Categorias Chloe

A Rotina do bebê {Chloe – 6 meses}

Muitas mamães escrevem pra gente curiosas para saber mais sobre a rotina da Chloe, e hoje quero compartilhar com vocês como temos feito por aqui.

Eu sempre peguei mais leve e fui mais suave em relação à rotina da Chloe, mas essa questão se tornou mais forte e mais necessária quando ela começou a comer. Percebi que a Chloe precisa saber o que esperar e que ela tem muita noção de horário.

Lembra que eu comentei sobre o nosso grupo de mães? Então, todos os dias nos encontramos, e parece que a Chloe, que nem relógio usa, sabe exatamente o horário de encontrar os amiguinhos. Ela começa a ficar inquieta e impaciente, e quando eu olho o relógio são 16h, o bendito horário do passeio.  Impressionante!

Por aqui o dia começa cedo, acho que a Chloe é mais dia, assim como o papai dela. Mas não precisava ser tão cedo, não é verdade? Às 6h30 eu só penso em dormir mais trinta minutinhos. Ela bem que poderia adiar para as 7h30! (rs). Em pensar que, antes de ter a Chloe, eu acordava umas 5h30 feliz e empolgada para o meu dia! Amava chegar ao meio dia e ter a sensação que tinha feito mil coisas. Hoje, a sensação de não conseguir fazer nada até esse mesmo horário é bem comum.

(Acho que me perdi no tanto de pensamento que tem aqui.)

Aprendi que a Chloe se sente mais segura quando eu sigo a rotina. Ela sabe exatamente o que vai acontecer e fica mais calma, sabe? E é mais ou menos assim, quando a gente segue um caminho que a gente está acostumado, e conhece as curvas, onde tem quebra-molas e semáforos, não é muito melhor? E quando a gente não sabe a gente nem relaxa!

Lógico que ela não é uma máquina! Tem dias que ela dorme um pouco mais, tem dias que acorda mais vezes durante a noite, ou não tem paciência de brincar. Tem dias que ela ama abóbora, outros dias ela tranca a boca e não abre por nada! Vai entender! Mas ela é um ser humano, um “ser humaninho” como diz nosso querido Marco Luque, e isso quer dizer que ela é imprevisível, está em constante mudança e vai sempre nos surpreender.

De qualquer forma, rotina é a melhor coisa que eu fiz pra Chloe até agora.

A Chloe levanta às 6h30. Normalmente acorda chorando nesse horário. Eu amamento e trago ela pra nossa cama, fazemos o culto, lemos uma historinha, cantamos umas três músicas normalmente. Ela fica atenta e agora deu para fazer barulhos como se estivesse cantando com a gente! Muito fofa.

Depois disso, ela toma café-da-manhã às 7h30. Normalmente uma ou duas frutas diferentes, e depois toma banho para começar o dia com o pé direito! hehehe. Depois do banho, ela brinca um pouquinho e entre 9h-9h30 ela mama um pouquinho e dorme de volta.

Ela tira uma soneca de 1h, 1h30. É nesse momento que eu corro com mil coisas e tento deixar tudo organizado para o nosso dia.

Quando ela acorda tem passeio, banho de sol e muita brincadeira. Normalmente ela bebe uns 10ml de água nesse momento. Ah! É importante dizer que quando ela acorda das sonecas ao longo do dia, está mais feliz, não chora, e às vezes brinca sozinha no berço por uns 15 minutos.

O almoço sai às 12:30, mas antes disso ela bebe um suquinho ou mamazinho + água.

Em todas as refeições ela senta na cadeirinha, caso contrário vira um caos. Ela mais brinca do que come quando não está na cadeirinha.

Depois do almoço ela brinca no tapetinho, tem livrinhos, brinquedos de montar, mas o que ela mais ama são tupperwares e revistas para rasgar até cansar. As vezes pego um papel ou outro na boca! 🙁

Agora ela já engatinha, então se vira super bem no chão sozinha. Mas, se eu ousar passar perto, ela agarra minha perna e não me deixa ir embora, ou então, começa a chorar, e não tem jeito, tenho que pegar essa menina no colo, e a gente para tudo que está fazendo para brincar muito.

Às 14h30 normalmente tem frutinha e soneca. Tem dias que ela dorme 30 minutinhos, mas tem dias que ela dorme por 1h, também tem os dias que ela não dorme (só pra vocês saberem). Quando acorda, bebe 40-60ml de suquinho ou quando não come fruta antes da soneca, come depois da soneca.

Às 16h30 nós descemos para brincar com os amiguinhos da mesma idade que ela! O que eu mais gosto é que ela consegue interagir com as outras crianças, mesmo não indo para a creche, sabe? Então esses encontros são super positivos. Normalmente esse momento dura 1h e lá tem mais 10ml de água.

Quando voltamos, começamos as brincadeiras mais calmas para relaxar e acalmar a menina. Ela toma um banho demorado, brinca na banheira. Normalmente o Lícius dá esse e todos os outros banhos, ele só não gosta de trocar a fralda! Quem gosta, não é verdade? Eu faço! (rs).

