Categorias

Apresentando Jesus às crianças

Um dia desses ganhamos um livro muito especial falando sobre como apresentar Jesus para as crianças de maneira verdadeira, suave, amorosa e convidativa, sem rótulos, pressão… e, resolvemos compartilhar com vocês.

Quem acompanha um pouco da nossa vida pessoal, sabe que somos cristãs e o post de hoje é, principalmente, para as mamães que também acreditam e querem conduzir os filhos dessa mesma forma.


Apresentar nosso filho a Jesus começa na fase em que ele é bebê, com nosso amor e cuidado pelo pequenino que foi confiado a nós.  “O amor da mãe representa para a criança o amor de Cristo, e os pequenos que confiam em sua mãe e lhe obedecem, estão aprendendo a confiar no Salvador e obedecer-Lhe” ( O Desejado de todas as Nações, p.515). Aqui está o segredo. Mostre a seus filhos o amor de Jesus através do seu próprio amor. Abrace seu bebê enquanto diz: “A mamãe ama você e Jesus ama você” . Combine o seu amor com o de Jesus, enquanto seu filho deixa de ser bebê, começa a caminhar e passa para os ativos anos da infância.

Faça de Jesus uma parte alegre da família

Pinte um quadro atraente de Jesus para seus filhos. Dê ênfase ao fato de que Ele aprecia participar dos nossos momentos felizes. Pinte, com palavras, o quadro de um Jesus feliz, que sorri e que aprova o que seu filho faz. Alguma crianças, na maioria das vezes, ouvem de um Jesus triste, que fica pesaroso com o comportamento delas. Pouco a pouco, elas passam a associá-Lo com sentimentos tristes, de culpa, e se afastam dEle. Em vez disso, desejamos que a menção do nome dEle traga sentimentos de amor, aconchego, felicidade e interesse – sentimentos que levarão as crianças para perto de Jesus.

Incentive uma conversa espontânea com Jesus

Coloque de lado suas inibições adultas. Quando você vê uma bela flor ou um esplêndido pôr do sol, sorria feliz e diga: “Que flor linda! Obrigada, Senhor! Eu gosto de rosa vermelhas.” “Que música encantadora! Muito obrigada!” “Não encontramos a boneca da Susy. Por favor, ajuda-nos a lembrar onde a pusemos.” “ Jesus a Cristina está muito triste. Por favor, ajuda para que ela fique contente logo, logo.” As ocasiões para uma conversa com Jesus são inumeráveis. Elas não exigem orações formais – apenas uma frase ou duas, expressando como nos sentimos. As crianças, em pouco tempo, captam esse espírito.

Apresente alegremente a Jesus por meio de histórias e gravuras sobre a vida dEle

Antes de completar um ano, os bebês podem apreciar algumas páginas da atraente série Meus amigos da Bíblia. Você encontrará outros livros sobre Jesus, escritos especialmente para crianças pequenas. As crianças se identificam com o bebê e com o menino Jesus. Enfeite o quarto do seu filho com um belo quadro moderno de Jesus com crianças. Enquanto lê, demonstre o amor de Jesus pelas crianças através do seu próprio amor. Seja o reflexo do Seu cuidado e compaixão. Fale sobre o amoroso Jesus, que tem verdadeiro interesse pelas crianças.
À medida que elas crescem, conte-lhes sobre a vida de Jesus, enfatizando Seu constante cuidado e proteção para com as pessoas. Descreva-lhes o grande conflito – por que Jesus veio à Terra, morreu na cruz e ressuscitou, isso tudo em favor delas! Garanta-lhes que Jesus as está esperando, fazendo as mais lindas mansões e aguardando a hora de trazê-las para morar com Ele para sempre. Leia para elas histórias ilustradas sobre o conflito entre Deus e Satanás.
Repita que Jesus sofre quando elas sofrem. Que Ele gostaria de tomá-las nos braços e confortá-las. Conte-lhes que Jesus pode ser seu melhor amigo, amigo para sempre, que nunca as rejeita. Jesus é seu amigo celestial, que não as abandona, jamais.

Mostre-lhes como ter amizade com Jesus

O que fazem o amigos? Conversam, contam segredos, fazem coisas juntos, amam-se e se dão presentes. Seus filhos podem contar segredos a Jesus, falar muitas vezes por dia com Ele e mostrar seu amor por Jesus amando os outros. As crianças podem ouvir o que Jesus lhes diz em Sua palavra, cantar louvores a Ele e aprender a Seu respeito todo os dias. Finalmente, podem oferecer-Lhe presentes.

Cultive alegria em Jesus

A felicidade é contagiante. Quando você fala com entusiasmo sobre o que Jesus tem feito por você, seus filhos assimilam esse espírito. Mas, se você acha que o relacionamento com o Senhor é um fardo doloroso, seus filhos se esquivarão dEle.


Livro: Como ajudar seu filho a amar Jesus.
Autora: Donna Habenicht

 

quem faz parte desse post

Fotos: Summer Murdock

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Que post mais belo e de valor imensurável! Que possamos ensinar os caminhos do Senhor aos nossos filhos, mostrando-lhes o grandioso amor Dele para conosco!!

  2. Oii meninas! Gostei muito do post. Estou entrando nessa caminhada e confesso que de todas as coisas sobre ser mãe, espero não falhar nessa tarefa preciosa que é apresentar Jesus a minha filha. A Editora Fiel tem vários livros que falam mais sobre isso… tratam diversos assuntos, desde como ensinar até da disciplina. Fica uma sugestão pra vcs o livro Pais fracos, Deus forte – Elise Fitzpatrick. 😙

  3. MENSAGEM DESAFIADORA PRA CADA PAIS, “Quando você fala com entusiasmo sobre o que Jesus tem feito por você, seus filhos assimilam esse espírito. Mas, se você acha que o relacionamento com o Senhor é um fardo doloroso, seus filhos se esquivarão dEle”. VERDADE

Publicidade

Junia Lane