antes da Chloe não sabia como pegar uma criança no colo. Quando descobri que ia ser pai, aí a angústia veio no pensamento: “Com certeza vou quebrar ou deixar cair!” Então, minha descoberta foi que em 7 dias e alguns tombos de cabeça pra trás, você já vira professor no assunto. Por isso, vai aqui o primeiro conselho: Não se preocupe se você não sabe pegar uma criança no colo. Aquilo que todo mundo diz é verdade: “Quando for com o seu, você pega o jeito rapidinho”.

Bom, o segundo conselho era pra ter sido lido antes, se não por aqui em outro lugar. Mas vai assim mesmo, vai que você ainda tem 9 meses pela frente: DURMA! Durma o melhor que você puder. Não enrole porque um dia serás enrolado!

O terceiro conselho é: Aceite quando sua mulher disser para você ir fazer enxoval nos EUA sozinho! É bom demais, ainda mais quando ela compra tudo online e manda entregar. Separe sempre uns 20 dias (pelo menos) para isso porque as coisas podem demorar uns dois dias a chegar e só sobrariam 18 para você curtir, então, se programe! hahaha. Com certeza sua mulher não vai gostar que você volte sem algum item muito importante.
Sei que é um sacrifício ir para um país “mais ou menos” tendo a Nossa Pátria amada e idolatrada bem aqui. Na verdade, SALVE!!!! SALVE!!!!!! (com exclamação mesmo) é a única parte do hino que está valendo ultimamente. Então, faça esse esforço. Mostre para sua mulher o quanto você está se esforçando para ir a uma terra tão tão distante, sozinho, rumo ao desconhecido enquanto ela fica aqui relaxando e curtindo a pancinha!

Ela vai ver como você foi valente. Bom, para fazer valer a pena e ela ver como foi difícil, eu trouxe um berço na corcunda! Dá seu jeito, brother! Alguma desculpa boa é bom você trazer!

Vamos em frente!
O meu quarto conselho é: não tenha medo de trocar a fralda! Vai por mim, essa é a coisa mais fácil que você vai fazer nos próximos 80 anos. Tonto eu que achava que não ia trocar fralda e ia estar super bem. Vai por mim, não vira um perfume mas você não vai se importar mais.
*
Pior é quando acontece sem a fralda dentro de uma banheira cheia de água e com uma criança dentro. Ore para que não aconteça com você!

Meu quinto conselho para os pais que gostam de fazer as coisas (Handy dads): FAÇAM. Façam cômodas, berços, estantes…Isso tem um valor tão grande e, quando passar o tempo, lá na frente, na frente mesmo… Quando ela já for uma adulta e você um velho careca, ela pode olhar fotos da infância e lembrar: meu pai que fez pra mim! Vamos ser sempre OLD School.

As coisas têm mudado muito rápido e temos deixado coisas muito bonitas morrerem na mesma velocidade. Vamos manter a vida! Somos, quem sabe, a última geração que pode fazer isso. Somos uma geração de transição que ainda tem resquícios de dedo roxo por carrinho de rolimã, queixo com aquela cicatriz em forma de meia lua, ainda lembramos de mertiolate e biotômico Fontoura. Poderia passar a próxima hora escrevendo memórias como: Quichute, conga, tazo no fandangos, poucos amigos que tinham nintendo, pique-esconde ou pique-bandeira, queimada, polícia e ladrão…

Podemos tentar manter algumas coisas vivas. Comece fazendo isso desde sempre! O sexto conselho é: sempre que der, saia com seus amigos “SOZINHO”! Você vai precisar do seu tempo também. Seja presente em casa, ajude em tudo o que puder e quiser, e o que não quiser, queira também, vai ser melhor! hahaha. Mas, tente, sempre que der, ter o seu tempo de “mente vazia.”

Mas, lembre-se de uma coisa: volte antes de escurecer! Saiba de uma coisa, seu filho (a) ama você, mas você não tem dois peitos! A vida é mais fácil com dois peitos (em todas as fases, vamos combinar! rsrs). Eu, com um cheio de leite já estaria feliz. Mas essa não é a sua realidade, meu caro amigo. Então o que nos resta em momentos de pânico é “rebolar”!

Descubra o que funciona por aí. Graças a Deus, fomos dotados com mais criatividade do que as mães (que elas não leiam esse post), então fique em paz, a gente dá nosso jeitinho e funciona. Pode não ser da forma mais “correta”, mas obtemos resultados satisfatórios.

Oitavo conselho: aceite ajuda da família, não tente ser durão ou querer esse momento só pra vocês! Vocês terão muito tempo pra vocês dois fica bem tranquilo! Esse começo é mais delicado do que a gente imagina Tá ruim com a casa cheia, mas pode ser pior com ela sempre vazia. Preze pelo bom relacionamento, estão todos querendo apenas ajudar! É um bom momento para aprender também. Ahhhh!! Retenha o que for bom, coloque numa balança e avalie a ajuda que você está recebendo… Não se iluda! Os primeiros dias são difíceis pra qualquer mãe, pra qualquer pai, pra qualquer família, estão todos se adaptando.

O nono conselho é: sua mulher continua linda! Ela vai precisar disso mais do que nunca. Às vezes posso (devemos) deixar isso passar sem dar tanta atenção a detalhes. A correria aumenta, as preocupações, as necessidades, e isso pode fazer com que algumas coisas pequenas sejam deixadas de lado, mas elas precisam disso mais do que nunca.

Mantenha surpresas e coisas simples que saiam um pouco dos assuntos: Cocô, cansaço, dormir, comida, leite, banho e, caramba, outro cocô! Esses pequenos momentos são a força para continuar. (Não postar: Tenho me esforçado e vou conseguir melhorar, ok? Amo vocês duas).

Mas, de toda a sabedoria aqui esplanada, guarde essa: Não existem regras e conselhos! Você vai ver que o seu filho é o seu filho e ele vai vir com suas particularidades e necessidades, e você vai ser um descobridor e não um repetidor! Retenha o que é bom (quase tudo o que foi dito, hehe) e desvende o que só você vai saber. Por último, meu conselho pessoal é: convide Deus para estar na sua casa! Confie nEle e entregue suas preocupações e anseios. Acho que esse é o conselho mais difícil porque nós não conseguimos cogitar que existem soluções melhores que a nossa e, confiar o que queremos que seja feito “à nossa vontade” é o mais difícil. Mas, deixe que Ele ensine vocês, acalme vocês e tranquilize vocês.As dificuldades não mudam, o que muda é a forma como você encara elas.Desejo que tudo possa correr bem. Que tenham saúde, alegria, força, paciência e muito amor.

Veja também:

Deixe seu comentário

4 comentários

Publicidade

Junia Lane