Atualmente, o jantar acontece por volta das 19h. Às 20h começamos o processo do sono e entre 20h30-21h ela já está dormindo.

Adoraríamos saber sobre a rotina dos bebês de vocês também.

O que vocês têm feito de diferente e como podemos nos ajudar e aprender umas com as outras! 🙂

quem faz parte desse post

Foto: Mika Amato
Lacinho: Lollie Babies

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Também seguimos uma rotina aqui.
    A Julia também acorda as 6:30, a hora que o papai sai para trabalhar. Ele deixa ela na cama comigo antes de sair. Rola um mamazinho na cama antes de levantar. Saio para tomar café com a a minha mãe que mora na frente. Damos uma voltinha de carrinho na quadra para tomarmos​ um solzinho. Entre 9:00/9:30 uma frutinha + chá de camomila (descobri que ela adora), brincamos um pouco e ela dorme até às 11:00 em média. Nesse intervalo que ela dorme eu dou uma geral e faço a comida dela. Das 11:15 as 11:45 ela almoça. Conseguimos almoçar juntos eu e meu marido, ela fica brincando no cadeirão enquanto almoçamos. Depois das 13:00 rola um mamazinho e ela dorme, no máximo até às 15:00, quando acorda come outra frutinha e brincamos mais um pouco. O papai chega às 17:30 e dá o banho. Sempre rola mais um mamazinho e soneca ou eles brincam juntos. Às 20:00 ela janta e conversamos um pouco e ela fica no cadeirão. Às 21:00 começo a sessão para dormir, ela tem o nariz bem trancado, daí temos uma rotina de limpeza e medicação, até às 21:30/22:00 ela já está dormindo. Dependendo do clima ela acorda algumas vezes durante a madrugada. Mas já faz +- 2 meses que seguimos essas rotina. Foi a melhor decisão que tomei, consigo me organizar para quando saímos também. Tento não mudar muito esses horários quando temos que sair, para não atrapalhar ela. Percebi que quando mudamos algumas coisa ela fica super agitada para dormir. E ela já sabe pedir comida e mama quando chega ou passa do horário. Fez 7 meses ontem, é uma menina muito esperta e inteligente. 😊😍

    1. Que legal saber da rotina na sua casa, Jessica! É a melhor escolha que fazemos para nós e nossas filhas, não é? Dá para nos programarmos e não ficarmos `a mercê delas também, né?! rsrs
      Parabéns pela princesa! Grande beijo 🙂

  2. Oi Junia, minha Olivia vai fazer 3 meses agora, ainda não consegui estabeler uma rotina pra ela (mas tb não estou com pressa). Minha curiosidade não tem muito a ver com rotina, mas… Vc sempre posta foto da Chloe no berço; ela sempre dormiu no quartinho dela? Perguntou pois a Olivia dorme no nosso quarto e quero fazer a transição pro quarto dela; primeiro por que o moisés ta ficando pequeno e segundo por que tenho medo dela ir ficando, se acostumar e mais tarde ser mais difícil de dormir sozinha… Vc e a Lore podiam fazer um post sobre isso, sobre como foi com a Chloe e a Bela, acho que é uma questão pela qual muitas mães passam. Bjs!

    1. Oi Juliana!! Parabéns pela princesinha!! 🙂
      Sim, a Chloe sempre dormiu na caminha dela, desde bebezinha! Ela só vai para o nosso quarto de manhazinha ou no soninho da tarde, mas só para facilitar o mama pq depois colocamos ela no berço. Não é tão fácil, admito, mas vocês têm que ser fortes para superar os chorinhos e o sono da madrugada também!

      Já postamos algumas coisinhas sobre esse assunto!! Quer dar uma olhadinha? 🙂
      Só clicar nos links
      -> http://lapisdemae.com/cama-compartilhada-como-pensei-viver-sem
      -> http://lapisdemae.com/a-bela-voltou-para-o-quartinho-e-dorme-a-noite-toda/

      Espero ter ajudado, grande beijo!!

  3. Olá!
    Quero dar uma dica aqui para que o bebê durma a noite toda, tá?
    As 19:30 de um banho morno demorado.
    As 20:00 horas escureça o quarto um pouco, coloque o pijama, jogue talquinho de lavanda no pescocinho, no travesseiro e no bercinho. Passe essência de lavanda nos pezinhos e esfregue e de sua mão pro bebê cheirar a essência de lavanda. Dê a mamadeira morninho ou o peito e coloque o bebê no berço sempre de lado em cima do braço esquerdo para que a digestão aconteça com ele dormindo.
    Ele simplesmente não acorda durante a noite, só lá pelas 6:00 ou 7:00 da manhã.
    Obs: se seu bebê já tem três meses ele já pode segurar e tomar a mamadeira sozinho no berço depois deste ritual. Quando ele acabar de mamar já vai estar dormindo, dai vc tira a mamadeira e vira ele pra esquerda que ele arrota dormindo se for preciso.🌹

Publicidade

Junia Lane