Categorias

1 Ano e 4 Meses da Chloe – Desenvolvimento da Fala

Nosso último mês foi de grandes avanços na fala.
Se eu pudesse guardar esse 14˙ mês de vida da Chloe seria dentro de uma caixa de som, para ouvir mil vezes seguidas essas primeiras palavras.

Parece que ela resolveu falar TUDO o que ela ouviu na vida até aqui. Foi do nada, de uma semana para a outra. Foi como se tivessem apertado o play. Foi exatamente no período que o papai estava viajando a trabalho e o vovô estava aqui em casa. O vovô começou com uma brincadeira, pedindo pra Chloe repetir “brucutu” (um adjetivo para uma pessoa nada delicada). A Chloe em alto e bom som falou: “bucutu”, e caímos na gargalhada.

Depois disso, no período de uma semana, ela falou mais de 10 palavras novas que nunca tinha falado antes. E foi assim que eu perdi as contas!

No vocabulário atual temos:

minhão – caminhão
bus – ônibus
arro – carro
ada – guarda
cacu – macaco
iaia – girafa
aua – água
abiu – abriu
zux – Jesus

rrão – macarrão
ros – arroz
juju – chuchu
eteaba – beterraba
iaboo -quiabo
amoa – amora
nana – banana
aianja – laranja
uoco – coco
jão – feijão
binha – abobrinha
uva
manga
pão

Agora ela avisa quando vai fazer ou quando está fazendo xixi/cocô! Quando ela me vê no banheiro também já pergunta “É xixi? Cocô?” (hahahahaha)
*Sim, às vezes uso banheiro de porta aberta.

Palavras com R e L eu repito muitas vezes! Não falo errado para ela não perder a referência do certo! Como por exemplo: Chloe, Grilo, Prato.

Ela está realmente uma esponjinha. Já falei sobre isso em um outro post! E é a pura verdade. Temos que cuidar com o que falamos, ela está repetindo absolutamente t-u-d-o.

Hoje estava cantando “parabéns pra você, nessa data…” e parei porque estava fazendo outra coisa em paralelo, e ela pensou que eu não sabia o resto e já completou dizendo: “…querida”. QUERIDA? Quase morri. Virei pra ela e dei risada! Repeti só pra ter certeza, e ela realmente sabe cantar. E eu subestimando a menina achando que ela só sabia o “Eeeee” do final e bater palmas. Muito iludida!

A Chloe tem boa memória, e além dessa música tem algumas outras muito engraçadas que ela já sabe a sequência e os trocadilhos, como as músicas da MINHA VIDA É UMA VIAGEM. Eu canto: “abriu o mar vermelho” e ela grita “abriu”.
A outra música é do Balaão, ela faz todos os “Paraparapapa”. É fofa demais!

Finais de músicas com “vida”, “Jesus”, “feliz”, ela fala tudinho! Eu sei, estou muito mãe babona! Mas, na realidade, foi tão inesperado e tão rápido que tudo que eu estava me programando para acompanhar, para registrar, já foi, já perdi! Já aconteceu e eu nem liguei a câmera. Vocês também têm essa sensação? É difícil, eles evoluem mais rápido que nós.

Além das músicas, ela chama as bonecas pelo nome: Lili, Nina, Amigo, Tatá, Neném.
Sabe exatamente chamar Pedro e Bela, as crianças que ela mais convive, não é verdade?

O melhor de tudo é que agora ela pede “aColo” em um tom de drama como se estivesse sofrendo muito! É muito divertido! Demoro a dar colinho só pra ouvir mais uma vez esse pedido irresistível!

É isso, tenho tanto mais pra falar, mas é tão singular, tão nosso, tão simples, tão besta e tão lindo que nem dá pra compartilhar.
Só posso dizer que cada dia fica melhor, cada dia fica mais irresistível e mais especial.

 

Veja também:
Estimulando a fala do bebê
{Desenvolvimento do Bebê} Chloe andou com 10 meses
Direitos Essenciais para o Desenvolvimento na Infância
5 Melhores Alimentos para o Desenvolvimento da Criança

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Que lindo!! Estou passando pela mesma fase, e minha filha tbm repete o “abriu” de Minha Vida é uma Viagem. E aprendeu a me chamar de peituda.. kkkkk.. Não sei onde ouviu. É piscar que ela aparece com uma nova.

Publicidade

Junia Lane