Categorias Dica de Mãe

10 Maneiras de Tratar Assadura

O assunto de hoje é uma dica que vocês, leitoras lindas, me deram e estou repassando para quem está vivendo a mesma situação que eu! Outro dia comentei no Stories do Instagram que o Pedro, com frequência, tem assadura no bumbum, mesmo a gente tirando a fralda assim que ele faz cocô e sempre limpando bem. Recebi muitas indicações ótimas e “rituais” interessantes que é sempre bom compartilhar, não é mesmo?

Se você tem alguma dica legal para compartilhar diferente dessas que me indicaram, fala aqui nos comentários que vamos adorar saber! Informação e experiência de mãe nunca é demais!:)

Mas antes de tudo, sempre peça ajuda do seu pediatra sobre como tratá-las.

O que pode causar assadura

Existem muitas causas para a assadura no bebê, uma delas, e talvez a principal para quem mora no Brasil, é o calor. Umidade, urina ou das fezes muito tempo na pele do bebê também são uma grande causa de assadura. Além disso, a alergia a alguns lenços umedecidos e produtinhos de higiene do bebê também podem provocar, assim como, quando não se realiza corretamente a higiene íntima quando se troca a fralda.

Hoje em dia também ouvimos falar muito da intolerância a lactose nas crianças, o que pode provocar assaduras feias longas em partes da pele do bebê.

Uma assadura normal tem de melhorar depois de cerca de dois dias de tratamento comum, com os cremes tradicionais usados para prevenir a irritação (normalmente à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos). ¹

Como prevenir

1 – Dar uma pausa nos lenços umedecidos é o principal, pois os produtos químicos usados na composição podem piorar a assadura;

2 – Óleo de coco para hidratar e ao invés de encher de pomada;

3 – Lavar sempre com água morna e sabão, assim evita o atrito do algodão na assadura e a causar mais irritação;

4 – Um combo indicado por pediatra: caso haja assadura com ferida, cada troca uma pomada diferente. Cansicorte + Oxiderme tratamento + Bepantol.

5 – Como o bumbum é uma região úmida, quentinho e longe de luz, a proliferação dos fungos e bactérias é maior. Durante o tratamento, banho de Sol todos os dias ajuda a cicatrizar e o bumbum “respirar”. Muito importante ele estar limpo também, sem pomada nem nada! IMPORTANTE: mas só o sol de antes das 10h e depois das 16h, e por uns 15 minutinhos.

6 – Óleo de girassol/amêndoa e polvilho/maisena;

7 – Troque a marca da fralda descartável ou então de sabão, para ver se não é alergia a umas das coisas que usamos com mais frequência;

8 – Laser para assaduras e feridinhas como de cataporas;

9 – Fraldinha de pano + pomada dermodex;

10 – Produtos e soluções:

Desitin: Não vende no Brasil mas é ótima. Usamos nas meninas desde sempre! Não tem cheiro, e dura bastante!

Dermodex: Cheirosa e fácil de aplicar, a tampinha é prática e rende bastante. Usar antes da assadura acontecer.

Weleda: É carinha mas é ótima para assaduras !. É feito de produtos naturais, tem bom rendimento e é prático

Bepantol: tem ótima consistência e fácil de aplicar, além de não ter cheiro e não ser branca

Dove: Algumas mães amaram outras não, então vai muito de como seu bebê irá reagir a cada uma delas. É mais barata, fácil de aplicar, tem um cheiro bom e deixa a pele hidratada.

 

O que tem melhorado

Há pouco tempo comecei a usar Cetrilan, e hoje nem acreditei quando vi uma melhora de 80%! Eu sigo firme e forte na dieta sem lactose, sem lenço umedecido, sol sempre que dá, maizena, e em breve fraldinha de pano! Depois conto para vocês.
O Pedro ficou com a pele bastante vermelha, mas não chegou a carne viva, nem nada! Ufa!
Bom, fica a dica de pomada. Deu certo aqui!:)

Obrigado pela ajuda e dicas, titias! 🙂

quem faz parte desse post

¹Fonte: Baby Center | Fotos Pedro: Pitanga Fotografia

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Ótimas dicas. Meu bebê está passando por isso, mas a suspeita maior é de APLV mesmo… infelizmente! Também estou usando Cetrilan, já usei dermodex tratamento (também gostei) e a Desitin roxa (que ele apresentou alergia). Mas a Desitin azul ja vende aqui no Brasil sim… 😘 Melhoras!!!

  2. Bom dia!
    Meu bebê está muito assado, na carne viva,😢 estou muita preocupada. Estou usando Bepantol e Benzevit, mas não está adiantando nada. Vou entrar em contacontato com a pediatra e seguir as dicas acima.

        1. A minha bebê também está assim estou usando maizena óleo de coco e fazendo banho de assento com camomila houve melhoras espero que em 2 dias já está sarrada ! Sorte pra nós

  3. Ótima dicas, minha filha está com assadura no bumbum já passei pomada e ñ vejo resultado parece q tá ficando pior a pomada hipoglos amendoas

  4. Olá. Meu bebê desde a maternidade está com feridas no bumbum. Já usei nistatina, candicort, desitin roxo, bepantol e há mais de 1 semana hipoglos com maisena. Me indicaram tb o cavilon. Meninas, melhora um pouco mas volta a piorar. Meu bebê já fez 1 mês e nada de sarar totalmente dessas feridas.
    Tirei o lenço umedecido. Usando algodão com água morna. Mas vou deixar tb de usar.
    Me recomendaram 1 sessão de laser de baixa potência para cicatrizar.
    Será q é algo q tenho comido??
    Tô preocupada demais.
    Só Jesus para nos ajudar.
    Boa sorte mamães

  5. Amei o artigo e as dicas. Excelente
    Meu bebê apresentou uma assadura chatinha q já estava há umas 2 semanas e nada. Não virou ferida, mas estava bem vermelho.
    A pediatra dele prescreveu o dermodex tratamento porque tem nistatina e recomendou deixar arejar ou pegar um solzinho, quando possível.
    Como as assaduras são causadas em razão do acabamento e umidade do xixi e fezes, manter arejado, seco e limpo é muito importante.

  6. ola mamães amei as dicas, entrei aqui pois minha filha esta bem assada, só que achei estranho que ela chorou hoje ao passar pomada. Ela já tem dois anos, apontou para a região e dizia que estava dodói, entrou em desespero, então tirei a pomada. tentei mais algumas vezes para ter certeza que era a pomada, e ela chorou novamente, alguém sabe o por quê? Ou passou por isso? Se sim como resolveu? obrigada beijos!

Publicidade

Junia Lane