Categorias Dica de Mãe

7 Formas de Mostrar às Crianças sobre a CRIAÇÃO DE DEUS

Para quem não sabe, nós somos duas mamães que acreditam em Deus. Sim! Somos cristãs e amamos ensinar às nossas filhas sobre o amor de Deus, o cuidado dEle conosco, sobre a criação e sobre a natureza.

Talvez você esteja se perguntando como fazer isso, e hoje queremos dar algumas dicas práticas, ideias simples e fabulosas para falar da criação e desse amor tão imenso no dia a dia com as crianças.

Crianças precisam ver, precisam de exemplos práticos e reais para aprenderem e fixarem uma nova informação, então, passem tempo com elas, insistam e não se cansem de ensinar sobre as coisas que vocês acreditam e querem que elas levem na mente e no coração para sempre.

1. EXPLORE E OBSERVE
Durante o dia: Faça uma caminhada e examine cada folha, a grama e cada uma das formigas andando ao longo da calçada. Percebam como todas as coisas ao redor se encaixam. Olhem as nuvens, imaginem desenhos e divirtam-se.

Noite:  Mostre as estrelas e a lua. Conte sobre a imensidão, sobre universo, galáxias, sistema solar, sobre os planetas, estrelas cadentes e como tudo é organizado.

2. PLANTE
Observar uma pequena semente se transformar em plantinhas é emocionante, e as crianças amam assistir esse processo. São momentos assim que ficam marcados para a vida toda! Se você não tiver muito espaço, não tem problema, aproveite pequenos vasinhos. Assistam ao processo das flores desabrocharem e escolham as mais coloridas para trazer alegria (cravos, margaridas, rosas…). Se nada der certo, plante feijões no algodão, permitam que seus filhos mostrem para os amigos.

3. FOTOGRAFE
Incentive seus filhos a fotografarem. Se vocês tiverem uma cybershot antiga ou até mesmo um celular que não usa mais, deixe com eles durante um passeio em meio a natureza. Crie desafios, dinâmicas para eles fotografarem. Depois imprimam as fotos! Essa prática vai dar a eles autonomia, despertar interesse e sensibilidade para observar mais as pequenas coisas.

4. SINTA O CLIMA.
Frio, calor, tempestades e chuviscos são superinteressantes para conversar e serem observados pelas crianças. Esses dias, a Chloe tomou o primeiro banho de chuva com a vovó e ficou impressionada olhando para o céu. O legal é que as crianças podem sentir de fato o calor, o vento, tocar a chuva… Falando nisso, você já tomou um banho de chuva com seu filho?

5. CONHEÇA OS ANIMAIS PESSOALMENTE. Faça um passeio em meio a natureza e mostre as diferenças entre um passarinho e um cachorro, uma cobra e um peixe. Falar sobre todas as diferenças pode ser surpreendente para o seu filho. Fale sobre a diversidade dos animais, peculiaridades e características deles. Não deixe de falar sobre as mudanças depois do pecado.

6. SEQUE FLORES. Já pensaram em colher flores e guardá-las entre páginas dos livros para secar? É possível falar sobre a vida, sobre o tempo e sobre a morte também.

7. BRINQUE COM UM IMÃ.  Separe um imã e alguns objetos de metal, como clipe de papel, moeda e colher. Mostre o que acontece quando estão longe e próximos do imã. Dessa forma, vocês poderão falar sobre o que acontece quando estamos perto de Deus e quando estamos longe dEle.

quem faz parte desse post

Foto 1: The Magnifying Glass
Foto 2 e 6: Leticia Umbelino
Foto 3: Become a Mentor
Foto 4: Brackenrig Nursery
Foto 5: Sherish
Foto 7: Bored Panda

Deixe seu comentário

Publicidade

Junia Lane