Categorias Bela, Desabafo de Mãe

A Bela voltou para o quartinho e dorme a noite toda!

Mamães, quem lembra quando contei sobre a cama compartilhada aqui?

Pois é! Depois que a Bela completou 6 meses e passou a acordar muuuitas vezes na madrugada, acabamos optando pela cama compartilhada (metade da noite no berço, outra metade na minha cama, as vezes a noite toda na cama…). Quando mudamos de casa, a Bela tinha quase 10 meses, e acabamos deixando o bercinho dela ao lado da nossa cama e quando ela acordava de madrugada era mais fácil para consolar ou dar mamar.

Faz pouco mais de um mês que eu resolvi tirar o mamazinho da madrugada. A Bela já estava com 1 ano e 3 meses, dormindo bem, comendo super bem, mas acabava acordando uma vez para mamar. Andei percebendo que o horário era bem parecido, ela não aceitava o papai, nem água, nem nada. Só o mama da mamãe, rs. Depois da experiência de duas noites longe de casa percebi que era realmente hábito mesmo. Ela, sem mim, acordava, chorava um pouquinho e logo voltava a dormir. Contei o relato aqui.

Estávamos preparadas para acabar com o mama da madrugada! Deu certo, a Bela passou a dormir a noite toda no bercinho dela ao lado da nossa cama. A segunda etapa seria: a Bela voltar para o seu quartinho. Eu sou a favor da cama compartilhada e tinha em mente que se fosse difícil, ou se eu sentisse que a Bela estava insegura, muito chorosa, não iria persistir.

Mas, para superar as expectativas, deu certo e foi bem mais tranquilo do que imaginei. Colocamos o bercinho no quartinho dela e na primeira noite a fizemos dormir no nosso quarto, como de costume. Conversamos e falamos que o berço já estava no quartinho dela e que lá é um lugar legal. Depois que pegou no sono a colocamos no berço e a Bela acordou no dia seguinte, cedo. Foi para a nossa cama, mas não voltou a dormir.

Na segunda noite eu a fiz dormir na poltrona dentro do próprio quarto, mas antes conversei, falei do berço, do quartinho dela…. Foi bem gostoso. Ela dormiu mamando e depois eu a coloquei direto no berço. Mais uma vez ela acordou cedo (7h), foi para a nossa cama.

Na terceira noite eu fiz todo o processo do sono no quartinho dela. Pós banho, musiquinhas, leitura, oração, mama e BERÇO! Foi um chororô só! Ela ficava em pé no berço com a mãozinha erguida olhando pra mim e eu quase morrendo. A peguei no colo algumas vezes, acalmei, conversei… E, após um tempinho ela dormiu. As duas noites seguintes ela reclamou para dormir, mas não era muuito choro, era mais reclamação mesmo. Até que chegou a noite quando a coloquei no berço e não houve choro, nem nada. A Bela ficou quietinha no berço, deitada, olhando para o teto. Achei que era cansaço e que iria dormir logo. Que nada! Ficou lá por uns 20 minutos. De vez em quando checava para ver se eu estava na poltrona, soltava um “mamãe” e logo deitava. Dormiu como um anjo.

E tem sido assim. Algumas noites ela reclama um pouco. Eu a pego no colo, converso, dou beijo e coloco no berço de volta. O Diego também já entrou no esquema e fica no quarto do ladinho, mas gente, tem sido bem tranquilo mesmo. A parte estranha para nós era vê-la acordando cedo, entre 7-8h da manhã. A Bela sempre foi de acordar depois das 9h. Mas até aí tudo bem, ela acordava de bem, super feliz e ativa.

Ah! E teve também uma coisa que ajudou muito. Nunca fui muito de acreditar em “naninha”, “fraldinha”, “bichinho” pra dormir. A Bela sempre odiou chupeta, eu tentava introduzir a naninha pra ela dormir no berço e associar a hora do sono e nunca dava certo. Na verdade, a “naninha” era euzinha hahaha. Agora que está no quartinho, agarrou na naninha e quando deita é só ver a bendita, que ela chama de “au au”, pra ficar tudo bem. É a coisa mais fofa do mundo ver a minha bebezinha grudada no bichinho (confesso que fiquei com ciúmes, rs).

Já tem umas duas semanas e tem sido muito bom. As duas primeiras noites o Diego e eu estranhamos muito. Era bem esquisito ver o nosso quarto “vazio”. Mas, o processo do sono não tem me desgastado mais, é prazeroso. A Bela ama o quartinho, relaxa de verdade no berço e tem dormido bem mais rápido. Eu consigo fazer mais coisas à noite e voltei a ler com a luz acesa do meu próprio quarto (rs). E ela também voltou a acordar tarde. As vezes quando desperta mais cedo já acha um jeito de pegar no sono de novo e não fica doida me procurando. Aos poucos estou tirando o mamazinho da manhã e ela vai direto para o café da manhã. Tenho pensado as vezes sobre o desmame e quero que seja natural (e acho que não vamos ultrapassar os 2 aninhos).

Não fico pensando “puxa, deveria ter colocado o bercinho de volta no quarto dela antes”. Foi o momento certo para nós. Sem traumas, bem natural e tranquilo. É bem legal ver nosso bebê se desenvolvendo e mudando. O meu papel é acompanhar cada fase, dar oportunidade e apoiar os fracassos e sucessos.

Estamos em uma fase muito feliz e o maior pedido é: “tempo, seja gentil!”

Essa é a Bela fofa curtinho seu quartinho e as vezes chorando, rsrs! Vestido presente da titia Bia e turbante da Miminho Mimo de Criança. 

Ah! E quem quiser conferir todo o quartinho da Bela, clique aqui.

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Tempo, seja gentil!
    Conta pra gente como foi que ela reconheceu a Naninha. Eu jurava que se isso não acontecesse com o bebê pequeno, depois de um ano seria inviável.

    1. Jaque…. na verdade eu apresentei a naninha faz tempo, mas ela odiava! jogava pro alto, pro lado…. tinha até raiva. Aí essa naninha ficava de escanteio e por um tempo nem no berço estava.

      A Bela ama cachorro e quando foi dormir sozinha no berço eu dei a naninha e ela falou “au au”(embora seja um urso). Aí eu falei “o au au quer dormir, faz ele dormir”. Ela abraça, agarra… as vezes, quando vai chorar já entrego o “au au” e fica tudo bem. Se a coisa tá feia, nem naninha resolve rsrsrs

      bj

  2. É o que eu sempre falo. Converse com o filho é tudo! Eles entendem tudo a gente subestima a capacidade deles de entender o que se passa.

  3. Que legal ver esse depoimento. Tb tenho uma Bela em casa. Ela ta com quase 1 ano e 2 meses, e por enquanto estamos tb praticando a cama compartilhada. Esses dias até comentei com meu esposo sobre a possibilidade de voltar a colocar ela no berço, mas devido ao verãozao, acho que vamos adiar mais um pouco rs, senão serão 2 ar condicionado ligados hehe… Mas lendo esse post fiquei mais encorajada. Que bom que deu certo por aí, ja já tentarei aqui tb.

    Obs: Aqui adoramos a cama compartilhada, dormir e acordar com o chameguinho delas não tem preço. Rs

  4. Estou lendo suas postagens sobre o desmame noturno e dormir no quarto, estou tentando aplicar mas não é facil! Meu sono me vence e a cama compartilhado tem sido a melhor opção, mas vou tentar seguir suas dicas e ver se funciona por aqui! A Laura faz 1 ano depois de amanhã, na torcida pra dar certo e não acordar o prédio todo na madrugada hahaha

Publicidade

Junia Lane