Categorias Alimentação

Benefícios, Malefícios e Tipos de Açúcar

Você já parou para pensar nos benefícios e malefícios do açúcar? Nós amamos um doce, mas ultimamente estamos evitando o açúcar por questões de saúde e bem estar. E hoje viemos compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre o açúcar.

Na última semana a Ju ensinou 3 receitas super gostosas e sem açúcar. Além delas, já fizemos outras delícias sem açúcar e sem lactose. Para você que gosta de colocar a mão na massa, não perca a nossa coluna de Receitinhas Saudáveis!:)

Além dos pratos saborosos que já passaram por aqui, também já falamos sobre o açúcar na gestação. Você sabia que eliminar o açúcar auxilia o trabalho de parto e reduz as dores? Veja o post cheio de informações que Dra. Priscila Raposos escreveu.

Mas chega de conversa e vamos conhecer mais do açúcar!

Você sabe como é composto o açúcar?
São carboidratos que têm a responsabilidade de proporcionar energia ao corpo através da glicose. Ele se apresenta de várias formas, como: frutose, o açúcar presente nas frutas; lactose, no leite; sacarose, na cana de açúcar, e entre outros.

BENEFÍCIOS

Em porções equilibradas, o açúcar pode trazer benefícios como na proliferação de Lactobacillus na região do trato intestinal e proliferação das Bifidobactérias. Esses microrganismos ajudam na eliminação de bactérias maléficas ao organismo humano, tais como a Clostridium e a Escherichia coli.

É importante lembrar que o açúcar não está presente apenas nos doces mas também em refrigerantes, frutas, massas, cereais e outros tipos de alimentos.

MALEFÍCIOS

Como sabemos, tudo em excesso faz mal, não é mesmo? O consumo do açúcar pode sobrecarregar o pâncreas (glândula que produz a insulina, um hormônio que exerce a função de transformar o açúcar – sacarose – em glicose), pode irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos, além de formação de cálculos na vesícula biliar.

Além delas, trombose coronariana, problemas de estômago, cáries, varizes, hemorroidas e distúrbios emocionais são outras doenças causadas pelo consumo excessivo do açúcar.

Alguns tipos de açúcar e suas características:

Açúcar (sacarose): Mais comum no preparo de doces e bebidas. Suas principais fontes são frutas, cana-de-açúcar, raízes e sementes.

Açúcar demerara: É retirado diretamente do melado da cana, é um dos mais caros e utilizado para doces sofisticados. Sua cor é escura e é um produto instável devido ao acúmulo de mel em sua composição.

Açúcar cristal: É formado por cristais transparentes com quase as mesmas composições que o refinado. É proveniente do demerara, após processo químico.

Açúcar refinado: Sendo o mais comum dos açúcares. Ele é obtido do açúcar cristal, e em seu processo de fabricação são adicionados produtos químicos para que ele fique branquinho, porém ocorre a perda de vitaminas e sais minerais.

Açúcar de confeiteiro: Açúcar muito fino, que absorve a umidade e empedra por meio de métodos físicos e químicos que permitem torná-los bem finos e bom para trabalhar com doces e mesmo frio.

Açúcar mascavo: Conhecido pela sua cor escura, é um açúcar úmido e bruto, extraído depois do cozimento da cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais, ou seja, por não passar pelo tratamento químico já é motivo suficiente para ser usado como substituição.

Melado: Fabricado da fervura do caldo de cana, é um líquido cheio de ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e possui vitaminas do complexo B bons para imunidade baixa, anemia e dar muita energia.

Frutose: É encontrada em grande parte nas frutas, no mel e em alguns vegetais. É o açúcar natural porém muito doce, onde seu ingrediente carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.

Mel: Produto natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e exsudados sacarinos das plantas. É bastante utilizado em bolos, pães e biscoitos, mas sua forma mais comum é in natura.

Xarope de glicose: Apresenta na forma de dextrina, maltose e glicose dispersas em água. É usado para sorvetes, refrigerantes, confeitos e gomas de mascar

Veja também:
Lancheira saudável
Receitas para fazer com as crianças
7 Alimentos que seu filho não deveria comer
Onde comprar orgânicos, grãos e snacks saudáveis 

quem faz parte desse post

Fonte: Remédio da terra | Sport Life

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane